Pavilhão cheio e clima positivo para negócios. Essa foi a sensação de quem visitou a 35ª Escolar Office Brasil, realizada no começo de agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo. Considerada a principal feira B2B da América Latina dos setores de papelaria, materiais escolares, de escritório e organização, ela recebeu em quatro dias de evento 22 mil visitantes, 40% a mais do que em 2022, com o varejo representando 66% da visitação total, comprovando que o mercado está aquecido e com um cenário favorável para a indústria brasileira.
Um dos destaques dessa edição foi a tradicional Rodada de Negócios, que reuniu em um espaço privativo 65 empresas vendedoras e 26 compradoras. A expectativas é que as reuniões e acordos fechados nesta programação gerem mais de R$12.502 milhões em volume de negócios nos próximos 12 meses.
“O sucesso de público e os resultados da Rodada de Negócios desta Escolar Office mostram que o segmento de papelaria está se reestruturando e acompanhando as mudanças de mercado, por meio da criação e oferta de soluções para as novas demandas que surgiram depois da pandemia. A feira existe para gerar bons negócios e, neste ano, atingimos esse objetivo com bastante êxito!”, afirma Fernando Ruas, diretor de negócios da Francal Feiras.
Êxito percebido pela estreante Desko Company. “Estou muito feliz em ter participado da Feira Escolar. Depois de uma grande ressignificação do mercado de papelaria, a Feira se reestruturou, mudou a estratégia, engajou muitos fabricantes e atraiu um público recorde de visitantes. Graças ao seu conteúdo e grande visibilidade para além do espaço físico, acho que eu não poderia ter tido decisão mais assertiva do que lançar minha marca de papelaria cool e descolada nela. Os varejistas estão sedentos por produtos diferenciados e ficaram encantados com a nossa proposta!”, comemora Andrea Medeiros, proprietária da marca.
Para a Maped Brasil, a Escolar Office serviu como uma vitrine para apresentar as novidades do portfólio, como o lápis de cor que não precisa apontar e dura até dez vezes mais que o tradicional. Para João Luiz Oliveira Souza, diretor geral da empresa, “esta edição da Escolar Office Brasil foi extremamente promissora, superando nossas expectativas. Percebemos a presença de um público bem diversificado apostando no segmento como um todo. Recebemos visitas de lojas e marcas muito importantes, tanto de São Paulo como de todo País, então agora, nossas prospecções estão muito positivas e nos trarão importantes resultados daqui para frente. Estamos muito felizes!”.
Para a Tekbond, a feira foi um ótimo espaço para conquistar novos clientes e garantir a perenidade da marca. “Esse evento não apenas abriu portas imediatas para negócios frutíferos, mas também estabeleceu bases sólidas para colaborações de curto, médio e longo prazo. Estamos entusiasmados com o crescimento exponencial, que isso trará para a nossa empresa e ao nosso prestígio no segmento da papelaria", afirma Eduardo Mano, diretor de marketing.
O sucesso de público surpreendeu até marcas tradicionais, como a Tilibra. "A Escolar Office Brasil 2023 surpreendeu a todos pelo número de clientes que visitaram o evento durante os dias. Conversando com os clientes percebemos que estão otimistas em sua grande maioria e acreditam que o resultado será melhor do que o ano anterior, em termos de faturamento. O evento é muito importante para todos os expositores pois possibilita recebermos, em um único espaço, clientes do Brasil inteiro e do Mercado Externo”, comemora Antonio Jorge, diretor de estratégia de negócios da Tilibra Brasil.
Já Fabio Hoffmann, diretor-presidente da Culturama, viu na Escolar Office uma excelente oportunidade de expandir os negócios para outras praças. “Além de recebermos nossos maiores clientes no estande, fechamos grandes negócios e tivemos a oportunidade de atender também clientes que têm sede em locais mais distantes e que não conseguimos visitar com tanta frequência. O crescimento da Feira Escolar é notório e ficamos muito satisfeitos com nossa participação”.
Outro destaque foi a visibilidade ao mercado de organização e ampliar no ponto de venda a oferta de produtos focados no tema, gerando ganhos para todo o ecossistema – expositores, lojistas e personal organizers. “A Feira Escolar, este ano, foi surpreendente! Nós pudemos abrir novos clientes. Foi muito bom encontrar clientes parceiros. Ficamos muito felizes em apresentar as nossas novidades, trocar experiências e fazer negócios, obviamente. Participar da Feira Escolar também significa participar do nosso mercado, é uma forma de apoiarmos, valorizarmos e nos posicionar no segmento. Eu acredito no nosso mercado, por isso eu invisto”, afirma Tayara Sihnel Kennerly, diretora comercial e de marketing da Dello.
Além do recorde de visitantes, Fernando Ruas também comemora o aumento no número de expositores, de 138 em 2022 para 190 em 2023, com lista de espera de aproximadamente 30 marcas interessadas em participarem da edição de 2024, além do retorno de grandes players ao evento. “Para o próximo ano, prepararemos uma nova configuração da feira para abraçar todas as empresas que quiseram estar conosco, mas que não foi possível por uma questão de espaço físico”, adianta Ruas. “Queremos que todos se beneficiem das vantagens de reunir em um só lugar, durante quase uma semana, todas as marcas e compradores do segmento”.
Confiram imagens de espaços de alguns expositores presente na Escolar 2023
Imagens: Polly Eventos

Comentários