Conhecer quais são os principais canais de venda das redes hoteleiras confirma os novos hábitos dos consumidores brasileiros e aponta os caminhos para as estratégias das empresas do segmento turístico para os próximos anos.
Em sua recente pesquisa sobre canais de distribuição, o FOHB - Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil contou com uma amostra de 567 empreendimentos e 102.764 unidades habitacionais (UHs) de 18 de suas redes associadas. Tais números correspondem a 83% da oferta de empreendimentos da entidade e trazem resultados referentes aos anos de 2015 a 2017 e, também a série histórica.
Dados apontam crescimento no número de diárias entre 2016 e 2017, saltando de 15.780.411 para 16.194.892.
Outro dado importante para análise é a queda de 22 pontos percentuais no número de vendas diretas, realizadas pelos (sites dos próprios hotéis, diretamente nos empreendimentos e centrais de reservas) entre 2012 e 2017. Ganham relevância os intermediários com distribuição eletrônica, como as OTAs (agências online) e os GDS (Global distribution System), com crescimento de 13 pontos percentuais no mesmo período.
A Booking.com lidera as vendas online com 60% do mercado, seguida pela Expedia com 25% e Decolar.com com 6%. O número de hóspedes cuja em razão de grupos e eventos se manteve estável no último ano e crescendo 9% desde 2012.
Para Orlando de Souza, presidente executivo do FOHB, “o estudo traz um olhar detalhado para o futuro da distribuição hoteleira no Brasil. A cada ano se consolida a importância das OTAs e demais distribuidores eletrônicos. Estudar a evolução dos canais deve impor ao hoteleiro uma gestão melhor de custos e o impacto de cada canal em sua receita”.
O estudo completo poderá ser encontrado aqui ou no site do FOHB - Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil a partir de 8 de dezembro.
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