O produto é maravilhoso, vendável, de boa qualidade e preço adequado. Será que isso é o suficiente para que seja um sucesso logo de início? Não. Falta uma ação fundamental para determinar como será a primeira impressão do mercado: o evento oficial de lançamento. E para que ele aconteça como deve ser, alguns detalhes são cruciais.
O local do evento de lançamento deve ser escolhido com bastante critério. É importante que tenha dimensões adequadas e boa localização, estrutura, inclusive com facilidade para estacionar. Além disso, é indicado optar por um espaço que tenha a ver com o produto a ser lançado, pois ajuda a harmonizar a ação.
É preciso considerar também que num evento tudo comunica. E que essa comunicação deve ser inteiramente alinhada ao produto em destaque e em uma linguagem adequada ao público a que se destina. Isso inclui, por exemplo, a gastronomia da festa. Produtos classe A pedem menus classe A e assim por diante.
E como a exposição do produto é o centro de tudo, deve ser planejada nos mínimos detalhes. A iluminação é uma excelente ferramenta para valorizar o item, com e sem embalagem, assim como a utilização de recursos audiovisuais.
Aliás, incrementar uma festa com atrações é sempre bom. Mas aqui vale um cuidado: adotar atrações que, de alguma forma, estejam relacionadas com o produto. Por exemplo: cai bem uma sessão de beleza durante um lançamento de cosmético.
Outro ponto importante é contar com uma equipe de apoio experiente, o que ajuda muito a ter tranquilidade no momento da ação. Dispensar um staff qualificado achando que é possível cuidar de tudo é uma má ideia e pode gerar transtornos.
Os materiais a serem entregues aos participantes também pedem atenção especial. A distribuição de impressos e/ou mídia digital de boa qualidade é um complemento importante em qualquer lançamento. Brindes também caem muito bem e devem ser relacionados ao produto. Melhor ainda se puder ser o próprio.
*Roberta Sabeh, formada em publicidade pela Faculdades Integradas Alcântara Machado, é gerente de marketing do Espaço Rosa Rosarum (www.rosarosarum.com.br).

Comentários