Festival de Gramado completa maioridade e lança novos produtos

Em entrevista ao Portal EVENTOS, uma das organizadoras do festival, Silvia Zorzanello, menciona que este ano o evento deve inovar com produtos diferenciados. Em sua 21º edição, o

Em sua 21º edição, o Festival do Turismo de Gramado, que acontece nos dias 19 e 22 de novembro, no Serra Park, em Gramado, conquista a maturidade e se consolida como no mercado de negócios da América do Sul.

Em entrevista ao Portal EVENTOS, uma das organizadoras do festival, Silvia Zorzanello, menciona que este o festival deve inovar com produtos diferenciados. "Entre março e abril, estaremos lançado novos produtos, e sabemos que mesmo com a crise que permeia o mercado não estamos sentindo dificuldade na comercialização do evento".    

Considerados vitrine dos eventos para mais de 2.600 marcas, o festival reúne profissionais com poder de decisão- entre os quais, operadores, executivos, empresários e imprensa. Só no ano passado, o evento teve 250 jornalistas convidados de todo o Brasil, América Latina e Europa. Durante dois dias de intensa atividade, cerca de 13 mil  profissionais devem circular pelos 17 mil metros quadrados de feira.

Seguindo tendência das grandes feiras mundiais, o festival também apresenta sua feira em diferentes áreas e salões, segmentados por nichos de mercado. Paralelamente à feira, o congresso antecipa o que será tendência  no mercado e discute os rumos da atividade turística. Com painelistas e palestrantes das mais diversas latitudes, o Festival de Gramado consagrou-se por seu arrojo em apontar com antecedência rumos e tendências do mercado.

Em uma ação pioneira, uma parceria com a Rede de Hotéis e Pousadas Sustentáveis Bem Receber e o Sebrae, neutralizou todo o carbono produzido em sua 20ª edição no ano passado. Ao todo, 1.561 árvores nativas foram plantadas nas cidades da região. Além de neutralizar a emissão de carbono, a iniciativa pretende despertar a consciência do setor para o turismo responsável.

Roteiro do charme: Gramado

Gramado, a pequena e charmosa cidade com características européias sede do Festival do Turismo, é considerada um modelo de planejamento turístico no Brasil. Dotada de completa infra-estrutura hoteleira e gastronômica, é freqüentada por milhares de turistas do Brasil que vem para cá atraídos tanto por seu equipamento turístico, como por seus muitos eventos e charme bucólico.

Além do que,  se localiza no estado do Rio Grande do Sul,  principal via de acesso para o Mercosul.  Porto Alegre, a capital do Estado, é considerada o centro deste mercado comum formado por Brasil, Uruguai, Argentina e Paraguai e que tem como associados Chile e Bolívia.  A estratégica posição geográfica faz do Rio Grande do Sul a segunda maior porta de entrada de turistas no Brasil.  E a proximidade com os países de colonização hispânica-como Argentina e Uruguai, com os quais faz fronteira – influência fortemente a cultura do estado.