Expo Osaka: Tendências globais para o mercado de eventos

Painel destaca experiências imersivas, conexões humanas e inovação como pilares da próxima geração de encontros
Leila Bueno no Painel Expo Osaka

As tendências globais no mercado de eventos foram tema do painel Expo Osaka: estamos prontos para o futuro que vem aí, apresentado por Leila Bueno, sócia-diretora comercial da Bueno Arquitetura Cenográfica, e Rose de Paula, CEO da Expertise Group.

As executivas compartilharam impressões sobre a Expo Mundial, que começou em 13 de abril e vai até 13 de outubro de 2025, na Ilha de Yumeshima, uma ilha artificial localizada na baía de Osaka, no Japão. Com o tema Projetando a sociedade futura para nossas vidas, a convenção propõe um olhar sobre inovação tecnológica, sustentabilidade e colaboração global.

Com estrutura circular que remete à letra “O” de Osaka e simboliza a união entre as nações, a Expo abriga 191 pavilhões com a participação de 150 países. É considerada a maior construção em madeira já feita pelo ser humano.

Com a proposta de projetar o futuro, o evento apresenta tendências tecnológicas e valoriza as conexões humanas. É uma oportunidade ímpar de ver o que está acontecendo no mundo e como será o amanhã”, afirmou Leila Bueno.

A executiva explicou que visitou a Expo com um olhar investigativo, buscando compreender o que pode ser adaptado à realidade brasileira. Ela destacou a importância de criar espaços receptivos, que promovam experiências significativas e deixem um legado, espaços que façam as pessoas se sentirem verdadeiramente acolhidas.

Durante o painel, foram apresentados cases de destaque como:

  • França: projetos de cocriação com marcas icônicas como Louis Vuitton e Dior;
  • Estados Unidos: uma experiência imersiva marcante pelo uso de tecnologia e conteúdo de impacto;
  • Cingapura: destaque para a arquitetura delicada e a harmonia entre o tecnológico e o analógico;
  • Kuwait: pavilhão com imersão sensível que valoriza a cultura local por meio da tecnologia.
Rose de Paula da Expertise Group: Evento em Osaka aponta tendências

Rose de Paula chamou atenção para o pavilhão da Alemanha, exaltando suas soluções interativas. “As tecnologias de interação alemãs são ricas e surpreendentes. Cada visitante recebia um boneco ao entrar, indicava seu país e idioma, e o boneco se tornava um guia personalizado, explicando cada detalhe da experiência”, relatou.

As Expo Globais são realizadas a cada cinco anos. A próxima edição será sediada pela Arábia Saudita, em 2030.

Coletânea de mapas mentais, feito por Vanessa de Paula, que traduz os principais insights do Painel Expo Osaka


Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.