O Espaço LGBT+ Diversidade presente há 15 anos no Festuris, reforçou, na edição de 2025, a missão do evento de promover debates qualificados, ampliar a visibilidade de iniciativas inclusivas e impulsionar negócios ligados ao turismo voltado para diversidade. Em uma edição marcada pela expansão de conteúdos e pela presença de especialistas nacionais e internacionais, o palco recebeu uma programação intensa nos dias 7 e 8 de novembro, reunindo profissionais, destinos, lideranças comunitárias e representantes governamentais.
O primeiro dia de atividades do palco foi marcado por reflexões sobre inclusão, identidade e novas formas de pensar o turismo, com os painéis “Turismo e diversidade em todas as camadas”, reunindo Jeane dos Anjos, Bertha Zanatta, Charlene Voluntaire e o Cacique Felisberto; “Colômbia, o País da Beleza”, com Lorenza Cortés; A temática do Afroturismo, com Fabiana Oliveira (MTur) e Natalia Araújo de Oliveira; “The Future of LGBTQ+ Tourism”, com Ed Salvato; “Pride Peru Travel”, com Jimmy Mendoza e, por fim, o Cacique Felisberto Cupudunepá voltou ao palco com “Aldeias que Encantam: O Turismo de Base Comunitária dos Balatiponé”, evidenciando a potência do turismo indígena como ferramenta de preservação cultural e desenvolvimento sustentável.
No sábado, o Espaço LGBT+ Diversidade recebeu mais uma programação diversificada e de forte impacto para o setor. Gaio Fontella abriu o dia com a apresentação “Eventos de Diversidade”, trazendo reflexões sobre produção cultural, inclusão e o papel dos eventos na construção de ambientes mais seguros e representativos. “A feira Baile da Diversidade abriu caminhos, para mim e para os meus parceiros, para fazermos algo grandioso e isso é maravilhoso. Saber que temos espaço de acolhimento, que podemos contar com os simpatizantes, que não estamos sozinhos e que podemos sonhar e continuar trilhando nosso caminho é algo que me deixa feliz”.
Exclusivamente ao Portal Eventos, Gaio se emociounou ao falar sobre a importância da representatividade no turismo: “É uma emoção enorme estar aqui, porque a gente tem uma comunidade enorme. Porto Alegre é capital com o maior número de LGBTs e tem uma área de animação turística própria para a nossa comunidade. A gente produz arte drag, produz artesanato, tem cervejaria. Nós temos muitas forças e isso nos faz querer continuar. Tu viu que loucura,no meio da palestra, o secretário Ronaldo Santini vem nos prestigiar. Então a gente tá com muito entusiasmo. Como a Marta Rossi sonhou um dia, que o Festuris seria a maior feira de turismo, eu sonho que o Summit da Diversidade em Porto Alegre aconteça”.
Os próximos painéis contaram com Marco Antônio, que discutiu o “Turismo LGBT no MS – Abertura de Mercado e Avanços”; Jeane dos Anjos com o painel “Bahia”; Juliana Palomari, com “Miami: Orgulho em ter você por aqui!”; Álvaro Machado com a palestra “Turismo Prateado: Um novo olhar para o Turismo LGBT+ 60+”, discutindo o crescimento desse público e a importância de oferecer experiências seguras e respeitosas para viajantes mais velhos e enecrrando o dia, Pedro Rosinha e Martha Rosinha conduziram o painel “Potencial do Turismo voltado para pessoas com deficiência”, ampliando o debate sobre acessibilidade e reforçando que diversidade também passa por inclusão plena e universal. Ainda no sábado (08) ocorreu a entrega simbólica do Troféu Cores do Turismo à Antonietta Varlese, da Accour.
Diego Cândido, embaixador do Miss Universe Trans Brasil (MUT), franquia internacional com selo no Brasil que visa colocar as pessoas trans e travestis na vitrine em termos de representatividade e de direitos, falou sobre as demandas trabalhadas dentro do concurso de beleza MUT e o Inclusive Wine, marca de vinhos e espumante, na qual é embaixador, também. “A nossa pauta LGBT é sobre o amor, é sobre a inclusão. O concurso de beleza não é apenas um concurso, é beleza com propósito, porque existe um trabalho social por trás. Já a marca de vinhos, é produzida por 10 mulheres, então já começa a inclusão por aí. Além disso, o vinho não busca elitizar, mas sim, ser acessível, por isso, o valor é melhor, para que todos possam comprar. E a Inclusive Wine é um apoiadora do MUT, além da parceria com a Feira Baile, do Gaio. Nós não temos muito apoio, então, fazemos essas conexões para agregar e para nos ajudar. Nos apoiamos e colocamos a mão na massa juntos”.
Clovis Casemiro, representante da Associação Mundial de Turismo LGBT (IGLTA) esteve no espaço durante a feira e celebrou, através de seu perfil oficial do Instagram, os avanços conquistados pela causa. “A gente teve uma evolução no Turismo LGBT muito forte, e eu estou muito orgulhoso do nosso espaço na feira. Colocamos o Turismo LGBT+ na vitrine do Festuris, trazendo junto o Afroturismo, Etnoturismo e Turismo Acessível, juntando todos os esforços possíveis para ampliar a participação da diversidade humana na feira”, publicou.
Com dois dias de conteúdo profundo, diverso e estrategicamente estruturado, o Espaço LGBT+ Diversidade do Festuris 2025 reafirmou seu papel como plataforma essencial para troca de experiências, fortalecimento de políticas inclusivas e expansão de oportunidades de negócios. Os debates mostraram que o turismo LGBTQIA+ é um dos segmentos mais promissores e inovadores do setor, com potencial para transformar destinos, qualificar serviços e promover impacto social positivo.
Confira algumas imagens por Portal Eventos:

Comentários