FecomercioSP lança 6º Prêmio de Sustentabilidade

O 6º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade reconhecerá projetos que pratiquem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), por meio do seu Conselho de Sustentabilidade, que atua como guia para implantação dos conceitos de desenvolvimento ambiental equilibrado, socialmente justo e economicamente viável em empresas e entidades do seu campo de relacionamento, lança a sexta edição do Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, no próximo dia 10 de março, em São Paulo. O objetivo é reunir representantes internacionais da área, comunicadores e especialistas para apresentar o concurso cultural, cujo tema será a prática dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

José Goldemberg

Entre os nomes confirmados para o evento estão Flora Mokgohloa, diretora do Departamento de Gestão Ambiental da Prefeitura de Joanesburgo, Haroldo Machado Filho, assessor sênior do Programa ONU para o Desenvolvimento (PNUD), e o Professor José Goldemberg, presidente do Conselho de Sustentabilidade da FecomercioSP e idealizador da premiação.

Flora Mokgohloa

Flora Mokgohloa foi a responsável pela implantação do sistema BRT (Bus Rapid Transit) em Joanesburgo, com o objetivo de servir à Copa do Mundo de Futebol de 2010. Os resultados de infraestrutura da obra, relacionados à melhoria da mobilidade e à reestruturação espacial da cidade, vêm gerando inúmeras oportunidades para o desenvolvimento econômico local e a integração social dos bairros. O BRT apresentou-se como um importante sistema de transporte para reduzir o tempo de viagem e as emissões veiculares.



Após a cidade do Rio de Janeiro ter passado por uma implantação similar, Flora participa do evento para abordar as possibilidades de evolução do projeto e de engajamento da comunidade, trazendo sua experiência e conhecimento sobre mobilidade urbana e planejamento das cidades.

Haroldo Machado Filho

Especificamente para abordar os ODS, tema central do Prêmio, o evento receberá Haroldo Machado Filho. PhD em Direito Internacional, negociador do governo brasileiro em Conferências das Nações Unidas sobre mudança do clima desde 1998, atualmente, co-preside a força tarefa no âmbito do Sistema ONU no Brasil. O especialista fará um balanço do que tem sido feito localmente para que o País avance nos objetivos propostos e os principais desafios para as empresas e indústrias brasileiras.

Fonte: Assessoria