O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM) foi o espaço escolhido pela Empresa Brasiliense de Turismo (Brasíliatur) para lançamento oficial do o órgão para o trade turístico nacional, no último dia 25, durante a Abav 2007. César Gonçalves, presidente e Vera, diretora de Turismo foram os anfitriões da festa.
Durante a Feira das Américas, a Brasíliatur estreou no calendário oficial de feiras, onde distribuiu cartões postais com temas de roteiros do destino e passou um vídeo institucional de Brasília. “Estamos preparando quatro novos roteiros – arquitetônico, jurídico, cívico e rural – que vamos trabalhar nas próximas feiras, como o Salão do Turismo de São Paulo”, disse Vera Sanchez.
O órgão, recém-criado, possui alguns projetos, que visam profissionalizar o setor de turismo na capital federal e também lançá-la como o destino referência no país, que agrega diversas culturas.
O presidente da Brasíliatur detalha que o Qualitur, projeto de qualificação e certificação profissional, e o Infortur, sistema de informação que vai mapear o perfil do turista que vai ao destino. “Vamos tirar a Brasíliatur apenas do cenário turístico e posicioná-la como no âmbito econômico também. Por meio de uma parceria com a Universidade de Brasília (UNB), vamos encontrar os indicadores de nossa economia turística”, explicou Gonçalves.
As novidades devem posicionar Brasília como uma cidade mais moderna, já que o turista será identificado com sua digital, gerando um banco de dados com informações importantes para o setor turístico como um todo.
Outra novidade que beneficiará os visitantes será a criação de Centros de Atendimento do Turista nas regiões Sul e Norte, além da construção de um bolsão de estacionamento e reestruturação das vias públicas.

Comentários