Eventos culturais são atrativos de verão na Serra Gaúcha

As cidades de Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Picada Café e São Francisco de Paula têm oferecido programações diárias, elogiadas por visitantes e comunidade.
Canela












A estação mais quente do ano tem sido um convite aos turistas que apreciam passeios em cidades tranquilas, que proporcionam qualidade de vida aliada a alternativas de lazer para todas as idades. A Região das Hortênsias tem sido um dos destinos eleitos para viagens de final de semana e férias, especialmente com as atrações oferecidas no programa Veraneio na Serra Gaúcha. As cidades de Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Picada Café e São Francisco de Paula têm oferecido programações diárias, elogiadas por visitantes e comunidade.


Nesta última semana de janeiro, os municípios já incrementam sua agenda para não deixar ninguém parado. Gramado apresenta o Festival Internacional de Música – Gramado in Concert, que será promovido entre os dias 31 de janeiro (sábado) e 8 de fevereiro (domingo). As apresentações serão diárias, em locais como Rua Coberta, Lago Negro e Praça das Etnias. O evento proporcionará uma intensa vivência musical através de apresentações de orquestras, bandas e grupos de câmara, transformando a cidade em um imenso palco da música erudita e popular.

No Parque Histórico Jorge Kuhn, em Picada Café, haverá oficina de pandorga no sábado (31), a partir das 15 horas. No domingo (1), quem gosta de adrenalina a pedida é participar do rapel, com início às 14 horas. As inscrições devem ser realizadas pelo site www.picadacafe.rs.gov.br. As vagas são limitadas e o limite de idade é de no mínimo 16 anos. A Banda Super Star promete fazer um show para agradar a todos para encerrar o domingo, a partir das 16 horas.

Nova Petrópolis


Também no dia 31 (sábado), Nova Petrópolis prepara a Caminhada Vespertina, que ocorrerá na localidade de Linha Imperial. Já em Canela, destaques para diversos cursos. Haverá workshops de fotografia (dias 27 e 28 de janeiro e 7 e 8 de março, no Espaço 273); Oficinas de arte para Pais e Filhos (31 de janeiro, 28 de fevereiro e 7 de março, no Solar Azul do Galo Cantante) e Oficina de escultura em barro (31 de janeiro, 7, 21 e 28 de fevereiro, também no Solar), entre outros.

Confira a programação completa no site www.veraneionaserragaucha.com.br.

O PROGRAMA

A Serra Gaúcha, conhecida pelo clima mais ameno e por suas belas paisagens, quer atrair os turistas também no verão. No ano passado, Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Picada Café e São Francisco de Paula criaram e desenvolveram o programa Veraneio na Serra Gaúcha, com uma variedade de atrativos de verão. A boa receptividade da implantação do projeto pelos empresários e pelos próprios turistas levou a rede turística a repensar o projeto para que ele fosse permanente, com campanhas focalizadas nas quatro estações do ano e no Natal. A este planejamento anual deu-se o nome de Projeto Hortênsias, como é a própria marca da região. O Veraneio na Serra Gaúcha foi lançado no dia 15 de janeiro e prosseguirá até 15 de março.

Cada município, com suas particularidades, permite que o visitante faça o roteiro completo sem perder muito tempo na estrada. A vocação de Canela é para o ecoturismo. O município fica a 837 metros de altitude, tem clima subtropical, relevo diversificado, densas áreas de mata nativa e consagradas belezas naturais. São diversos parques com coleções de árvores nativas e morros com vistas imperdíveis. Deste cenário, ideal para aventuras, partem roteiros de trekking, mountain bike, jeep tour e hipoturismo.

Seguindo este roteiro de aventuras e belezas naturais, São Francisco de Paula permite um contato direto com o passado do Rio Grande do Sul. Tudo relembra a história e a cultura dos gaúchos. Os passeios a cavalo nas trilhas de matas e campos com vistas espetaculares, proporcionam que o visitante conheça um pouco da lida e da gastronomia campeira. As quedas d’água encantam pela sua beleza.

Gramado valoriza as famílias do interior, destacando sua cultura e a preservação ambiental. O tour cultural resgata um pouco da história e é feito em ônibus dos anos 50. O passeio inclui o café colonial alemão (Typisches Kaffee) preparado com cucas, geleias, pães e linguiças até os vinhos, queijos e salames caseiros fabricados pelos colonos italianos. Além de tudo isso, o agroturismo permite contemplar os vales, cachoeiras e a vegetação que embeleza o interior do município.

Nova Petrópolis conta a história da imigração alemã no Parque Aldeia do Imigrante, que reproduz uma vila, mostrando os costumes dos colonizadores. Para matar a sede depois do passeio histórico, no Biergarten é possível se deliciar com o chope feito artesanalmente. Um pouco mais adiante, na Praça da República, conhecida por estar sempre florida, o que chama a atenção é o Labirinto Verde, pois desafia os visitantes a chegarem no centro. As casas com técnica enxaimel fazem com que o turista se sinta num pedacinho da Alemanha.

O relevo montanhoso e a presença dos plátanos dão um charme todo especial ao caminho que leva a Picada Café, a Cidade dos Lírios. O respeito às belezas naturais, o cultivo de tradições e a preservação da história são características marcantes da comunidade. Cascatas, pinguelas, flores, rios e mirantes formam o cartão-postal do município, proporcionando excelentes opções de lazer ao ar livre, como caminhadas, trilhas e passeios de bicicleta.

Nas cinco cidades, são aproximadamente 18 mil leitos oferecidos por hotéis e pousadas da melhor qualidade, sem contar a rede gastronômica diversificada e especializada. O comércio local conta com os mais diversos produtos, desde artesanato, malhas e couros, até o incomparável chocolate caseiro. Para o verão, as empresas que aderiram ao Projeto Hortênsias estão com ofertas especiais para tornar o destino ainda mais atraente.

ESTRATÉGIA

Na visão estratégica, o Projeto Veraneio na Serra Gaúcha apresenta uma oportunidade ímpar, até então não posta em prática: o estabelecimento de um Fórum de Debates sobre desenvolvimento sustentável do turismo na Região das Hortênsias. Este caminho é trilhado por um gerenciamento profissional e comprometido com deliberações decorrentes de decisões claras e objetivas, e sobretudo com uma visão de desenvolvimento a longo prazo. É sem dúvida um ótimo “case” para empresários e estudantes, pois caminha no sentido de buscar a condição necessária para superar a curva de declínio comum a tantos destinos que não souberam analisar corretamente a sua condição quando estavam no auge. É preciso ter em mente que desenvolvimento sustentável não faz parte da mesma equação de crescimento desmedido e, por isso, o planejamento e a preparação se fazem tão necessários para o alcance de resultados concretos.

O evento ocorre entre os dias 15 de janeiro e 15 de março de 2015.

Picada Café


Fonte: Assessoria de imprensa