FOHB realiza o XVIII Encontro Comercial “Protagonizando a Retomada”, em São Paulo, e comemora os 15 anos da entidade

Evento reuniu mais de 250 profissionais e foi encerrado com celebração do aniversário. Em destaque na foto: o presidente Manuel Gama, o diretor executivo Orlando de Souza e a equipe FOHB

Encontro teve debates sobre o mercado, suas tendências e inovações e apresentação de estudos inéditos sobre a hotelaria nacional.

O FOHB - Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil promoveu nesta segunda, dia 4 de setembro, seu XVIII Encontro Comercial. O encontro marcou a comemoração dos 15 anos de atividades da entidade e contou com a participação de mais de 250 profissionais do setor, entre associados das 27 das mais importantes redes hoteleiras do Brasil e executivos do mercado hoteleiro.

Guiado pelo tema "Protagonizando a Retomada", o XVIII Encontro Comercial foi realizado no Grand Hyatt São Paulo. Durante todo o dia, especialistas da FGV - Fundação Getúlio Vargas, Linkedin, Senac São Paulo, Kroton, HotelInvest, Signature e integrantes do conselho e da diretoria do FOHB debateram temas relacionados à hotelaria, com foco na área comercial, como: macroeconomia, estudos do mercado, técnicas de vendas e palestras com cases e oportunidades.

“O momento ‘político econômico’ do nosso país necessita de muitas mudanças e reflexão. Nosso setor tem que participar, e o encontro do FOHB foi uma ótima oportunidade para que juntos, nós, profissionais de liderança e gerência desse mercado, nos inspirássemos para criar alternativas possíveis para retomar os bons negócios“, afirmou Manuel Gama, Presidente do FOHB e da rede Travel Inn. “É também com muita satisfação e muitos desafios que comemoramos os 15 anos de atividades do FOHB. O momento é fundamental para apoiar as questões da hotelaria. Cada vez mais, será importante que entidades do nosso setor se organizem e estejam unidas e atualizadas”, completa.

O encontro contou com os mantenedores Avianca Brasil e R1 – Soluções Audiovisuais, com o patrocínio da APP Sistemas, e com apoio educacional do Senac São Paulo. Também apoiaram o evento: Hotel Grand Hyatt, Hand Talk, Signature Brasil, Cuca Mundi, Café Santa Mônica, SPCVB e Sintony Comunicação Integrada.

XVIII Encontro Comercial 2017

Destinado aos profissionais das áreas de vendas, marketing, distribuição, revenue management e operações dos 643 hotéis das 27 redes associadas ao FOHB, o Encontro deste ano foi aberto também para inscrições de não associados e entidades parceiras.

Durante a manhã, o doutor em economia da FGV, Ricardo Meirelles de Faria, apresentou o painel “Macroeconomia: cenário atual e futuro”, seguido pelo Diretor Geral da HotelInvest, Diogo Canteras, que destacou o tema “Performance da hotelaria nacional: lazer e corporativo”. Na sequência, o executivo de hotelaria Paulo Salvador apresentou um levantamento atualizado da “Pesquisa de Canais de Distribuição” com dados de 2016, seguido pela Gerente de experiência do aluno e fidelização na Kroton, Cibele Cardoso Roberti, com o case “Customer Experience como alavanca de negócios”.

Os painéis foram intercalados por apresentações no formato TEDx durante todo o dia. A Signature Brasil preparou os seguintes temas para o encontro: "Reuniões de vendas de alta performance: do agendamento a execução", "Equipe de vendas: por que investir em longo prazo?", "Diferencial em vendas: objeções como oportunidades de novos negócios" e "Fidelização: 3 técnicas para construir uma sólida base de clientes".

A especialista em pesquisa de tendências e consumo Sabina Deweik foi responsável pelo primeiro conteúdo da tarde, com o tema “Os Novos Paradigmas do Futuro e as Tendências Emergentes do Turismo”. Na sequência, o Vice-Presidente do Conselho do FOHB, Roland de Bonadona, apresentou o estudo inédito que idealizou: “Baixar os preços garante o aumento da Taxa de Ocupação?”. O Gerente de Vendas do LinkedIn, Marcell Rosa, contou detalhes da ferramenta “Social Selling: Como gerar negócios pelo LinkedIn”, seguido pela Consultora de gestão de pessoas e atitude empreendedora Mara Sampaio com um tema oferecido pelo Senac São Paulo: “Intraempreendedorismo e motivação da equipe em tempos de crise”.

“A 18º edição do Encontro Comercial foi uma oportunidade que as equipes comerciais tiveram para conhecer os estudos mais recentes do FOHB, que são muito importantes para o direcionamento de seus negócios”, afirma César Nunes Vice-Presidente de Marketing & Distribuição do FOHB. “O encontro também teve o objetivo de levar conteúdo atual e relevante, além de motivação às equipes em tempos de crise”.

Além de todo o conteúdo, o FOHB também lançou a parceria com a premiada empresa digital Hand Talk, tornando-se, assim, a primeira entidade hoteleira a apoiar a inclusão digital no Brasil. Agora, o site do FOHB (www.fohb.com.br) conta com o intérprete virtual Hugo, um tradutor automático para Libras (Língua Brasileira de Sinais), criado pela Hand Talk, que facilita o acesso da comunidade surda às informações. A ação engloba também um vídeo de boas-vindas, que será veiculado nos próximos eventos da entidade, estimulando as redes associadas e os parceiros a ampliarem suas iniciativas em todas as formas de comunicação e atendimento aos clientes.

No encerramento do XVIII Encontro Comercial, para a surpresa dos presentes, houve sorteios com livros da Editora Senac, passagens áreas da Avianca Brasil e um MacBoook, oferecido pela patrocinadora do evento APP Sistemas. Em seguida, todos brindaram para comemorar os 15 anos de atividades do FOHB.

Mantenedores do FOHB

Avianca Brasil – A Avianca Brasil atende 23 destinos domésticos e três no exterior com 245 decolagens diárias, utilizando 50 aviões da Airbus – a frota mais jovem das Américas. Reconhecida pela alta qualidade do seu produto, a companhia oferece diferenciais aos clientes, como entretenimento individual, refeição de bordo gratuita e maior espaço entre poltronas (é a única no país a estampar a categoria “A” do Selo Dimensional ANAC em todas as fileiras de assentos de todas as suas aeronaves). Sempre inovadora, foi a primeira empresa aérea da América do Sul a ter internet a bordo de aviões e uma das pioneiras na operação latino-americana do moderno A320neo. A estas vantagens soma-se o programa de fidelidade Amigo, que possui, aproximadamente, 4 milhões de clientes cadastrados. Além disso, como o membro brasileiro da Star Alliance, a maior aliança global de companhias aéreas, a Avianca Brasil conecta passageiros a mais de 1.300 aeroportos em todo o mundo, por meio de voos de 27 parceiras internacionais. Para mais informações, acesse: www.avianca.com.br, siga @AviancaBrasil no Twitter e curta a Avianca Brasil no Facebook.

R1 Soluções Audiovisuais – Empresa especializada em soluções audiovisuais e tecnológicas, há doze anos, no mercado de tecnologia para eventos corporativos. A R1 fornece o material cenográfico para a composição da comunicação visual do Workshop FOHB e também disponibiliza os equipamentos audiovisuais dos eventos, treinamentos e reuniões da entidade. www.r1solutions.com.br

Patrocínio do XVIII Encontro Comercial 2017

App Sistemas - Há 30 anos no mercado, a APP Sistemas é uma empresa formada por profissionais da área de tecnologia da informação que desenvolvem e comercializam soluções tecnológicas de gestão e automação para os segmentos de Hotelaria. Com mais de 800 clientes, a empresa atende cerca de 300 cidades em 23 estados do Brasil. Seus aplicativos controlam mais de 50 mil unidades habitacionais de hotéis. www.appsistemas.com.br

Apoio educacional

Senac São Paulo - Há mais de 70 anos, o Senac São Paulo contribui para a educação profissional, oferecendo cursos livres, técnicos e de educação superior (graduação, extensão universitária e pós-graduação), presenciais e a distância, em diferentes áreas do conhecimento. Além disto, coloca o seu atendimento corporativo à disposição de empresas públicas e privadas com equipe especializada em desenvolver soluções sob medida para as necessidades das organizações. Com 60 unidades educacionais distribuídas em 43 cidades, a instituição está presente em todo o Estado de São Paulo. www.sp.senac.br/hotelaria

Apoio

Grand Hyatt São Paulo - Com localização privilegiada, próximo a bairros importantes, como Itaim Bibi e Vila Olímpia, o hotel possui sofisticados apartamentos e suítes com vistas privilegiadas da Ponte Estaiada, um dos cartões-postais de São Paulo. Além do serviço de quarto 24 horas, possui duas opções de restaurantes, dois bares e adega. A área de eventos conta com mais de 3.000m2 para realização desde pequenas reuniões até os mais luxuosos casamentos. saopaulo.grand.hyatt.com

Hand Talk - Fundada em 2012, a Hand Talk realiza tradução digital e automática para a Língua Brasileira de Sinais utilizada pela comunidade surda. A solução oferece ferramentas complementares ao trabalho do intérprete para auxiliar a comunicação entre surdos e ouvintes. A empresa é considerada referência no segmento e recebeu prêmios internacionais, como Melhor app Social do Mundo pela ONU - WSA-mobile Abu Dhabi (2013); o Melhor app de acessibilidade da América Latina e Caribe novamente pela ONU- América Accesible- Medellín-COL (2015); e o Hugo foi considerada um dos três melhores projetos para acessibilidade na Web, segundo a W3C- Todos@Web (2014). www.handtalk.me

Signature Brasil - Líder mundial em soluções de treinamento de atendimento ao cliente e vendas, conta com metodologia única com excelentes resultados mensurados ao longo dos seus 30 anos de atuação, atualmente trabalhando com 4.000 estabelecimentos em 50 países. Daniel Spinelli, Gerente Geral da Signature Brasil, é graduado em Gestão e possui três especializações na área do comportamento humano. www.signaturebrasil.com.br

Cuca Mundi - Empresa voltada para a área de desenvolvimento de pessoas, especialista em treinamentos corporativos. www.cucamundi.com.br

Café Santa Mônica - Desde 1985, o café gourmet cultivado na Fazenda Santa Monica está no mercado. No local, a cafeicultura praticada é ambientalmente correta, economicamente viável e socialmente justa. A plantação fica em uma região do Sul de Minas Gerais, com altitude de mil metros acima do nível do mar e sem blends. Os grãos são criteriosamente selecionados e submetidos a um processo de torrefação exclusivo para garantir as qualidades como aroma, sabor e cremosidade. www.cafesantamonica.com.br

SPCVB - O São Paulo Convention & Visitors Bureau é uma entidade sem fins lucrativos, que busca ampliar o volume de negócios e o mercado de consumo na cidade, por meio da atividade turística, apoiando a melhoria dos serviços e o atendimento aos visitantes. A entidade atua na captação, apoio e suporte, geração e incremento de eventos, além de realizar projetos e capacitações. www.visitesaopaulo.com

Fonte: Assessoria