Fiexpo LatinoAmérica, a feira do mercado de eventos e incentivos da America Latina e Caribe, em sua nona edição tem confirmado seu caráter de líder neste setor, constituindo-se em plataforma de negócios, capacitação e debate de ideias, ferramenta indispensável na indústria de eventos.
Com um alto nível de compradores convidados que buscam realizar negócios na América Latina e Caribe, os expositores, representando a maioria dos países da região, tem a oportunidade de concretizar negócios e encaminhar outros, no âmbito ideal para o intercâmbio de ideias e experiências.
Este ano, a FIEXPO recebe Dubai como Destino Convidado, somando-se a uma proposta inovadora que concilia o interesse regional e global.
Porém a FIEXPO não é só negócios, sua proposta de capacitação supera todas as expectativas, com um claro compromisso dos organizadores em contribuir com o crescimento da região, tanto em número de eventos captados como na qualidade dos serviços.
Confira programação:
- ICCA DATA WORKSHOP – BIG DATA - Evolution empowered by ICCA Knowledge (só para membros)
Reunião exclusiva de 3 horas de duração coordenado por Santiago González, diretor regional da ICCA Latinoamérica e do Caribe, em que os participantes poderão experimentar o potencial de manejo de dados em grande escala aplicado ao turismo em geral e no turismo de eventos especificamente.
- WORKSHOP DE ALTO RENDIMENTO PARA ASSOCIAÇÕES (por convite)
Workshop de capacitação para representantes de associações profissionais coordenado por Juan José Garcia e André Vietor (Espanha), diretor de marketing e vendas e diretor executivo, respectivamente, do Barceló Congres Latam.
- Enfrentando os desafios da indústria como trabalhos de equipes de destino liderados por um centro de convenções
Conferencia proferida por Rod Cameron, diretor executivo da AIPC – Associação Internacional de Palácios de Congressos.
- Conceito para desenho dos eventos do futuro – Porque necessitamos urgentemente reconsiderar a maneira como pensamos nossos eventos?
Conferencia proferida por Martin Sirk (Holanda), CEO da ICCA – International Congress & Convention Association.
- Como os destinos devem trabalhar em épocas de incertezas e mercados voláteis. Quais são os maiores desafios que enfrentamos, que fatores afetam e podem afetar a região latino-americana no fututo próximo.
Conferencista internacional: Patrick Delaney (Irlanda).
- Fórum para jovens profissionais e estudantes universitários: a importância das certificações internacionais.
Eduardo Chaillo, PCMA (México)
Martin Sirk, CEO de ICCA (Holanda)
Joanne Joham, CMP Board of Directors y diretora da ICCA para a América do Norte.
Coordenação: Santiago González, diretor da ICCA para América Latina.
Fórum dedicado à apresentação da oferta internacional de certificações, com especialistas de categoria mundial na matéria. A finalidade é oferecer aos jovens de nossa indústria em âmbito que lhes permita discernir qual é o programa que melhor de adaptar a suas necessidades profissionais e participar de um meio único de intercâmbio e sugestões profissionais que FIEXPO lhes oferecerá durante a feira.
- Novas Tendências e Tecnologias para Eventos.
Sebastián Lasalle, diretor da King Conf (Argentina).
Certificações: Fatos versus Mitos
Joanne H. Joham, CMP MM
Esta oficina será realizada em inglês sem tradução e está dirigida especificamente a participantes que já estão trabalhando em CVBx, hotéis, organizadores de eventos, secretarias de turismo e outras empresas ou entidades vinculadas.
Completando esta oferta de atividades se soma a reunião da Comissão Diretiva da COCAL – Federação de Entidades Organizadoras de Congressos e Afins da América Latina, assim como as apresentações de destinos no formato de cafés da manhã, almoço, coquetéis e eventos sociais com a participação de Compradores Convidados e Autoridades.
“América Latina por Latinoamericanos!”
Um lugar onde o continente se encontra
Maiores informações: www.fiexpolatinoamerica.com
A terceira edição do Foro Político Latinoamericano sobre Turismo de Reuniones, que se realiza concomitantemente com a FIEXPO acontecerá no Westin Hotel & Convention Center, na cidade de Lima, Peru, no próximo dia 30 de maio.
No encontro, que busca reunir as principais autoridades públicas e privadas do setor de turismo de eventos continental, para debater as políticas de promoção e captação de eventos para os países envolvidos, o que oferece a possibilidade de alcançar os mais altos padrões de ingresso de divisas a nível mundial, além da promoção dos destinos sede e o intercâmbio de conhecimentos e debates acadêmicos.
Entre os temas que serão debatidos, estão propostos os seguintes:
1. As estatísticas sobre o impacto do turismo de congressos e eventos como ferramenta fundamental para demonstrar seu aporte às economias dos destinos. Como estruturar um sistema padrão na América Latina, seguindo modelos bem-sucedidos que nos permitam projetar futuras estratégias, ações e inversões no setor.
2. Como devemos projetar em conjunto entre o setor público e privado, políticas de desenvolvimento de congressos e eventos organizados e gerados pelos governos e organizações internacionais, para potenciar sua realização e rotação entre os países membros, assim como fomentar a criação de novos congressos.
3. Dada a realidade dos numerosos investimentos em novos centros de convenções nos destinos latino-americanos, devemos analisar como fazer para que não fre acassem, onde começa e termina o investimento público e que ações se devem implementar para apoiar seu desenvolvimento e cumprir sua missão, que é fomentar o desenvolvimento econômico e social das comunidades que vivem nestes destinos.
O Foro contará com destacadas apresentações a cargo de palestrantes de nível internacional, como: Yolanda Perdomo (Espanha), diretora de Membros Afiliados da Organização Mundial del Turismo; Martin Sirk (Holanda), diretor Executivo da ICCA – Associação Internacional de Congressos e Convenções; Rod Cameron (Canadá), diretor Executivo da AIPC – Associação Internacional de Palácios de Congressos e Pablo Singerman (Argentina), diretor do Observatório Econômico sobre Turismo de Eventos da Universidade de Buenos Aires.
Por sua parte, antes do debate se realizarão apresentações sobre a situação do mercado de eventos nos países representados pelas seguintes autoridades: Magali Silva, ministra de Comércio Exterior e Turismo do Peru; Mauricio Ventura, ministro de Turismo da Costa Rica; Marcela Bacigalupo, ministra de Turismo do Paraguai; Lilian Kechichian, ministra de Turismo do Uruguai; Alejandro Eloy Lastra, vice-ministro de Turismo da Argentina; Alisson Batres, vice-ministra de Turismo da Guatemala e Hellen Kouyoumdjian, chefe da divisão de Fomento e Investimentos da Secretaria de Turismo do Chile.
Finalizado o debate, se fará entrega do Prêmio ‘Forum’ 2016, à personalidade destacada por sua contribuição ao mercado de eventos da América Latina e do Caribe.
Comentários