Empresários paulistas participam de feira multisetorial que irá destacar as potencialidades turísticas e econômicas do Triângulo Mineiro. O Minas em Negócios irá reunir fornecedores, fabricantes, compradores e distribuidores de todos o país que irão negociar produtos e serviços de Uberaba e região. O objetivo do evento, realizado entre os dias 24 e 26 de outubro, é divulgar a capacidade produtiva local e atrair novos investimentos para Minas.
Os atrativos turísticos de Uberaba e de outras 15 cidades da região serão destaque em mais de dez estandes montados pelo Sebrae Minas em parceria com o Circuito Turístico dos Lagos. Durante a feira, pacotes turísticos e roteiros do circuito serão comercializados.
A comitiva com mais de 50 empresários de São Paulo (apoiada pelo Sebrae São Paulo) também terá a oportunidade de conhecer a riqueza do artesanato local. A mostra Arte em Nossas Mãos irá reunir cerca de 200 artesãos de associações e cooperativas das cidades de Fronteira, Conceição das Alagoas, Sacramento e Uberaba, que irão expor peças de tecelagens e adornos decorativos.
Em Conceição das Alagoas, mandalas, fruteiras, gamelas e pratos são produzidos com bagaço de cana-de açúcar, papel marchê e cola por sete artesãs da cidade. Batizado Garimpo das Artes, o grupo encontrou na matéria-prima uma alternativa de geração de ocupação e renda. De acordo com a artesã Maria Glória, o artesanato resgata a história da cidade, que antigamente tinha o garimpo como principal atividade econômica. "Nós nos inspiramos na bateia - espécie de peneira usada pelos garimpeiros para lavar a areia e separar o ouro – para dar forma às peças. É uma maneira que encontramos de destacar nossa identidade cultural", ressalta.
O bagaço de cana, usado na confecção dos produtos, é comprado ou doado pelas usinas de álcool da região. Cada saca com 15 quilos custa R$ 30,00. Elas gastam cerca de 10 sacas de bagaço de cana por mês. Esta matéria-prima se transformam em 150 peças. Outra vantagem do artesanato é a utilização de pigmento natural. As artesãs foram capacitadas em 2004 pelo Programa Sebrae de Artesanato (PSA), desenvolvido pelo Sebrae Minas.
No mesmo espaço serão oferecidas gratuitamente oficinas de artesanato de fibra vegetal, tecelagem, biscuit em cabaça e bordado. Os artesão também participarão de um concurso que irá premiar o melhor artesanato.
Biotecnologia
Durante o Minas em Negócios será ministrada palestra sobre biotecnologia. Com o tema a Inovação tecnológica na produção de biodissel, a discussão será direcionado aos produtores da região e apresentada pelo coordenador do curso de biodissel da Universidade de Uberaba, Marcelo Fernandes. "Logo após a palestra, os produtores participarão de missão à Mateus Leme, onde conhecerão a produção do biodissel local", conta Sueli Vasques, técnica do Sebrae Minas na microrregião de Uberaba.
Em outro espaço do evento, 15 empresas do Arranjo Produtivo Local (APL) de biotecnologia do Triângulo Mineiro irão oferecer produtos e serviços ao setor. "Minas em Negócios será uma oportunidade de destacar o crescimento de vários setores da região como o biodissel, o artesanato e o turismo. Este será um evento que poderá atrair novos negócios", explica Sueli Vasques.

Comentários