A Experiência Barcelona Criativa foi apresentada pela Consultora da Associação Internacional de Turismo Criativo, Caroline Couret, nesta manhã. Caroline trabalha desde 2001 na Fundació Societat i Cultura, uma fundação cultural em Barcelona na qual ela é responsável pelo departamento internacional gerenciando programas, além de projetos do conselho da cidade de Barcelona (Barcelona City Council). O painel foi conduzido por Jorge Piqué, diretor, professor de língua e literatura grega. Fundador da Logosphera.com e UrbsNova, Agência de Inovação Social.
A palestrante destacou que existem semelhanças do início do projeto em Barcelona com Porto Alegre. Ela explicou que antes dos jogos Olímpicos de 1992, a cidade espanhola era cinza e sem praia. "O evento esportivo facilitou a abertura da identificação para que o destino fosse visto como turístico”.
Foi conhecendo o conceito de Turismo Criativo de Greg Richards e Crispian Raymond que ela criou o portal barcelonacriativa.info. “Procuramos aproximar pessoas locais para participar das oficinas com artistas locais e adaptamos para não se tornar um produto turístico padrão”. Com isso, são oferecidas opções personalizadas de turismo criativo. Como por exemplo, a descoberta do Bairro Habat de Barcelona, que não aparece nos cartões postais, mas que é o local onde muitos artistas vivem. “Tentamos promover o encontro dos turistas com estes artistas, para que eles possam viver um pouco desta cultura local.”
Embora não se tenha estudos sobre a visita dos turistas criativos na cidade, Carolina destacou que há uma evolução desde o início do projeto. Ela citou, ainda, exemplos de alguns turistas americanos, europeus e chineses que foram para cidade para participar das oficinas. “Temos ofertas amplas de diversas oficinas que fazemos chegar até os turistas por meio das redes sociais, ações de comunicação e campanhas de mídia, entre outros”. Com organização interna para cobrir este tipo de serviço, é possível difundir o que os turistas irão encontrar pela frente, finalizou.
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