FOHB reuniu 26 redes e CEOs em Workshop no Rio de Janeiro

O Workshop tem o objetivo de reunir representantes das redes associadas com agentes, operadores e gestores de viagens locais para rodadas de negócios.





O Workshop do FOHB – Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil, no Rio de Janeiro, aconteceu nesta terça-feira, dia 24 de outubro. A entidade, que comemora 15 anos de atividades, reuniu clientes e representantes de 26 redes associadas em rodadas de negócios no Prodigy Hotel Santos Dumont Airport Rio de Janeiro.

O Workshop é um evento que tem o objetivo de reunir representantes das redes associadas com agentes, operadores e gestores de viagens locais para rodadas de negócios. Neste ano, aconteceram duas rodadas, uma delas com horário agendado no início do evento e outra com horário livre ao final da manhã.

Como foi o encontro

O encontro começou com a abertura do Diretor Executivo do FOHB, Orlando de Souza. Ele falou sobre a atuação da entidade como representante de 27 redes hoteleiras e a importância dos levantamentos que o FOHB realiza com dados enviados pelos associados. Estes números são analisados e depois enviados pela associação ao mercado.

Na sequência, o vice-presidente de Marketing e Distribuição do FOHB, César Nunes, comemorou esta quarta edição do Workshop no Rio de Janeiro, segunda cidade mais emissora de viajantes para os hotéis associados em todo país. Ele explicou que o Rio de Janeiro é um mercado muito importante para as estratégias na geração de negócios, razão pela qual o FOHB realiza Workshops no município uma vez por ano.

No terceiro momento de apresentações do Workshop, a psicóloga social e consultora de gestão de pessoas Mara Sampaio apresentou formas de desenvolver uma atitude empreendedora e planejar a trajetória profissional no atual cenário na palestra “Intraempreendedorismo e motivação da equipe em tempos de crise”. Ela fez um paralelo do empreendedor com a personagem principal de Alice no País das Maravilhas. Assim como a menina que descobre uma oportunidade ao seguir o coelho branco, o empreendedor vai em busca do desconhecido, é curioso e corre atrás de seu sonho. Alice é uma menina comum, não é uma princesa e não espera que alguém, como um príncipe, defina sua trajetória.

Em seguida, aconteceu um painel especial sobre tendências do mercado com Francisco Calvo, CEO da Hplus Hotelaria; e Guilherme Paulus, presidente da GJP Hotels & Resorts. O moderador foi Tomas Ramos, diretor Comercial da BHG, que começou o debate falando da constante evolução deste mercado. O foco está, cada vez mais, na experiência e na criação de memórias, ou seja, em atender às diferentes demandas do cliente. Ramos apresentou novidades que já existem em hotéis internacionais, como academia no quarto, atendimento por robôs e ambiente ecologicamente correto. Também falou sobre especulações tecnológicas que revolucionarão o mercado, como máquinas de criação de memórias de viagens virtuais, que ainda não existem.

Orlando de Souza, Diretor Executivo do FOHB; Francisco Calvo, CEOda Hplus Hotelaria; Guilherme Paulus, CEO da GJP Hotels& Resorts; e Tomas Ramos, Diretor Comercial da BHG

Com 47 anos de experiência na área do turismo, Guilherme Paulus, afirmou: ”Eu acredito no futuro, mas temos que construir um presente”. Ele explicou que, para as conquistas do futuro, é preciso acreditar nos jovens e dar oportunidades para eles. Paulus lembra que é preciso estar sempre atualizado, mas os investimentos para ter tecnologia não são baratos. Ele lembrou que o país está atravessando uma época de mudanças, mas que o primordial é o país fazer melhorias em infra-estrutura, saúde e educação, porque estas áreas vão influenciar o que vai acontecer com o Brasil no futuro. Quando perguntado sobre a concorrência com o Airbnb, Paulus defendeu que o serviço de locação pela internet pague imposto, e explicou a diferença deste formato com os hotéis. “O que todo mundo espera de um hotel é serviço”, reconhece. “Os hotéis geram emprego porque tem alguém que cuida da arrumação, o garçom etc. O outro modelo [Airbnb] é mais barato, mas o serviço de um hotel é diferente”, conclui.

Em sua análise sobre o mercado atual e as tendências para o futuro, Francisco Calvo defendeu o investimento em marketing digital porque o consumidor está na internet e nas redes sociais. Para ele, quando o cliente chega ao seu destino, ele não se surpreende mais como antes porque já pesquisou em sites todas as informações do local. O que o cliente quer agora é confirmar as expectativas que começaram a ser compradas no planejamento da viagem. Para Calvo, o Brasil está atrasado em tecnologia e seu diferencial está no fator humano, no atendimento dado aos hóspedes. “A retenção é feita com a emoção, a atenção às famílias e às crianças. Hotelaria é sacerdócio”, completa.

As rodadas de negócios tiveram a participação das redes: AccorHotels, Atlantica Hotels, Atrio Hotéis, BHG – Brazil Hospitality Group, Bourbon Hotéis & Resorts, Bristol Hotéis & Resorts, Costa do Sauípe, Hotéis Deville, Estanplaza Hotels, GJP Hotels & Resorts, Hotelaria Brasil, Hplus Hotelaria, ICH Administração de Hotéis, IHG – InterContinental Hotels Group, Luzeiros Hotéis, Mabu Hotéis & Resorts, Meliá Hotels International, Hotéis Othon, Pestana Hotel Group , Rede Plaza de Hotéis, Promenade Apart-Hotéis, Royal Palm Hotels & Resorts, Sheraton São Paulo WTC, Slaviero Hotéis, Transamérica Hospitality Group e Travel Inn Hotels.

O encontro contou com patrocínio dos mantenedores Avianca Brasil e R1 Soluções Audiovisuais e apoio do GJP Hotels & Resorts.

Fonte: Assessoria