Fórum Caminhos da Liberdade debate pautas sobre desafios e segurança no Brasil

Evento chegou à sua 12ª edição com programação diversificada, trazendo nomes nacionais e internacionais para discutir os rumos da democracia e da sociedade
Daniela Villagra, presidente do IFL-SP durante a abertura

Ocorreu na última quinta-feira (11), em São Paulo, a 12ª edição do Fórum Caminhos da Liberdade, reunindo acadêmicos, empresários, formadores de opinião e representantes do setor público para refletir sobre os desafios contemporâneos do Brasil e propor caminhos possíveis para o fortalecimento da liberdade.

Daniela Villagra, presidente do IFL-SP, iniciou a abertura do evento falando sobre a importância da liberdade do país. “Este fórum é realizado pelo instituto, sem fins lucrativos e a partidário, que tem como propósito formar jovens lideranças que impactem nossa sociedade, para construção de um país mais livre e próspero”, afirmou. 

O evento tem se consolidado ao longo dos anos como um ponto de encontro de ideias e soluções para o futuro do país. Desde sua primeira edição, o evento já contabiliza 11 encontros anteriores, mais de 130 conferencistas, 7.300 participantes presenciais e mais de 415 mil impactos online, números que evidenciam sua relevância e alcance na construção de debates que ultrapassam fronteiras físicas e digitais.

A programação reuniu uma série rica de painéis e palestras com lideranças internacionais e brasileiras, sendo elas: Segurança 360º: o olhar público e privado na defesa da liberdade, com Guilherme Derrite, Roberto Motta, Erick Coser e Karim Miskulin; O Brasil que Decide: economia em perspectiva, com Ana Paula Vescovi, Gustavo Franco, Ruy Alves, Josué Guedes e Thiago Salomão; Entre liberdade e conservadorismo: diagnóstico de Brasil e São Paulo, com Pedro De Cesaro; Liderança e legado empresarial, com Jorge Gerdau; Inovação, marca e consumo na nova era da IA, com Fábio Coelho, Fernando Cinelli, Sandra Chayo, Mônica Salgado e Paulo Vitor, entre outros conteúdos. 

Erick Coser durante sua palestra no evento

Erick Coser, o empreendedor e cofundador da startup brasileira de tecnologia Gabriel, usou seu momento no palco para falar sobre o crescimento e a importância da empresa privada para a segurança pública: “Temos parceria com a polícia através de um programa chamado 190 Integrado, a gente tem essa parceria com a Polícia Civil do Estado de Rio de Janeiro, com a Polícia Civil do Estado de São Paulo, com a Polícia Militar do Estado de São Paulo e com a Prefeitura de São Paulo, que é o programa Smart Sampa. O que essas parcerias fazem? Todas as câmeras da Gabriel estão disponíveis para a polícia. Todas as placas que as câmeras da Gabriel captam todos os dias, todos os veículos que passam na frente das câmeras, a gente detecta a placa do veículo, tira os caracteres e manda tudo para o governo. A gente faz 70 milhões de detecções por mês. Isso são mais ou menos 10 milhões de veículos únicos que a gente consegue identificar nas cidades”. 

Além disso, Erick contou em primeira mão, durante o evento, que a Gabriel uniu-se ao Programa Muralha Paulista do estado de São Paulo pelo propósito de devolver o direito de segurança nas ruas para todos. 

Jorge Gerdau, durante sua palestra sobre liderança e legado empresarial, falou sobre amor, respeito e diálogo: as três palavras especiais que moldam a jornada do sucesso empresarial. “Não há limite de busca de sucesso. Não há limite de tentativa de agradar o cliente, agradar a comunidade e a sociedade como um todo. Então aquilo que a gente faz com o amor tem um efeito, um resultado fantástico e que se comunica com a sociedade”, afirmou. 

O Fórum também prestou homenagens a grandes nomes da literatura e do jornalismo, como Mario Vargas Llosa e J. R. Guzzo, além de destacar trajetórias empresariais e artísticas que refletem os valores do evento.

Confira algumas imagens por Portal Eventos