A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) apoia o ‘Seminário Sustentabilidade no Setor Hoteleiro de Minas Gerais’, que acontece nesta sexta-feira, 30 de agosto, no Minascentro, em Belo Horizonte. O evento discutirá ações sustentáveis pelos hotéis e pousadas, que além de preservar o meio ambiente podem otimizar os resultados financeiros. O objetivo é mobilizar o setor, que no estado reúne cerca de 3 mil estabelecimentos, para o consumo consciente de água e energia elétrica e também para a gestão eficiente de resíduos. Os gastos com energia elétrica representam em média 15% da planilha de despesas, atrás apenas dos custos com mão de obra, de 20% a 25%. O seminário é promovido pelo Programa AmbientAÇÃO, da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e OSCIP Fundação Israel Pinheiro.
Líder sindical patronal dos setores de hospedagem e alimentação fora do lar no País, a FBHA desenvolveu um programa de eficiência energética, que reduz em torno de 30% as contas de energia elétrica, água e gás. Entre outras medidas, o programa recomenda a troca de equipamentos, como a substituição de ar-condicionado dos quartos por ar central; instalação de novas tecnologias e mudanças de processos. A lista de soluções sustentáveis inclui ainda aquecimento por energia solar, instalação de película de proteção solar, implementação de telhado verde, uso de águas pluviais, redução do desperdício de água, análise das tarifas cobradas pelas concessionárias, entre outras. O programa da FBHA é desenvolvido em parceria com a Gás Natural Serviços, do Grupo Gás Natural Fenosa, e com a consultoria técnica em eficiência energética de Ricardo Bezamat.
“A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, comprometida com a busca de soluções sustentáveis para as demandas sócio-econômicas do Brasil, está empenhada em reduzir os impactos ambientais do setor de hospedagem. Precisamos nos alinhar aos padrões que a hotelaria internacional está adotando na preservação do meio ambiente. As medidas de redução de impacto são muito comuns em hotéis da Europa e dos Estados Unidos. O setor tem que se preparar para os grandes eventos que acontecerão no País e o grande crescimento pelo qual o turismo brasileiro passará. Belo Horizonte é uma das cidades sede da Copa do Mundo que acontece em 2014”, afirma o presidente da FBHA, Alexandre Sampaio.
Durante o evento, que faz parte da programação do Sustentar 2013 (Fórum Internacional pelo Desenvolvimento Sustentável), será apresentado um diagnóstico sobre sustentabilidade no setor hoteleiro de Minas Gerais. O estudo identificará o nível de interesse dos estabelecimentos pelo tema meio ambiente e apontará as práticas já adotadas, em relação ao controle e utilização de água e energia elétrica e sobre a gestão de resíduos.
O ‘Seminário Sustentabilidade no Setor Hoteleiro de Minas Gerais’ contará com os palestrantes José Cláudio Junqueira Ribeiro - doutor em meio ambiente, saneamento e recursos hídricos, ex-presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente e presidente do Instituto de Referência em Resíduos; e Gustavo Tetzl Rocha - mestre em meio ambiente, saneamento e recursos hídricos e diretor da Meius Engenharia. Haverá inda a apresentação do case sobre sustentabilidade desenvolvido pelo Hotel Windsor Atlântica, do Rio de Janeiro.
Comentários