A Eventbrite, plataforma líder global em tecnologia para eventos, que ajuda a potencializar mais de 2 milhões de eventos ao redor do mundo todos os anos, realizou um estudo recente sobre tendências e insights de marketing para eventos. Entre muitos resultados convincentes e interessantes, a pesquisa que contou com 1485 respondentes, descobriu que 94% dos organizadores de eventos usam as redes sociais para melhorar o marketing de suas festas, feiras, espetáculos e cerimônias.
O apoio da assessoria de imprensa para divulgação aparece em segundo lugar (45%), seguida por e-mail marketing (42%).
Aprimorar o marketing de seus eventos é uma constante preocupação de quem lida com organização de eventos, bem como aumentar e consolidar sua presença nas redes sociais. A maioria dos organizadores que participaram da pesquisa é produtor autônomo, que busca espaço para montar peças teatrais, performances, danças, exposições, festas, shows, exibições de filmes/curtas e workshops.
Outra conclusão do estudo é que 80% dos organizadores acreditam que plataformas de gerenciamento online ajudam a promover o evento. O principal motivo é oferecer mais opções de pagamento ao cliente, como parcelamento, apontado por 83% dos entrevistados. A garantia de mais participantes no evento e as facilidades para gerenciamento também estão entre as razões elencadas pelos organizadores como motivadores para a venda de ingressos online, mencionadas por 55% e 53%, respectivamente.
Quanto aos participantes de eventos, 92% declaram confiar nas plataformas de venda de ingressos online e 90% adquirem entradas para eventos de Arte&Entretenimento na internet. Os principais motivos alegados são a praticidade oferecida pela integração com as redes sociais, garantir a presença no evento e evitar grandes filas nas portas no grande dia.
Ainda que apenas 49% dizem comprar ingressos pelo celular, as tendências apontam para o crescimento das vendas de ingressos e outros produtos por smartphones. Mais de 65% afirmam ter confiança em realizar pagamentos usando dispositivos móveis. A maioria dos participantes leva em consideração o site oficial do evento no momento da compra. A Eventbrite, por exemplo, oferece aos organizadores de eventos um hotsite gratuito otimizado para todos os dispositivos móveis, que permite aos participantes a compra de ingressos com segurança pela web, através de tablets ou qualquer smartphone.
Entre os respondentes, 82% dizem frequentar shows; 67% assistem filmes/curtas 60% vão a peças teatrais. A geração compreendida pelo estudo, além de valorizar experiências, também investe mais tempo e dinheiro em atividades capazes de oferecer momentos únicos. Por essa razão, quase metade dos entrevistados frequenta eventos de 5 a 10 vezes por ano, incluindo festivais, shows, cinema, festas, exposições e teatros.
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