Expominas recebe 8º Congresso Brasileiro de Geração Distribuída (CBGD)

Entre os dias 16 e 17 de novembro a capital mineira recebe o 8º Congresso Brasileiro de Geração Distribuída (CBGD). O congresso voltado à geração distribuída pretende movimentar o setor alavancando investimentos e negócios para a região sudeste e gerar mais de 500 milhões em negócios para o setor

Entre os dias 16 e 17 de novembro a capital mineira recebe o 8º Congresso Brasileiro de Geração Distribuída (CBGD). O congresso voltado à geração distribuída pretende movimentar o setor alavancando investimentos e negócios para a região sudeste e gerar mais de 500 milhões em negócios para o setor.

O mercado de geração distribuída com fontes renováveis no Brasil é um setor em crescimento, com um grande potencial de expansão. Em 2023, o país já confirmou mais de 2 milhões de unidades consumidoras com geração distribuída em operação, o que representa uma potência instalada de 24 MW.

Dados do Ministério de Minas e Energia (MME), por sua vez, também revelam que o setor renovável como um todo cresceu no primeiro semestre de 2023. Tanto a energia eólica como solar de forma centralizada, por exemplo, obtiveram um crescimento 27% e 68%, respectivamente, até o mês de junho, segundo o Boletim Mensal de Energia (BME). 

E é em meio a esse cenário de crescimento renovável, que o 8º Congresso Brasileiro de Geração Distribuída (CBGD) acontece em novembro. Confirmado para os dias 16 e 17, o evento acontecerá no Expominas BH, em Belo Horizonte, Minas Gerais. 

Tiago Fraga, CEO do Grupo FRG Mídias & Eventos

Na ocasião, mais de 500 milhões em negócios para o setor de energias renováveis são esperados, segundo Tiago Fraga, CEO do Grupo FRG Mídias & Eventos, empresa organizadora do evento. A capital mineira, por sua vez, também foi escolhida a dedo pela organização devido às oportunidades oferecidas pela cidade, não apenas em termos de logística, mas também em relação à produção de geração distribuída, hidrogênio, soluções de armazenamento de energia elétrica e o mercado livre de energia. “Esperamos que esse evento possa contribuir de forma efetiva, para o desenvolvimento do Brasil, onde a sua excelência a possibilidade de estarem discutindo e engajados para que venha se concretizar e venha se tornar uma fonte de expressão dentro da matriz energética nacional, bem como deve gerar mais de 500 milhões em negócios’’, afirma.

Tanto o CBGD como a EXPOGD devem impulsionar o crescimento do setor no Brasil. Vale pontuar que o evento contribui há 8 anos diretamente para o desenvolvimento do setor GD e solar no Brasil”, pontua Fraga. Promovido pela Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), o congresso reunirá grandes players do setor GD do país, bem como da América Latina a fim de discutir as principais oportunidades e desafios encontrados pelo setor hoje, principalmente agora com as novas legislações em andamento. 

Por reunir mais três fóruns em simultâneos, como o Fórum Hidrogênio, Fórum Energy Storage Brasil e o primeiro Fórum MLE, voltado ao mercado livre de energia, são esperados mais de 10 mil pessoas durante os dois dias a fim de levar conhecimento e capacitação aos interessados pelo setor. Vale pontuar ainda que o Brasil hoje é o segundo país, no ranking mundial, que mais gera empregos no setor de energia renovável segundo um relatório da Agência Internacional de Energia Renovável e da Organização Internacional do Trabalho. O 8º CBGD, por sua vez, é enxergado pelos especialistas como uma ótima oportunidade de atualização para esses profissionais.

Para mais informações sobre o evento, bem como a grade completa da programação, acesse: www.cbgd.com.br/