Estudo AUMA “O valor agregado das visitas a feiras comerciais: como as viagens individuais são evitadas”

As feiras comerciais contribuem para a proteção do clima e a sustentabilidade ao reunir contatos comerciais em um só lugar, reduzindo viagens adicionais. Este estudo fornece insights valiosos para empresas e formuladores de políticas, destacando a importância das viagens de negócios no setor de exposições e promovendo práticas mais eficientes e sustentáveis.
Prefácio

A mobilidade é crucial para uma convivência social e econômica saudável. Somente quando as pessoas se reúnem, um entendimento crescente, uma percepção mais profunda e oportunidades para novas colaborações podem ser obtidas. As viagens de negócios desempenham um papel fundamental na economia global: contribuem para a construção de confiança entre parceiros, são essenciais para a manutenção de relações comerciais e para a abertura de novos mercados, além de promoverem a troca de conhecimento e experiência com clientes, universidades, instituições de pesquisa e outros parceiros.

As feiras comerciais facilitam viagens de negócios eficientes. Este foi o tema do estudo realizado em parceria com o Professor Dr. Harald Zeiss, chefe do Instituto de Turismo Sustentável da Universidade de Ciências Aplicadas de Harz, e a Associação da Indústria de Feiras Comerciais Alemã (AUMA). Na primeira metade de 2024, investigaram como os visitantes de feiras internacionais na Alemanha conduzem suas atividades comerciais. O estudo analisou a pesquisa de quase 3.000 participantes, uma das mais abrangentes dos últimos anos, e destacou o alto valor agregado das visitas a feiras comerciais, que permitem agrupar diversas atividades comerciais em torno das datas dos eventos, reduzindo a necessidade de viagens individuais adicionais. Apesar dos benefícios, ainda há potencial para aprimorar o planejamento das feiras comerciais e a logística de viagem ecológica.

Resumo Executivo

A Alemanha é o principal destino mundial de feiras comerciais. Com mais de 70 centros de exposições entre o Mar do Norte e o Lago de Constança, organiza uma média de 330 feiras comerciais por ano. Em 2023, dois terços das empresas expositoras e um terço dos visitantes vieram do exterior, destacando a internacionalização do setor.

As feiras comerciais são essenciais para a troca de negócios e a economia global, promovendo um alto nível de eficiência nas interações comerciais. Em 2023, 166 das 320 feiras na Alemanha foram classificadas como internacionais ou nacionais. Cerca de um terço dos visitantes eram estrangeiros, majoritariamente da Europa (55% da União Europeia e 19% de outros países europeus). Aproximadamente 25% dos visitantes vieram de fora da Europa, principalmente da Ásia Central e Sudeste Asiático (11,3%) e da América do Norte (4%). Entre os expositores, 65% eram internacionais.

Os viajantes de negócios fazem contatos essenciais nas feiras comerciais. Segundo a análise de 2024 da Associação Alemã de Gestão de Viagens (VDR), há uma tendência de redução no número de viajantes enviados por empresas, enquanto as viagens são prolongadas para agregar mais eventos e compromissos, tornando-as mais eficientes.

Principais Conclusões

1. Eficiência nos Contatos Comerciais: Em média, cada visitante de feira comercial realizou 13,1 contatos comerciais por dia, evitando aproximadamente 5,1 viagens separadas. O número de contatos variou entre 10,1 e 29,2 por dia, conforme o evento.

2. Internacionalização: Visitantes internacionais estabeleceram 17,8 contatos comerciais por dia, enquanto visitantes nacionais fizeram 10,8. Entre os visitantes internacionais, 40,1% dos contatos evitaram viagens adicionais, em comparação com 33% para os visitantes nacionais.

3. Eficiência nas Viagens: Passageiros aéreos tiveram uma média de 17,6 contatos e evitaram 7,7 viagens, enquanto os que viajaram de carro fizeram 12,3 contatos e evitaram 4,7 viagens. Os visitantes da América do Sul e Central (11,6 viagens evitadas) e do Oriente Médio (11,3) tiveram o maior impacto na redução de deslocamentos extras.

4. Relevância das Interações Pessoais: 61% dos contatos comerciais não poderiam ter sido realizados com a mesma qualidade em formato digital. O networking (65,7%) e as reuniões informais com clientes (62,7%) foram os menos substituíveis digitalmente.

5. Sustentabilidade: 45% dos visitantes planejam compromissos adicionais junto às feiras para aumentar a eficiência da viagem. Mais de um quarto (28%) combina a visita à feira com compromissos de negócios adicionais, e 17% a associam a estadias privadas. 56% dos entrevistados consideram fatores ecológicos no planejamento de viagens, e 60% das empresas adotam práticas sustentáveis ao planejar feiras comerciais.

Conclusões e Recomendações

1. As feiras comerciais devem reforçar seu papel como plataformas eficazes para contatos comerciais internacionais, promovendo sua capacidade de reduzir viagens individuais.

2. Os visitantes internacionais se beneficiam significativamente das feiras comerciais, pois realizam um maior número de contatos e evitam mais viagens adicionais.

3. Oportunidades informais de networking devem ser incentivadas, pois são menos substituíveis digitalmente.

4. As ferramentas digitais devem complementar as feiras comerciais para ampliar seu alcance.

5. Devem ser promovidas opções de viagem e hospedagem sustentáveis para atender às expectativas ambientais dos participantes.

Perspectivas 

As feiras comerciais contribuem para a proteção do clima e a sustentabilidade ao reunir contatos comerciais em um só lugar, reduzindo viagens adicionais. A localização da Alemanha na Europa Central fortalece seu papel como hub global para feiras comerciais, oferecendo oportunidades para negócios nacionais e internacionais.

Este estudo fornece insights valiosos para empresas e formuladores de políticas, destacando a importância das viagens de negócios no setor de exposições e promovendo práticas mais eficientes e sustentáveis.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.