Eventos com conteúdo, mas gente sem, no mercado, atrapalha.

Fico impressionado com nosso mercado que vive a reclamar da falta de encontros onde se discuta temas relevantes, onde o conteúdo seja diferenciado e agregue valor. Aí, quando surgem eventos como o MICE, FORUM Eventos, Trends Day, o Congresso do Live Marketing e outros, cadê os caras? Aprecem? Não.

Vivi bons e significativos momentos no Congresso MICE 2016 do amigo e grande homem da Comunicação Marcelo Baranowski, convidado que fui por ele a estar lá.

Um show de conteúdo significativo, relevante e, diria eu, indispensável para quem milita, depende ou precisa do mundo das reuniões, incentivo, conferências, exposições e feiras, ou seja, dos eventos.

Fico impressionado com nosso mercado que vive a reclamar da falta de encontros onde se discuta temas relevantes, onde o conteúdo seja diferenciado e agregue valor. Aí, quando surgem eventos como o MICE, FORUM Eventos, Trends Day, o Congresso do Live Marketing e outros, cadê os caras? Aparecem? Não.

A grande verdade é que paira uma certa mediocridade de alguns players do nosso negócio, ou então uma presunção que os inspira a pensar que estão além de tudo e de todos. Só querem criar termos, escrever coisas e falar e que todos os vejam e leiam. Recusam-se a estar em encontros em que eles não sejam os protagonistas. São deuses. Ou mortais de nobre estirpe... Acham.

Como não sou e algumas pessoas também não são, estávamos nós lá para aprender, acrescentar e olha que acrescentou muito para todos.

Pena que não pude estar nos dois dias, em função de trabalho. Acompanhei presencialmente o primeiro dia e, por comentários de amigos, o segundo.

No primeiro dia, o painel de Design Thinking MICE Eventos, foi fantástico e nos fez abrir os olhos para iniciativas primordiais para que o mercado de eventos volte a ter relevância, lucratividade e especialmente respeito por parte dos clientes. Os resultados do Design Thinking foram didaticamente apresentados, com a presença, inclusive de Wilson Ferreira Jr, Presidente da AMPRO.

O Design Thinking MICE Incentivos, em seguida, teve a presença Silvana Torres, Presidente da MARK UP, Conselheira da AMPRO e Gilmar Pinto Caldeira, Honour Experiences e também Conselheiro da AMPRO e mostrou a extrema importância das ferramentas do Incentivo na consecução de resultados de venda mais relevantes.

Depois do almoço, e um bom network com vários profissionais, visita à Feira com tantos estandes significativos me lembrou os bons tempos quando as Feiras eram espaço para negócios e não para ganhar brindes.

Na volta, o painel Experiential Marketing arrebentou ao mostrar a importância das experiências sensórias, o Live Marketing, nos eventos. Projeção mapeada, a música e as performances especiais, com destaque para o do pessoal da SONG4 Produções e Junior Meirelles, fantásticos, essa quem perdeu não vai entender o que perdeu, só vendo, e ouvindo pra saber.

Para concluir, a palestra de Alicia Matheson, falando da Experiência Disney foi fundamental para se entender a importância do entretenimento e da expertise Diney.

No segundo dia, a visão do cliente, a importância dos Programas de Incentivo, as soluções digitais, o Market place, o marketing dos destinos, ah, Dubai estava lá, e muito mais coisas fizeram do evento um marco significativo de conhecimento e conteúdo para quem quer, de verdade, entender melhor nosso mercado de eventos e Live Marketing.

Quem perdeu, perdeu. Ponto.

Agora, estão abertas as inscrições do AMPRO Globes Awards, o prêmio do Live marketing da AMPRO. Reformulado, o prêmio ganha mais relevância.

As categorias este ano, sob o comando do nosso Chairman Celio Aschar, estão muito mais fáceis de se entender e inscrever, inclusive, com menores custos.

MELHOR AÇÃO DE COMUNICAÇÃO INTEGRADA, EXPERIÊNCIA EM EVENTOS, AÇÃO PROMOCIONAL, ATIVAÇÃO EM LIVE MARKETING, CAMPANHA DE INCENTIVO, AÇÃO DE TRADE MARKETING, USO DE MARKETING DIRETO, USO MARKETING DIGITAL, IDEIA OU CONCEITO INOVADOR, DESIGN EM AÇÕES DE LIVE MARKETING e AÇÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL são as categorias.

Melhor, o critério de escolha dos profissionais do ano deixa de ser por votação de nomes indicados e passa a sair da relação dos cases premiados. Quem tem seu nome em mais cases premiados soma pontos e é premiado também.

Além disso, os premiados nas Regionais do Prêmio (Sul/Sudeste; Norte/Nordeste e Centro-Oeste e São Paulo e Interior) estão automaticamente classificados para o Nacional, com chances de chegar ao Mundial.

O mais importante prêmio do Live Marketing está aí para quem quer se destacar no mercado, entre seus pares e players e, claro, com seus clientes. E participar da premiação e estar ao lado dos principais profissionais e donos de Agência do setor.

Mas, tá ruim, né. Tem crise. Não aparece nada de interessante, Não tem eventos relevantes e com conteúdo no mercado. Um marasmo... Mi mi mi mi...

Aí, que chato. Vou deprimir. Não né.

Vamos seguir em frente, vislumbrando oportunidades de crescer e conhecer gente.

Porque eventos de conteúdo temos. O que falta, de verdade, é gente com conteúdo no nosso mercado. Conhece gente assim?