Expo Center Norte promoveu sabatina com José Serra

O encontro faz parte de uma série, promovida pelo empreendimento, que já havia recebido os candidatos do PT, Fernando Haddad, e do PRTB, Celso Russomano.

O candidato a prefeitura de São Paulo, José Serra, durante o encontro no Expo Center Norte
O Expo Center Norte, um dos maiores empreendimentos privados do turismo de negócios de São Paulo, o Expo Center Norte, realizou nesta última sexta-feira (05/10) um encontro do candidato de PSDB a prefeitura de São Paulo, José Serra, e lideranças do segmento de turismo de negócios da capital paulista.

O encontro faz parte de uma série, promovida pelo empreendimento, que já havia recebido os candidatos do PT, Fernando Hadda, e do PRTB, Celso Russomano.

Estiveram presentes ao encontro, entre outros, o presidente executivo da Ubrafe, Armando Arruda Campos Mello, que inclusive foi um dos mediadores do encontro, o presidente do Conselho da Ubrafe e CEO da Reed Exhibitions Alcantara Machado, Juan Pablo de Vera, o presidente da ABIH-SP, Bruno Omori, o presidente do Sindiprom, Dácio Bertocco, o presidente do IBEV, Rogerio Hamam, além de representantes das principais entidades do setor, entre elas a Academia Brasileira de Eventos, a Anetur.

Sergio Pasqualin, diretor geral do Expo Center Norte, abriu o encontro expondo algumas das demandas do setor. Armando Campos Mello reforçou os números do mercado, demonstrando a pujança do segmento para o setor produtivo da capital paulista.

Durante o encontro, José Serra se mostrou familiarizado com a maioria dos números do turismo de negócios em São Paulo, e se mostrou surpreso com outros, como o de mercado de formaturas. Apenas uma empresa presente ao encontro informou realizar anualmente mais de 300 formaturas, com uma média de 4 mil participantes cada. "Percebia o crescimento deste segmento específico, mas não tinha avaliado ainda o tamanho, e mais ainda, o nível de profissionalismo que ele tomou", disse.

Dentre as propostas do candidato tucano para sua gestão, caso eleito, foi o compromisso de viabilizar a construção de um novo centro de convenções na região de Pirituba, uma antiga reivindicação do setor. O presidente do Conselho da Ubrafe, Juan Pablo de Vera, aplaudiu a iniciativa, e propôs que o projeto seja batizado com o nome de Expo São Paulo.

Ainda no caminho de fornecer mais equipamentos para que o segmento possa continuar crescendo nas próximas décadas, Serra afirmou que pretende ampliar a área de exposições do Anhembi Park, retirando dali toda a parte administrativa do empreendimento. Outro ponto destacado pelo tucano é o Campo de Marte. De acordo com Serra, aquela área esta sob o domínio do Governo Federal, mas pertence a Prefeitura de São Paulo. "A Justiça já reconheceu o direito de propriedade da área para São Paulo. A posse definitiva ainda não foi concedida, mas agora é apenas uma questão de tempo", disse. "Não pretendemos mexer no aeroporto do Campo de Marte e nem nas instalações da aeronáutica ali. Mesmo assim, ainda sobra uma área enorme no local, que estamos estudando em destiná-la para o setor de turismo de negócios. Talvez a construção de um centro de convenções".

Serra aproveitou a oportunidade para tratar de outros temas, caros aos empresários do setor, como a desoneração fiscal. "Não sou contra a desoneração do setor, a redução da alíquota do ISS. Acredito na fórmula do diminuir o percentual para aumentar o volume geral de arrecadação", afirmou. Para levar o tema adiante, Serra se comprometeu a formar uma comissão, composta de profissionais da prefeitura e representantes do setor para estudar o projeto.

Um último tema abordado pelos empresários do setor durante o encontro foi a candidatura da cidade de São Paulo como sede Expo Mundial 2020. Serra se comprometeu com a candidatura, destacando a importância do evento para a cidade e os impactos que ele trará para todo o segmento. Serra defendeu a criação de um Comitê Organizador, nos moldes do COB, que viabilizou a candidatura do Rio de Janeiro como sede dos Jogos Olímpicos de 2016.

Na visão da maioria dos presentes, o encontro foi produtivo. "Com este encontro, fechamos um ciclo, no qual convidamos os principais pretendentes à prefeitura de São Paulo a dialogar e apresentar suas propostas para o nosso segmento", afirmou Sergio Pasqualin. "Creio que com estes três encontros cumprimos com o nosso papel, mostrando para os candidatos o tamanho do nosso setor, e apresentando nossas demandas".