Expomusic 2017 movimenta negócios da indústria da música

Feira é responsável por movimentar até 40% dos negócios realizados pela cadeia musical durante todo ao ano.

Neste ano, feira abre espaço para startups e empreendedores apresentarem suas soluções ao mercado. 

Um dos maiores eventos profissionais da música no mundo, a Expomusic 2017 – Feira Internacional da Música, Áudio, Iluminação e Acessórios acontece de 4 a 8 de outubro (quarta a domingo) no Anhembi, em São Paulo.

Promovida pela Abemúsica – Associação Brasileira da Música e Francal Feiras, a feira segue a tendência mundial dos grandes eventos do setor ao reunir negócios, entretenimento, conteúdo e educação, com uma programação que inclui shows, palestras profissionais, musicalização infantil e rodadas de negócios.

NEGÓCIOS

O mercado de instrumentos musicais no Brasil faturou R$ 663 milhões em 2016. Entre lojas, fábricas, distribuidores e importadores, o setor emprega 3.900 pessoas (2016).

A Expomusic é responsável por movimentar até 40% dos negócios realizados pela cadeia musical durante todo ao ano.

Dados da Abemúsica mostram que houve crescimento de 7,55% de janeiro a junho deste ano nas importações do setor: US$ 25,9 milhões contra US$ 27,8 milhões em igual período de 2016.

Rodadas de Negócios: Para ampliar ainda mais as oportunidades de negócios, a Expomusic realiza Rodadas de Negócios entre expositores e compradores convidados pela organização, selecionados de acordo com o perfil de produto das empresas participantes.

Neste ano, estão agendadas pelo menos 255 reuniões de negócios entre 34 compradores convidados e 50 empresas expositoras.

Atenção: as Rodadas acontecem nos dois primeiros dias da feira, 4 e 5 de outubro, quando a feira ainda não é aberta ao público.

Startups: Espaço inédito oferece condições especiais para que pequenas empresas de tecnologia e inovação tenham oportunidade de participar do evento e apresentar suas soluções.

Iluminação e Áudio PRO: Um salão exclusivo oferece tecnologias, soluções e novidades em sonorização e iluminação para shows ao vivo, efeitos especiais, instalações e projetos comerciais de grandes empresas, governos, lojas, shopping, estúdios, templos, igrejas, teatros e outros.

O salão funciona apenas nos três primeiros dias da feira: 4, 5 e 6.

TEST-DRIVE DE INSTRUMENTOS

Os visitantes podem experimentar e tocar os instrumentos na maioria dos estandes. Veja alguns destaques desta edição:

EDUCAÇÃO MUSICAL

  • Linha de instrumentos voltados à iniciação musical, como xilofones, metalfones, surdinhos e pandeiros (JOG Vibratom)
  • Linha infantil de violinos (Vogga).
  • Linha nova e completa de produtos licenciados Snoopy e outros personagens. Alguns modelos são indicados para crianças de 3 a 6 anos de idade (PHX)

APRENDIZADO

  • Piano com função Bluetooth para trabalhar com aplicativos de educação musical nos dispositivos móveis, incluindo alto-falantes internos e recursos para prática musical e muito mais (Roland).
  • Teclado fácil de usar e que permite tocar junto as músicas favoritas por meio do smartphone e conectividade Bluetooth. Pode trabalhar com aplicativos que ensinam a tocar as músicas mais recentes ou clássicas, ou cantar com karaokê (Roland).
  • Musical Games, um portal online com jogos educativos e aplicativos para aprendizagem musical. Haverá um totem interativo no estande para demonstração (ETAG)

ASSINATURAS

  • Instrumentos em edição limitada assinadas por grandes astros da música. Uma das novidades desta edição é a harmônica M666, fabricada em parceria com Ozzy Osbourne com corpo em acrílico preto brilhante e tampa de cobertura preta com impressão dourada. Acompanha estojo metálico estilizado no formato de caixão.

UNPLUGGED

  • Captadores para instrumentos acústicos, como violão, viola caipira, ukulele e outros que dão ao instrumento som natural sem a necessidade de amplificador.

SHOWS E ENTRETENIMENTO

  • A Arena Expomusic, na parte externa do pavilhão, é o espaço para shows no Palco Flutuante, onde acontecem a apresentação da banda Lírios do Vale, um dos principais expoentes do rock católico, e atrações como Rock Lounge, maratona com 40 bandas independentes, Festival das Escolas de Música e o Aquarian Day Drum Show.
  • Duas atrações agitam o Hall de Entrada da feira: um show e oficinas do Projeto Quixote Espaço Comunitário e uma apresentação do Bateras 100% Brasil com 20 baterias.

ESTANDES

  • Centenas de horas de pocket shows, workshops e sessões de autógrafos nos estandes dos expositores.

EXPOMUSIC FEST

  • Espaço inédito com 3.000m² concentra um grande número de atrações para os visitantes
  • Food trucks temáticos, bar com uma variedade de drinks e aperitivos com nomes de bandas de rock e um happy hour diário com pocket shows: Banda Folk Corcel, o violonista Daniel Padim, Kiss Cover Brazil Unplugged, Super Heroes David Bowie Tribute, entre outros.
  • Pinturas, grafites, performances de live painting, fotografias de shows nacionais e internacionais, workshops de fotografia e pôsteres.
  • Estúdio de tatuagem Tattoo Week e barbearia Klan.
  • Área Kids com atividades e brincadeiras para crianças
  • Compra, venda e troca de vinil, lojas de rockabília e artigos do universo rock e pop para vestir, curtir e decorar.
  • Exibição de musicais e shows de grandes nomes num telão
  • Confraternização de bandas independentes e músicos em geral, com espaço para novos artistas apresentarem seus trabalhos e conhecerem outras bandas, produtores, promotores, distribuidores e gravadoras independentes.

Expomusic Store by Mitos do Rock

  • O espaço comercializa produtos e acessórios estampados com caricaturas das principais bandas e artistas da cena nacional e internacional, como Bon Jovi, Rolling Stones, Freddie Mercury, Pitty, Chorão, Raul Seixas e muitos outros. É possível personalizar o produto na hora e levar como lembrança da feira.
  • Covers de artistas e bandas animam o estande e interagem com os visitantes: Elvis Presley, Amy Winehouse, Kiss, Freddie Mercury e Mick Jagger.

SORTEIOS – DIAS 7 E 8 – A PARTIR DAS 17H

  • Tradicionais sorteios de instrumentos e acessórios de diversas marcas expositoras, kits (camisetas, métodos, boné, banquetas e DVDs) e bolsas de estudo da escola Bateras Beats. Os sorteios são exclusivos para púbico pagante: para participar, é necessário comprar um ingresso, preencher o cupom com os dados completos, depositá-lo na urna no dia da visitação e estar presente no Palco dos Sorteios no horário. O cupom é válido para um único dia.

EXPOMUSIC TALKS – TODOS OS DIAS, DAS 13H ÀS 19H

  • A Expomusic conecta os profissionais e amantes da música com experts de diversas áreas do conhecimento. O Expomusic Talks reúne uma série de palestras e painéis sobre comunicação, tecnologia, marketing digital, inovação, conteúdo e gestão e muitos outros temas.
  • No dia 8, os músicos Jair Oliveira e João Suplicy participam de painel sobre transmissão ao vivo de shows pela internet
  • No estilo dos talks internacionais, as apresentações têm formato dinâmico, com duração máxima de uma hora, e acontecem todos os dias da feira num auditório aberto e integrado à área de exposição.

SERVIÇO

Expomusic 2017 – 34ª Feira Internacional da Música

LOCAL: Anhembi (Avenida Olavo Fontoura, 1209 - São Paulo - SP – Brasil)
DATA: 4 a 8 de outubro (quarta-feira a domingo)

  • Dias 4 e 5: aberta exclusivamente para profissionais do setor – acesso mediante credenciamento
  • Dias 6, 7 e 8: aberta ao público mediante compra de ingresso – valor: R$ 25
Vendas antecipadas no site Alô Ingressos até dia 3 de outubro. Após esta data, venda exclusivamente na bilheteria do evento.
Formas de pagamento na bilheteria: dinheiro e cartões de débito e crédito (todas as bandeiras). Não são aceitos cheques.
Menores de 12 anos e maiores de 60 não pagam ingresso. Não há meia entrada.
Traslado gratuito: Dias 4 e 5: das 9h às 22h; Dias 6 a 8, das 9 às 21h, com saída e retorno à Estação Portuguesa-Tietê do metrô (Rua Marechal Odylio Dennys, 138 – rua lateral à saída do metrô, entre Av. Cruzeiro do Sul e Rua Voluntários da Pátria)
Estacionamento: 6500 vagas, administrado pelo Anhembi.
Carro e Van: R$ 40,00 o período, cobrado no local.

Fonte: Assessoria