Se por um lado o boom de leitos dos últimos anos levou à retração, por outro, a retomada recente da ocupação e a necessidade de ser mais eficiente impulsionaram a busca por inovação no meio hoteleiro de forma muito consistente, o que deu a tônica atual da feira, organizada pela Reed Exhibitions Alcantara Machado.
A área da Equipotel que mais cresceu foi justamente a que reúne empresas de tecnologia com soluções de gestão de hóspedes, processos e reputação de hotéis. "Fizemos um esforço para trazer empresas com soluções que possam aprimorar a experiência do hóspede", disse na abertura do evento o vice-presidente comercial, Paulo Octávio Almeida. Muitos expositores relataram que estão consolidando vendas em 2018 junto a pequenos e médios hoteleiros, que perfazem 80% dos 31,3 mil meios de hospedagem brasileiros identificados em 2016 por pesquisa do IBGE.
Houve até casos de empresas que se reinventaram e hoje exploram oportunidades junto a hóspedes e à concorrência. O Grupo Nóbile, por exemplo, a quarta maior rede hoteleira do País, destacou na feira uma plataforma tecnológica para a gestão de compras e outros processos que integra fornecedores e canais de vendas, serviço pelo o qual o hoteleiro paga um percentual de acordo com o uso e só se usar, num claro exemplo de economia compartilhada. A empresa disse que 64 hotéis de médio e pequeno porte já adotam a solução e a meta é chegar a 100 até o fim do ano. Da Equipotel, saiu com mais de 60 leads e 30 cartas de intenção de compra assinadas, segundo o diretor de vendas estratégicas, Diego Garcia. "No começo, o hoteleiro era resistente, pois nos vê como concorrentes, mas com o tempo ele entende o benefício e a adesão é cada dia maior", explica.
A Omnibees expôs uma solução de gestão de reservas que calcula a taxa ideal de overbooking com base em dados de inteligência artificial e de vendas de sites de reservas da internet, numa estratégia eletrônica para baixar ao máximo o nível de vacância do estabelecimento. A empresa fez 28 novos contratos na feira, todos com pequenos e médios hotéis. "Notamos que o investimento em tecnologia por parte do hoteleiro não se dá pela recuperação do setor, que está em curso, a modernização se dá para a recuperação", declarou a vice-presidente, Melanie Teixeira. A Vega trouxe uma solução de gestão de avaliações de hóspedes no Trip Advisor e em outro sites, também bastante procurada por pequenos e médios por economizar o trabalho de até duas pessoas.
Mas não foi só na parte de tecnologia que a Equipotel inovou. A mostra teve uma grande renovação. Em 2018, do total de 236 expositores, 116 foram empresas estreantes. Trinta e cinco receberam da organização o Selo Hospitalidade, em reconhecimento às inovações apresentadas, num claro esforço de destacá-las ao visitante. A Makita, que trouxe um robô aspirador de pó, e a Husqvarna, que destacou um robô cortador de grama elétrico e sustentável, estão entre as empresas contempladas, assim como muitas outras, de soluções não tão tecnológicas, mas de igual impacto na eficiência da operação.
A experiência do hóspede, contudo, foi até mais enfatizada que a tecnologia em boa parte dos estandes e na programação de palestras. Depois de sete anos ausente da feira, a organização trouxe o espaço Hotel Design, com propostas de diferentes arquitetos para as principais áreas de um hotel, além do Spa Conceito, patrocinado pelo expositor Roca. Segundo o curador das mostras, o arquiteto Sérgio Oliveira, o objetivo é mostrar que é possível ter um hotel bem decorado sem gastar muito, proporcionando ao hóspede diferentes experiências sensoriais.
A Associação Brasileira de Motéis também trouxe o Hotel Design, uma proposta arquitetônica que busca agregar ao motel conceitos mais elaborados de hospitalidade, distante do estereótipo erotizado. Para o presidente da entidade, Felipe Martinez, a mostra é um exemplo de como o segmento moteleiro está se profissionalizando para dar ao seu hóspede uma experiência de valor agregado. Martinez, aliás, foi empossado em cerimônia realizada na feira e disse que a entidade vai continuar a trabalhar com ações no sentido de melhorar imagem dos motéis e consolidá-los como opção de hospedagem.
Nos planos dele estão ações como o Chefe no Motel, que oferece ao frequentador uma experiência gastronômica inclusa na estadia, além de campanhas de atração de hóspedes similares às realizadas pelo varejo eletrônico. O dirigente também pretende aproximar a entidade de universidades para desmistificar o motel como equipamento hoteleiro secundário e referenciá-lo como um bom lugar de trabalho para os futuros profissionais do setor.
Ainda durante a feira, a Reed Exhibitions Alcantara Machado e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-Nacional) anunciaram a realização conjunta do Congresso Nacional de Hotéis (Conotel) e da Equipotel Regional 2019 em Goiânia, nos dias 8 e 10 de maio, em continuidade aos eventos realizados em Fortaleza no primeiro semestre.
"Nossa expectativa é positiva a ponto de anteciparmos o lançamento e o planejamento dos eventos que serão realizados em Goiás", afirmou o diretor da Equipotel, Gustavo Binardi. De acordo com o executivo, a proposta da Equipotel Regional é aproximar a cadeia hoteleira de Goiás com fornecedores de todo o País e fomentar a geração de negócios, levar conteúdos e pôr os hoteleiros goianos e do Centro Oeste em contato com as inovações mais recentes do setor, assim como na Equipotel da capital paulista realizada todos os anos.
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