A capital cearense já é destino certo para o turismo de lazer. Este ano o trade turístico promete fazer de Fortaleza, também, uma cidade de negócios. Em março, Fortaleza vai receber o Fórum MICE da Abracorp (Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas). O evento está agendado de 5 a 8 de março, no Centro de Eventos do Ceará, com participação de diretores de agências de todo o Brasil.
O Fórum MICE faz parte da programação do Projeto Fortour, desenvolvido pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria de Turismo do Município, em parceria com a ABIH-CE (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis) e Companhias Aéreas.
O projeto tem como objetivo fazer a promoção do destino, trazendo 500 agentes de viagens e jornalistas para visitar a cidade, conhecer pontos turísticos e a infraestrutura da capital. Serão feitos treinamentos, visitas técnicas, palestras, rodada de negócios, exposições e degustação gastronômica. O evento será distribuído durante os meses de março, abril e maio, com duração de 4 dias.
Dos 500 agentes que participarão do Fortour, 325 são da região Sudeste, dos estados São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, 25 agentes da região Sul (Rio Grande do Sul), 75 do Centro-Oeste (DF e Goiás) e os demais 25, do Nordeste (Pernambuco e Bahia).
Dentro da programação, o secretário de Turismo de Fortaleza, Elpídio Nogueira, apresentará aos participantes novos projetos da Secretaria no ramo de viagens corporativas. Ainda na programação estão previstas visitas técnicas ao Centro de Eventos, local onde acontecerá o Fortour, Acquário, Castelão, Beach Park, entre outros equipamentos.
"Esses eventos serão muito importantes para darmos um passo à frente nesse segmento, que é um dos que mais cresce no Brasil. A Prefeitura de Fortaleza quer atrair esses turistas, captar feiras e congressos. Temos um grande equipamento à disposição que é o Centro de Eventos, um dos mais modernos e bem equipados da América Latina" destacou Elpídio Nogueira.
Em 2013, a indústria de eventos do Brasil faturou o montante de R$ 209,2 bilhões, respondendo a 4,3% do PIB nacional. O que gerou um impacto de 48,7 bilhões de impostos e 7,5 milhões de empregos. Ao todo foram realizados 590 mil eventos.
Já em 2014, de acordo com uma pesquisa da Abracorp, o segmento de viagens corporativas cresceu 14,5%. Foram emitidos 13,1 milhões de bilhetes aéreos para viagens nacionais e internacionais. Com isso, o setor aéreo nacional movimentou mais de R$ 6,5 bilhões, o que representa um incremento de 22% se comparado ao verificado em 2013. O valor médio das passagens foi de R$ 571,00.
Em 10 anos, os congressos e convenções de negócios realizados no Brasil registraram um aumento de 498%. Conforme dados da ICCA, associação internacional que representa o setor, entre 2003 e 2013, o total de eventos passou de 62 para 315. No mesmo período, o número de cidades que sediaram esse tipo de evento subiu 145%, com um salto de 22 para 54. Segundo o ranking mais recente, o Brasil permanece entre os 10 países que mais recebem congressos e convenções associativas.
Dados do Ministério do Turismo mostram que, entre os estrangeiros que visitam o Brasil, 25% vêm em busca do turismo de negócios. O gasto médio desses estrangeiros no Brasil é de US$ 102 por dia, contra US$ 68,55 entre os que viajam a lazer.
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