Durante a feira de viagens e turismo WTM Latin America, realizada em São Paulo, o presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), Eduardo Sanovicz, e o presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (FORNATUR), Fabrício Amaral, lançaram a segunda edição do Programa VOAR +. A iniciativa visa promover e incentivar o turismo doméstico por meio de parcerias com as secretarias estaduais de turismo. No primeiro dia, 12 estados aderiram ao programa: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Rio Grande do Sul, Rondônia e Roraima. O Distrito Federal confirmou sua participação no dia seguinte ao lançamento. A reunião do FORNATUR foi palco para o lançamento do programa, que tem sido muito bem recebido pelo setor de turismo.
As adesões ao programa VOAR+ podem ser feitas até o dia 14 de abril, com viagens programadas para ocorrerem entre 3 de maio e 11 de dezembro de 2023, exceto em períodos de alta temporada e feriados. “Esse programa foi lançado há cerca de um ano, na cidade de Bonito (MS), e tinha como objetivo, naquele momento, apoiar a retomada do turismo dos 26 estados mais o Distrito Federal, com a adoção de todos os protocolos de segurança sanitária. Optamos por uma renovação desse acordo para podermos incentivar novamente uma retomada consistente das viagens aéreas e, consequentemente, de toda a cadeia que é beneficiada pelo turismo”, afirmou Sanovicz.
Cada estado que aderir ao Programa VOAR+ receberá seis passagens de ida e volta, oferecidas pela ABEAR, por meio de suas associadas. As despesas terrestres, incluindo traslados, hospedagem, alimentação e passeios, serão custeadas pelas secretarias estaduais de turismo, conforme o roteiro estabelecido. Os convidados, como jornalistas e influenciadores digitais, produzem conteúdo sobre a experiência de voar e sobre os destinos. A ABEAR disponibiliza ainda uma curadoria para a seleção dos participantes.
Entidades parceiras
Três entidades do setor turístico vão se juntar à ABEAR no programa VOAR + deste ano: o Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), a Resorts Brasil e a União Nacional de Convention & Visitors Bureau e Entidades de Destinos (Unedestinos). Essas entidades irão apoiar os estados na formulação de seus programas com os influenciadores ou jornalistas escolhidos. A formalização do lançamento do programa contou com a presença do presidente da ABEAR, Eduardo Sanovicz, a presidente executiva da Resorts Brasil, Ana Biselli Aidar, e o presidente da Unedestinos, Toni Sando. O programa oferecerá seis passagens de ida e volta por estado para os convidados escolhidos, que produzirão conteúdo em seus canais sobre a experiência de voar ou sobre os destinos. As secretarias estaduais de turismo, por sua vez, serão responsáveis por custear toda a parte terrestre (traslado, hospedagem, alimentação e passeios, de acordo com o roteiro), exceto feriados e alta temporada.
“A importância dessa parceria é fundamental, pois a ABEAR congrega as principais companhias aéreas e, pelo segundo ano consecutivo, estamos acreditando muito nesse programa. Temos certeza que agora, com o programa ampliado, vamos chegar a mais destinos e divulgar as belezas naturais do Brasil”, afirmou o presidente do FORNATUR, Fabrício Amaral.
O presidente do Unedestinos, Toni Sando, destacou que o VOAR + é um símbolo de integração dos setores público e privado. “Quando a iniciativa envolve os secretários de turismo e a logística de toda a operação para receber influenciadores e jornalistas, é fundamental essa união de redes hoteleiras, os resorts e os CVBs que têm toda a logística, o que facilita o desenvolvimento do programa”, disse Sando.
O encontro contou com a presença de representantes de diversas entidades da cadeia do turismo, além de secretários e dirigentes estaduais de Turismo das 27 Unidades Federativas do país. Entre os presentes estavam o secretário estadual de Turismo do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, e a diretora de Marketing, Inteligência e Comunicação da Embratur, Jaqueline Gil.

Comentários