Festuris 2025: O futuro do turismo, os destaques e novidades da edição

Sob o tema 'Reimaginando o Amanhã', a 37ª edição ocorre em Gramado, entre 6 e 9 de novembro
Lançamento oficial da nova edição

A 37ª edição do Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado foi oficialmente lançada durante um evento realizado no Instituto Caldeira, em Porto Alegre. O lançamento foi embalado por uma apresentação da Orquestra de Harpistas Cambará. Com o tema "Reimaginando o Amanhã", o Festuris 2025 acontecerá de 6 a 9 de novembro, no Serra Park, em Gramado, reunindo negócios, conteúdo de alto nível e conexões estratégicas.

Com mais de três décadas de história, o Festuris Gramado mantém a missão de conectar marcas, destinos e pessoas, consolidando-se como a feira de negócios turísticos mais efetiva das Américas. Em 2024, a feira reuniu mais de 15 mil profissionais, 2.700 marcas expositoras e 53 destinos internacionais, movimentando cerca de R$ 480 milhões em negócios. A expectativa para 2025 é superar esses números. Com 98% de aprovação do público, o evento destaca-se também pelos oito palcos de conteúdo e pelo forte alcance na mídia, com mais de 500 profissionais de imprensa credenciados.

Em 2025, o Festuris comemora os 10 anos do Espaço Luxury, área exclusiva dedicada às marcas e experiências voltadas ao turismo de alto padrão. Consolidado como referência no setor, o ambiente reúne anualmente nomes nacionais e internacionais, promovendo networking qualificado, ativações sensoriais e curadoria de tendências.

A cada edição, buscamos entregar mais resultados para o mercado. O Festuris é reconhecido como um ambiente estratégico de negócios, onde decisões importantes são tomadas e parcerias são firmadas. Em 2025, esperamos ampliar ainda mais esse impacto, conectando profissionais de alto nível em um ambiente propício para gerar oportunidades concretas”, afirma Eduardo Zorzanello, CEO do Festuris.

O lançamento contou com a presença de autoridades, empresários do setor turístico e profissionais da imprensa. Estiveram presentes o secretário de Turismo do Rio Grande do Sul, Ronaldo Santini; o deputado estadual Joel Wilhelm; a secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, Simone Stulp; a secretária de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Eventos de Porto Alegre, Fernanda Barth; o prefeito em exercício de Gramado, Luia Barbacovi; o presidente da Câmara de Vereadores de Gramado, Ike Koetz; e a vice-presidente administrativa da Abav/RS, Rita Vasconcelos. O evento também foi prestigiado pelo cônsul-geral da Itália no Rio Grande do Sul, Valerio Caruso.

Já o lançamento internacional ocorreu no Enjoy Punta del Este Resort, no Uruguai, conduzido pelos CEOs do evento, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, e com a presença do vice-prefeito de Gramado, Luia Barbacovi; a vice-ministra de Turismo do Uruguai, Ana Caram; o diretor de Turismo de Maldonado, do Uruguai, Edgar Silveira; o secretário adjunto de Turismo do Rio Grande do Sul, Rafael Santos; e o diretor de Relações Institucionais e Vendas do Enjoy Punta del Este, Javier Azcurra, completam a mesa de autoridades.

A escolha de Punta del Este como palco para o lançamento reforça a integração regional entre Brasil e Uruguai e consolida o Enjoy como hub de turismo, entretenimento e negócios no sul do continente. Com 292 quartos com vista para o mar, 18 salões de eventos com capacidade para até 5.000 pessoas, ampla oferta gastronômica e um dos maiores cassinos da América Latina, o resort se destaca como anfitrião ideal para receber um evento que conecta marcas, destinos e profissionais de toda a indústria.

Para Javier Azcurra, diretor de Relações Institucionais do Enjoy, a realização do lançamento no resort reforça o papel estratégico da marca na região. “O Festuris é hoje uma das plataformas mais relevantes para o turismo B2B na América Latina, e receber o lançamento internacional é uma forma de reforçar a vocação do resort como ponto de encontro estratégico entre Brasil e Uruguai”, enfatiza Azcurra. “Escolhemos o Enjoy Punta del Este para este lançamento por sua relevância estratégica no cenário sul-americano. É um empreendimento emblemático, reconhecido por sua excelência e conexão direta com o turismo de alto padrão. Unir o Enjoy ao Festuris reforça nosso compromisso em promover conexões qualificadas e impulsionar o desenvolvimento do setor no continente”, observa Eduardo Zorzanello, CEO do Festuris.

Daiane dos Santos, Luiz Felipe Pondé e Luiz Candreva no palco do Meeting Festuris

Além da feira de negócios, o evento tem programação de conteúdo com o Meeting Festuris, nas manhãs de 7 e 8 de novembro. Entre os palestrantes confirmados estão nomes de destaque no esporte, filosofia e inovação: Daiane dos Santos, Luiz Felipe Pondé e Luiz Candreva. Campeã mundial de ginástica artística, Daiane dos Santos é comentarista influenciadora esportiva, embaixadora da ONU Mulheres e idealizadora do projeto social Brasileirinhos, que promove o desenvolvimento infantil por meio do esporte.

Luiz Felipe Pondé é doutor em Filosofia pela Universidade de Paris e pela USP, pós-doutor pela Universidade de Tel Aviv, colunista da Folha de S.Paulo, comentarista do Jornal da Cultura e diretor do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da PUC-SP. Já Luiz Candreva é uma das maiores referências em inovação e transformação digital do Brasil. Head de Inovação da Ayoo, colunista da CNN Brasil e da rádio CBN, também atua como professor na Fundação Dom Cabral, HSM e StartSe. O Meeting Festuris é aberto ao público geral mediante inscrição. O primeiro lote já está disponível até 30 de setembro pelo site oficial do evento.

Resgate de identidade turística

O Projeto Hortênsias, iniciativa que visa resgatar a identidade do turismo gramadense com foco no fortalecimento da hospitalidade local, foi apresentado na cerimônia. Inspirado na flor-símbolo da cidade, o projeto tem apelo cultural e educacional e prevê, a partir de 2026, atividades nas escolas gramadenses. Estudantes serão convidados a participar de ações como palestras, visitas técnicas e encontros com empresários do setor, reforçando o papel do turismo como motor econômico, social e cultural da região.

"A hortênsia representa muito mais do que beleza para Gramado. Ela simboliza o início de uma transformação, quando a cidade começou a se posicionar como destino turístico. Com o projeto, queremos transmitir esse legado às futuras gerações, envolvendo as escolas, a comunidade e os empreendedores locais", destaca Marta Rossi, CEO do Festuris.

Gramado resgata sua essência com movimento cultural e educativo inspirado na hortênsia

Gramado está prestes a viver um novo capítulo de valorização de sua história e identidade cultural com o Projeto Hortênsias - uma iniciativa que vai muito além de ampliar o embelezamento da cidade. Nesta segunda-feira, dia 29, o Hotel Bavária em Gramado recebeu imprensa e autoridades locais para a apresentação dos padrinhos e madrinhas do projeto.

São 14 personalidades gramadenses que irão apadrinhar o projeto, contribuindo para o trabalho de uma educação voltada ao turismo e à hospitalidade. Entre as madrinhas está o nome de Iraci Casagrande Koppe, de 93 anos, ela foi a primeira rainha das Hortênsias, eleita em 1958, ano da primeira Festa das Hortênsias. Jussara Hoppner, proprietária do Mini Mundo, o ex-prefeito de Gramado Pedro Bertolucci, e a major Cláudia Maldaner também fazem parte do grupo.

O atual secretário de Agricultura, Eliezer Lima, a secretária de Educação, Simone Tomazelli, a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, e a proprietária do Hard Rock Café, Gabriela Michaelsen, juntos com Maria Helena Acorsi Willrich, o professor Daniel, o professor Romeu Riegel, a artista Rita Gil, e os jovens Matheus Tomazelli e Gabriela Thoen Krause formam o grupo de 14 nomes.

O lançamento oficial do projeto Hortênsia está programado para ocorrer durante o 37º Festuris - Feira Internacional de Turismo, em novembro, dentro do tradicional Espaço Luxury, o projeto propõe um movimento de resgate da essência gramadense, tendo como inspiração a flor que transformou a cidade em um dos destinos turísticos mais encantadores da América do Sul: a hortênsia.

PROJETO HORTÊNSIA

Idealizado pela empresária Beatriz Gehlen, com curadoria de Luciana Thomé e realização da Rossi & Zorzanello, o projeto visa fortalecer o sentimento de pertencimento da comunidade, conectando o passado, o presente e o futuro de Gramado por meio de ações educativas, culturais e sociais e, naturalmente, aliando tudo à economia do turismo que tornou o destino em referência mundial.

Um dos pilares do Projeto Hortênsias é a integração com a rede de ensino da cidade. Alunos das escolas gramadenses participarão de atividades que incluem a distribuição de materiais didáticos, oficinas e conteúdos sobre a importância da hortênsia como símbolo local e do bem receber os visitantes. A iniciativa visa construir um legado cultural desde a infância, conectando gerações por meio da flor que moldou a identidade da cidade. Além disso, estão previstas ações de plantio de hortênsia, criação de um livro infantil e um jogo pedagógico, reforçando o compromisso com a educação e a valorização do conhecimento local.

A hortênsia foi o arranque para o desenvolvimento econômico de Gramado”, Marta Rossi. Com ações programadas ao longo de todo o ano, o Projeto Hortênsias se propõe a ser muito mais que uma celebração estética. “É uma ação de resgate profundo, emocional e social, que pretende reacender o orgulho de ser gramadense e deixar um legado duradouro para as próximas gerações”, enfatiza Marta.

Conheci Gramado com quinze anos. Minha impressão de encanto foi imensa, as hortênsias estavam em flor. Para mim, a cidade dos sonhos. Meu desejo é que Gramado e comunidades vizinhas que fazem parte da região, se unam num mesmo objetivo: tornar a região cada vez mais linda e mais repleta de hortênsia. A união faz a força, vamos ensinar os pequenos e os mais adultos a importância do bem receber e da nossa flor símbolo”, comenta a idealizadora do projeto, Beatriz Gehlen, de 87 anos.

O que queremos é criar um movimento de resgate e valorização da identidade do turismo e da hospitalidade gramadense, inspirados na hortênsia. Essa é uma iniciativa que une tradição, inovação e educação, com o olhar voltado para um futuro sustentável e culturalmente enraizado”, enaltece a curadora Luciana Thomé.

Fonte: Comunicação Festuris Gramado | Daiana Balardin | Agência Critério | Fernando Gusen