Com uma sequência de feriados entre abril e início de maio, o Rio de Janeiro deve movimentar cerca de R$ 700 milhões com turismo e eventos. A estimativa é da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e da Riotur, que apontam o período como estratégico para impulsionar a economia da cidade, tradicionalmente mais tranquila nesta época do ano.
O chamado "feriadão estendido" começa com a Semana Santa e emenda datas como Tiradentes, São Jorge e, logo depois, o Dia do Trabalhador. Além disso, eventos como o Web Summit, entre os dias 27 e 30, e o aguardado show de Lady Gaga, marcado para 3 de maio em Copacabana, ampliam ainda mais o potencial de público — a expectativa é de que a apresentação da cantora reúna cerca de 1,6 milhão de pessoas.
“Movimenta a cidade em um mês antes considerado de baixa temporada: com hotéis cheios e aumento de gastos em bares, restaurantes e no comércio, gerando emprego e renda para a população”, destacou Osmar Lima, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico.
A ocupação hoteleira média já é estimada em 85%, podendo chegar a 95% no dia 19 de abril. A Zona Oeste lidera nas reservas, com 92,6%, mas a expectativa é de hotéis ainda mais cheios na Zona Sul com a chegada dos grandes shows.
Além de Lady Gaga, o Rio recebe pelo menos 12 eventos nos próximos dias, entre eles a Tardezinha de Thiaguinho, o show comemorativo dos 60 anos do Scorpions, o World Creativity Day e competições esportivas como o Triathlon Sprint & Standard e o Campeonato Sul-Americano de Tênis de Mesa.
“Ter um calendário integrado, em que um feriado se conecta com um grande evento, como é o caso do Web Summit e do show da Lady Gaga, nos permite manter uma oferta contínua e diversificada de atrações ao longo do ano”, afirmou Carlos Werneck, presidente-executivo do Visit Rio.
Comentários