O distrito de Faria Lemos, em Bento Gonçalves, na serra gaúcha, recebeu neste domingo, 17, a 4ª Sagra Trevisana, evento que resgatou os costumes dos imigrantes italianos envolvendo toda a comunidade com diversas atrações na praça da Igreja Nossa Senhora do Rosário. A programação iniciou pela manhã com uma missa celebrada em dialeto vêneto pelo bispo de Caxias do Sul Dom Alessandro Ruffinoni. Marcaram presença na festa integrantes de todas as famílias que colonizaram a região, com uma exposição de insígnias de famílias e objetos e ferramentas herdadas pelos primeiros colonizadores que se instalaram no distrito.
Na praça, diversas atividades reviveram os tempos da colonização. Os visitantes conferiram de perto a elaboração de iguarias típicas, inlcuindo o tradicional pão feito no forno a lenha. Os jogos também chamaram a atenção, como o jogo da ‘Mora’ e da Roleta. Após o almoço típico italiano, foi a vez do espetáculo teatral Cenas Fenavinho e da Fanfarra Bersaglieri e coral Anima D’itália.
Na oportunidade, o prefeito Guilherme Pasin, acompanhado pelo vice Mario Gabardo, subprefeita Rejane Enderle e dos secretários de Turismo e da Agricultura Gilberto Durante e Thompssom Didoné, assinou um convênio federal para compra de equipamentos para confecção de artesanato em benefício da Associação Caminhos de Faria Lemos. A verba de R$ 33 mil é oriunda do Ministério do Desenvolvimento Agrário, mais contrapartida de 8% do valor pelo Poder Público. A proposta do projeto é utilizar como matéria-prima os galhos da videira. A 4ª Sagra Trevisana marcou o encerramento da programação do 4º Bento em Vindima, promovido pela Prefeitura de Bento através da Secretaria de Turismo.

Comentários