FGMF vence concurso e assinará o novo padrão para Hotéis Ibis

Concurso aconteceu em três continentes simultaneamente, com foco na Ásia, Europa e Américas, e o FGMF foi o vencedor.





O escritório FGMF Arquitetos, liderado pelo trio Fernando Forte, Lourenço Gimenes e Rodrigo Marcondes Ferraz, será responsável por desenvolver um dos três novos books mundiais padrão para a rede de hotéis ibis, após vencer o concurso organizado pela área de Design da AccorHotels. O modelo proposto pelo escritório poderá ser usado em todo o mundo nos próximos cinco anos.

Foram feitos três concursos para a escolha dos novos modelos. Na etapa da América do Sul, em que o escritório foi o vencedor, concorreram também grandes nomes como Nitsche Arquitetos, Felipe Hess, Melina Romano, Cube e outros. Na Europa os vencedores foram os arquitetos austríacos da Innocad que concorreram ao lado dos poloneses do escritório 307 kilo, Aisslinger da Alemanha e os holandeses MVRDV. O terceiro vencedor será escolhido na Ásia, e a competição ainda está em andamento.

“A AccorHotels vive um novo momento e o design é um dos principais pilares para tornar a experiência dos clientes, hóspedes ou não hóspedes, um momento incrível. Isso é possível por diversas intervenções como o uso de peças de decoração, iluminação e cores”, afirma Catarina Nedavaska, Gerente de Design AccorHotels América do Sul. “Os projetos que recebemos nos surpreenderam, mas o escritório FGMF conseguiu traduzir exatamente o que esperávamos. Ficamos muito felizes em ter este contato com jovens profissionais e novas ideias”, completa a executiva.

Um dos focos da proposta do FGMF foi a revitalização das áreas comuns. O escritório propôs a transformação de todo o espaço do térreo em um ambiente único com alta comunicação e permeabilidade com o entorno. “A ideia que norteou o projeto foi fazer um ambiente vivo e dinâmico, com bar e restaurante abertos para a cidade e não só aos hóspedes, espaços realmente quase públicos”, explica Rodrigo Marcondes Ferraz, sócio do FGMF.

Fernando Forte, Lourenço Gimenes e Rodrigo Marcondes Ferraz

Com o conceito de conexão com as pessoas e a comunidade, um dos diferenciais do projeto apresentado pelo FGMF é uma rua interna, aberta ao pedestre, que passa por baixo do hotel, fazendo das áreas comuns em um hub para comunidade.

Para os quartos a concepção foi de ambientes mais contemporâneos e flexíveis, com móveis desenhados pelo trio, como a cadeira, cabeceira e a estante (que também se repete em diversos locais do conceito). Neste quesito, a sugestão foi de espaços mais friendly aos usuários, através de um visual um pouco mais industrial e descontraído. O escritório também desenvolveu opções de quartos conceito com pé direito duplo e quartos para grupos ou famílias com 4 e 6 camas e um banheiro extra.


Fonte: Assessoria