Expolux começa nesta terça-feira (2) com mercado em projeção de crescimento de 5% e chegada do 5G

Principal evento de iluminação da América Latina acontece em momento chave com tendência de avanços da indústria de iluminação, aumento de exportação de produtos, adesão de novas tecnologias e políticas de ESG
Expolux 2019

Principal evento de iluminação da América Latina acontece em momento chave com tendência de avanços da indústria de iluminação, aumento de exportação de produtos, adesão de novas tecnologias e políticas de ESG

As possibilidades da tecnologia do 5G na iluminação, o emprego da Internet das Coisas (IOT) em projetos luminotécnicos, telegestão em iluminações públicas e a importância de luzes UV para descontaminação de ambientes são apenas alguns dos temas da 17ª edição da Expolux, que será realizada a partir desta terça (2) até sexta-feira (5), no pavilhão do Expo Center Norte, em São Paulo, em um momento estratégico para o setor, com projeção de crescimento de 5% de mercado em comparação com 2021, segundo informações da Associação Brasileira da Indústria da Iluminação (Abilux).

Considerado o principal evento da indústria da Iluminação da América Latina, para engenheiros, arquitetos, decoradores, lighting designers, varejistas, distribuidores e gestores, a feira voltará a acontecer em formato presencial, após quatro anos, e tem como objetivo mobilizar o setor nacional, que tem “faturamento anual de R$ 5 bilhões, 500 indústrias e mais de 23 mil pessoas empregadas e tem despertado, com seus produtos, o interesse de players que atuam na Europa e Estados Unidos pelos produtos nacionais”, conforme destaca Roberto Sahali, presidente da Abilux.

Em meio ao cenário em que o país registra uma das contas de energia mais caras do mundo e com a aprovação de reajustes de 15 cooperativas permissionárias de energia elétrica pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), na última terça-feira (26), somada à necessidade de menor impacto ambiental, o evento é uma vitrine para o público conhecer soluções de maior eficiência energética, redução de custo e sustentabilidade.

Além disso, a estreia do 5G no Brasil, no início do mês e a expansão da tecnologia para capitais como Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), e João Pessoa (PB), na última sexta-feira (29), traz um novo patamar para as empresas de iluminação que trabalham com conectividade, que apresentarão lançamentos para sistemas de iluminação inteligentes já contemplando o sinal e que serão tendências a partir deste ano.

Para abordar todos estes fatores, a Expolux terá como atrações conteúdos, com profissionais de diferentes países, referências no mercado, espaço expositivo com marcas nacionais e internacionais apontando as novidades em produtos e serviços para indústrias, estabelecimentos comerciais, projetos residenciais e o setor público, destacando design, tecnologia, sustentabilidade, criatividade e eficiência.

Ivan Romão, gerente de produtos da RX, empresa organizadora do evento em parceria com a Abilux, destaca a participação de novas marcas expositoras como uma das principais novidades. “Isto traz uma curiosidade interessante sobre o que eles irão trazer de novidades em termos de produtos e inovações que estarão à disposição no mercado nos próximos meses. Temos uma expectativa de cerca de 20 mil visitantes, mas pela experiência que temos tido nas feiras que entregamos desde o final de 2021, deveremos superar este número”.

Confira algumas das atrações desta edição:

Expositores

Em termos de tecnologia, a TR Tron disponibilizará as opções de interruptores touch nas versões completo – que podem ser programados como dimmer, simples (on/off), paralelo, paralelo dimmer, intermediário dimmer ou pulsador contato seco relê – e pulsador, alimentados por tensão Ac (corrente alternada) ou de 24 e 12 volts (V). Os componentes possibilitam a gravação de cenas de iluminação nos diferentes cômodos, timer que simula a presença de pessoas e o desligamento automático e simultâneo de todos os interruptores.

Participando pela primeira vez do evento, a Ourolux, apresentará o portfólio de produtos incluindo, por exemplo, soluções de luminárias públicas, externas e plafons com uma nova tecnologia antichamas e proporcionará um espaço exclusivo para clientes terem experiências com iluminação inteligente.

A experiência também será a aposta da premiada Munclair, reconhecida pelo trabalho autoral e sustentável, que terá como atrações no estande, um ambiente para aguçar os cinco sentidos dos visitantes e levará, em cada dia do evento, designers renomados para apresentar seus lançamentos junto à marca. No primeiro dia, o destaque será a apresentação da linha Cindi, assinada por Hans Donner (ex-TV Globo). Na quarta (3), a nova linha Bambu, de autoria de Vinícius Laudivez, ganhará destaque. No dia seguinte, a coleção Versos, de Expedito Bezerra e no encerramento, a linha Disco com nova arandela, de criação do Erlon Tessari.

A Ilunato, loja de iluminação, apresentará em seu estande, 42 lançamentos, incluindo peças técnicas e decorativas, com destaque para a Linha Delta Plano e Ottone composta por perfil de LED contínuo de até 50 metros com difusão flexível de polímero termoplástico de poliolefina TPO, que confere alta transmitância de luz e resistência ao UV. O projeto tem inspiração minimalista e possibilidades de instalação sobreposta ou embutida.

A Decorlaser destacará a versatilidade de produtos de iluminação voltados para gamers, com wi-fi, comando de voz e assistente virtual, projetores com opções de cúpulas para diferentes ambientações, luminárias de emergência e sensores.

Design, eficiência e tecnologia serão as atrações em iluminação comercial com os portfólios de produtos de marcas como Bella Iluminação, Bronzeart LLumm, Savan, Saveenergy, Shine Opto (Suzhou) Co., Ltd., Taschibra, Tracy Led Solutions e muitas outras.

Já na área de iluminação pública soluções voltadas para o conceito de smart cities incluindo economia de custo, uso consciente, maior segurança, menor impacto ambiental e designs modernos e integração com tecnologias poderão ser encontradas no espaço expositivo que contará com marcas como CTB Iluminação, Tecnowatt, Asahi Optics Limited, AAA Top, Avant, Brightlux Advanced Lighting, Darkoo Opitcs, entre outras.

Por sua vez, a iluminação industrial também terá espaço no evento com produtos e soluções que aliam redução de custo e menor consumo, maior eficiência e ao mesmo tempo, proporcionam conforto e bem-estar, sem impactar na produtividade nos ambientes de trabalho com players importantes do setor como Conexled, Vanyluz, HGE Iluminação, GDE, DEMI, Anatools, Mega Ace e outros expositores.

Novidades em iluminação clínica e hospitalar, de emergência, cênica, subaquática, publicitária, bem como fontes de energia alternativas também estarão à disposição dos visitantes no espaço expositivo do evento, que contará com mais de 200 marcas nacionais e internacionais.

Simpoled

Organizado pela Associação Brasileira da Indústria de Iluminação (Abilux), o Simpósio Internacional de Iluminação (Simpoled) também fará parte da Expolux, com uma programação de palestras, durante os quatro dias do evento, com especialistas brasileiros e estrangeiros sobre temas variados, como tecnologia, saúde, sustentabilidade e mercado, com o objetivo de atualizar os profissionais do evento e apontar os rumos do setor.

No primeiro dia, temas como Sensores e Dimerização em espaços comerciais e industriais, com Kleiton Chochi Zembovic, gerente de desenvolvimento de produtos eletrônicos do Grupo Lumicenter Lighting; Qualidade da Luz e Leds em interiores, com Vicente Scopacasa, diretor da ConsulLed Consultoria, de Produto e Desenvolvimento da Kelving Lab e da Sociedade Brasileira de Luz e Iluminação (SBLuz); A qualidade do projeto, com Eder Ferreira, arquiteto e lighting designer na LID – Light In Design e diretor financeiro da Associação Brasileira da Arquitetura da Iluminação; Criatividade é fundamental, com Regina Barros e Mohana Barros, arquitetas e sócias-diretoras na Archidesign; e Bem-estar com luz, com a Dra. Claudia Torres, professora do curso de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) farão parte do primeiro dia do evento.

Na quarta-feira (3), ganharão destaque as palestras internacionais Iluminação em estado sólido – Leds, mudanças ainda em progresso, com Dr. Norman Bradsley, analista chefe da International Solid-State Lighting Alliance (ISA) e presidente da Bradsley Consulting; Iluminação para pessoas idosas, com Qi Dai, professor e pesquisador na Universidade de Fundan (China) e Lawrence Lin, CEO e co-fundador da StrongLED Smart Lighting (Cayman); Aplicação de Led UV na Desinfecção Ambiental, com Guobiao Lin, diretor executivo da Xiamen Intelligent Health Research e vice-diretor na Xiamen Guangpu Eletronics Ltd; Deixe o Led fazer mais tarefas de comunicação em interiores, com o Dr. Xiongbin Chen, professor no Instituto de Semicondutores (IOS) e na Academia Chinesa de Ciências (CAS); Estado e desafios da industrialização de comunicação da luz visível, com Dr. Chen Chen, diretor administrativo na Shenzhen HuaChuang Chip Lighting Technology; Soluções de iluminação inteligente, com Felipe Miasato, diretor de desenvolvimento de negócios na Tuya Smart; e Segurança de rede em Iluminação Inteligente, com Hanmin Liu, diretor de tecnologia na Shenzehen EXC-LED Technology Co., Ltd.

No último dia de evento, Arquitetura de luz e das sombras, com Ana Paula Carnelós, arquiteta e lighting designer na Acenda Projetos de Iluminação e embaixadora do movimento Women in Lighting no Brasil; Iluminação inteligente, com Edson Jacob, designer de produtos de iluminação com tecnologia Led na Interlight; Fibras óticas na iluminação em espaços clínicos e terapêuticos, com Dr. Wilson Sallouti, especialista em iluminação com fibras óticas; e Luz e saúde, com Dr. Ruy Soares, mestre em tecnologia da arquitetura com pesquisa em luz e saúde, encerram a jornada de conteúdo.

II Fórum de Iluminação Pública

Como parte da programação do Simpoled, a quinta-feira (4), terá como destaque a 2ª edição do fórum que trará as novidades sobre iluminação em diferentes espaços públicos, ponto fundamental para o conceito de smart cities (cidades inteligentes), que tem direcionado as iniciativas das gestões municipais.

Na grade temática, apresentações como o Futuro da Iluminação Pública, com Dr. Oswaldo Sanchez e pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT); Concessões de iluminação pública: Uma oportunidade aos municípios brasileiros, com Pedro Vicente Iacovino, diretor presidente da Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Iluminação Pública (ABCIP); Qualidade da Iluminação Pública, com Luciano Rosito, diretor comercial da Tecnowatt Iluminação; Telegestão, com Adalberto Battistini, responsável pelo suporte e desenvolvimento de novos negócios da Signify Latam; e a Nova Norma de Iluminação Pública, com Plínio Godoy, engenheiro, lighting designer e coordenador do Comitê ABNT-CE 003:034 – Ampliações Luminotécnicas e Medições Fotométricas – Iluminação Viária.

As inscrições para as palestras podem ser feitas antecipadamente no site www.simpoled.com.br.

Mostra Design de Luminárias

Os grandes destaques da indústria nacional em 2022, em criatividade, estética, inovação técnica, eficiência e sustentabilidade, vencedores do 8º Prêmio Design de Luminárias, da Abilux, integrarão a mostra, nas categorias luminárias de piso, teto, mesa, parede, industriais, projetor, vias públicas, incluindo praças, jardim e subaquática.

Na feira de 2018, tínhamos muitas luminárias adaptadas para o LED ou aquelas que foram desenhadas para tecnologias tradicionais e recebiam a novidade como componente. Atualmente, temos luminárias sejam técnicas ou decorativas, desenhadas com as possibilidades que o LED permite, com design de formatos, pensando na dissipação desse elemento eletrônico e o evento é a grande oportunidade de conferir esta transformação do mercado e reunir seus profissionais. É uma feira 100% com tecnologia LED, que acontece em um momento que representa uma virada de página na iluminação e início de um nova etapa”, afirma Alberto Biancalana, projetista de iluminação da Ilunato e embaixador digital da Expolux.

Mais informações e credenciamento em https://www.expolux.com.br/ .

SERVIÇO

17ª Expolux

Data: 2 a 5 de agosto de 2022

Horário: das 10h às 20h

Local: Expo Center Norte – Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo/SP