Festa da Colônia: o interior invade o centro de Gramado

De 11 a 28 de abril, a cidade irá emanar a cultura do homem do campo, seus costumes e experimentar sua gastronomia ao som de bandinhas típicas.
A festa conta com farta gastronomia




Os preparativos estão na reta final para receber milhares de visitantes de 11 a 28 de Abril. O tema central da 23ª Festa da Colônia este ano será os “100 anos de Gramado”. Serão 18 dias de muita gastronomia típica, shows artísticos, bandinhas, corais e dança. Trata-se da celebração dos hábitos do interior de Gramado apoiados na cultura dos imigrantes alemães, italianos e portugueses.

Segundo o 1º vice-presidente do evento, José Remi Arnold, a expectativa é aumentar de 300 para 350 mil o número de visitantes este ano. O evento conta com uma comissão organizadora formada por cerca de 35 pessoas. São mais de 400 produtores rurais, descendentes dos alemães, italianos e portugueses colonizadores de Gramado.

Gastronomia

As cozinhas alemã e italiana estão sendo preparadas com novidades. Os pratos típicos serão apresentados em fogões campeiros ao estilo do “Fogão da Nonna” e o “Fogão da Oma”. “Isto evita o desperdício e mantém a comida sempre quente”, explica Rosa Helena Volk, Secretária de Turismo e Presidente da Comissão Executiva do evento.

O vinho colonial também poderá ser degustado em cálices e não mais em copos plásticos. “Vamos aprimorando para o visitante sair cada vez mais satisfeito”, explica Paulo Daitx, integrante da Comissão Organizadora e coordenador da área gastronômica.

Também estão sendo preparadas as “Noites Especiais”, com pratos típicos da cozinha italiana, alemã e campeira nas terças, quartas e quintas feiras. No cardápio, uma ampla lista de produtos coloniais, como pão sovado, pão de milho, pão de aipim, cuca simples, de fruta, de chocolate, coco, ricota, goiabada e doce de leite, pão com linguiça, biscoito e apfelstrudel.

Atrações

A 23ª Festa da Colônia estará com diversas atrações. A Orquestra de Gramado estará na abertura oficial, sábado (dia 13) às 11 horas, lembrando que a solenidade oficial inicia às 10 horas. Também o espetáculo “Origens”, a Escolinha Rural, “Abrindo o Baú”, Desfile de Carretas, além de diversas bandas típicas, corais e grupos de danças estarão no palco principal da Festa.

Outra atração é o desfile de carretas


Fonte: Ascom