Fórum Abracorp 2025 debate futuro das viagens corporativas em São Paulo

Evento apontou, ainda, caminhos de inovação e responsabilidade

Fórum Abracorp 2025 Siderley Santos, presidente do Conselho de Administração da Abracorp

No último dia 28 de agosto, a Abracorp realizou, no Grand Mercure Ibirapuera, a 11ª edição do Fórum Abracorp. Sob o tema “O Futuro das Viagens Corporativas: Gestão com Inteligência e Responsabilidade”, o encontro promoveu um dia inteiro de painéis e palestras que discutiram mobilidade, hospitalidade, tecnologia, sustentabilidade e novos rumos para o setor.

A abertura ficou à cargo do presidente do Conselho de Administração da entidade, Siderley Santos, que reafirmou a força da entidade no mercado com o crescimento exponencial da mesma, que conta com 23 associados comprometidos com a associação e a entrega de serviço desta. O presidente aponta, ainda, o trabalho para ultrapassar os recordes de vendas em 2025. “Nós estamos em um ritmo muito acelerado. Tivemos um mês de julho que nunca havíamos tido nos últimos 15 anos em termos de volume de vendas e isso foi muito, muito bom. O fim de 2025 deve continuar da mesma forma, e assim, nós vamos bater todos os recordes do ano”, disse. 

A palestra de abertura, com Julio Damião, trouxe uma análise sobre economia e geopolítica no cenário das viagens corporativas, seguida da palestra de Antônio Baltar Jr, da Ford, “Pronta para Mais”, que destacou as transformações da mobilidade e da indústria automotiva diante de um público formado por gestores de viagens e tomadores de decisão.

No primeiro painel do dia, especialistas discutiram como mobilidade e hospitalidade estão se reinventando para atender a um público mais exigente, que busca flexibilidade e eficiência, com André Sena, Guilherme Martini e Jamyl Jarrus, além da mediação de Arthur Andrade. 

Na sequência, a jornalista e palestrante Izabella Camargo trouxe reflexões sobre produtividade sustentável, ressaltando que equilíbrio e responsabilidade pessoal são indispensáveis no ambiente corporativo: “Auto responsabilidade. Sem viver no desequilíbrio ou na vontade de quebrar tudo o tempo inteiro. Você precisa se incluir na sua agenda para dar conta dela. É uma decisão individual, diária e intransferível. Precisamos desacelerar para continuar em movimento. Isso não significa trabalhar menos, significa se respeitar mais.”

Tendências no setor aéreo

Um dos momentos mais aguardados foi o Painel 2 – Tendências e Transformações no setor aéreo, que reuniu representantes das principais companhias aéreas do país. Camila Belinelli, da Latam destacou a resiliência do segmento: “De uma forma geral, viagens corporativas, turismo, e etc, têm muitos soluços e percalços pelo meio do caminho, mas as viagens corporativas têm se mantido nos patamares que estamos enxergando”. 

Danilo Barbizan, da Gol, reforçou o foco em eficiência: “A companhia vem mirando muito na pontualidade. Já em vendas, a gente trouxe um pouco mais de competitividade em contato preparativo, e mais ferramentas para a gestão do dia a dia”. 

Daniel Bicudo, da Azul, explicou os ajustes e avanços da companhia: “Embora não sejam 160, serão 640 voos para 113 destinos, o que ainda representa uma ampla malha aérea. Recentemente, foram noticiados 14 cancelamentos da Azul, referentes a abril, o que se configura como uma repetição. Noventa a oitenta por cento desses cancelamentos envolvem operações da Conecta ou dizem respeito a rotas aéreas de novos destinos. Atualmente, estamos otimizando todos os processos internos. Em resumo, estamos saindo de um endividamento de um bilhão e meio de reais”. 

A programação ainda contou com a participação da Secretaria de Turismo do Paraná, discussões sobre o impacto da inteligência artificial nas viagens corporativas e um painel com a visão dos contratantes sobre os desafios de gestão. O encerramento ficou por conta da palestra inspiracional de Jakson Follmann, sobrevivente da tragédia da Chapecoense, que emocionou a plateia ao falar sobre superação e novos começos.

Além do conteúdo de alto nível, o fórum manteve seu caráter solidário: a entrada dos participantes foi garantida mediante a doação de 2 kg de alimentos não perecíveis, destinados à APAE de Atibaia. De acordo com o presidente do Conselho de Administração da Abracorp, Siderley Santos, o evento reafirmou a força no mercado, assim como a entidade já esperava. 

Confira algumas imagens, por Portal Eventos