Entrevista com Marta Gomes, vice-diretora da Divisão Comercial da Viparis: a reconexão dos eventos na França

A Viparis acolheu recentemente o centro europeu do Congresso ICCA 2021 no seu Palais des Congres D'Issy.

Marta-Gomes

Marta Gomes, vice-diretora da Divisão Comercial da Viparis, conta como a empresa resistiu à pandemia e oferece alguns insights sobre como a Viparis está posicionada para a retomada dos negócios.

Sofremos um forte impacto na nossa atividade tanto em 2020 como na maior parte de 2021, com encerramentos e bloqueios de locais, o que significou uma perda de volume de negócios superior a 75%. Muitos eventos foram cancelados ou adiados para anos futuros. Houve algum apoio do governo, o que nos permitiu manter nossa equipe durante esse período de inatividade.

Nossa primeira prioridade na preparação para a reabertura foi garantir a segurança de nossos visitantes, expositores e organizadores. Nosso protocolo sanitário Safe V, auditado pelo Bureau Veritas, foi introduzido em nove locais no verão. Os eventos estão autorizados desde 9 de junho e o nosso primeiro foi para a Sociedade Francesa de Medicina Intensiva, uma forte mensagem ao governo sobre a importância dos eventos presenciais para educar médicos e enfermeiros sobre os tratamentos mais recentes.

A combinação de altos níveis de vacinação e o Passaporte de Saúde fez com que os eventos pudessem ocorrer novamente de forma rápida e segura.

Durante o segundo semestre de 2021, a Viparis terá recebido quase tantas feiras (100) e conferências (40) quanto no mesmo período de 2019, com uma média de 30% menos visitantes. Prevemos um ramp-up gradual ao longo de 2022 e as Olimpíadas de Paris terão repercussões positivas em 2023/24.

Estamos emergindo em um mercado muito diferente. Como você vê os desafios futuros para os negócios internacionais?

MARTA GOMES - Não voltaremos aos negócios como de costume – a experiência de eventos virtuais para a maioria dos organizadores afetou como eles estão planejando seus eventos futuros. Nosso objetivo é ajudar nesse período de transformação, para tornar seus eventos mais híbridos, envolventes e mais sustentáveis.

Construímos estúdios de gravação em cinco de nossos espaços no centro da cidade. Esses espaços agora estão sendo convertidos em salas híbridas, onde podemos capturar conteúdo enquanto hospedamos uma audiência ao vivo simultaneamente. Temos diferentes pacotes para diferentes orçamentos: desde soluções móveis simples até instalações de serviço completo, incluindo telas verdes ou opções de realidade estendida.

Continuámos a investir para que os nossos espaços sejam lugares onde as pessoas possam ter uma experiência memorável e autêntica. Lugares com arquitetura interessante, onde comemos e dormimos bem, e onde nos conectarmos com a natureza é essencial..

Um exemplo perfeito disso é o novo Pavilhão 6 da Porte de Versailles, inaugurado em novembro de 2019. Oferece 16.000 m² de espaço livre de pilares flexíveis para receber todos os tipos de eventos. A entrada espetacular foi projetada pelo arquiteto francês Jean Nouvel, vencedor do prêmio Pritzker, e é composta por serpentinas luminosas que podem ser personalizadas para cada evento. No telhado está a maior fazenda urbana da Europa.

Outro é o Cnit Forest, um espaço que abrirá na primavera de 2023. Projetado por François Schuiten, é um espaço que combinará tecnologia e natureza na forma de árvores digitais.

Como está sua relação com seus parceiros organizadores agora?

MARTA GOMES - Eventos virtuais e híbridos eram novidade para todos, e publicamos um Guia de eventos híbridos no verão de 2021, para ajudar nossos clientes a pensar em todas as etapas necessárias, incluindo estudos de caso e práticas recomendadas de eventos que organizamos.

Usamos nosso acelerador de inovação, French Event Booster, como fonte de inspiração, conectando clientes com startups.

Com a conferência COP26 focada em questões de sustentabilidade, como a Viparis está abordando essa questão?

Somos a cidade do acordo de Mudanças Climáticas de Paris assinado em Le Bourget, um local da Viparis, em 2015. Todos os nossos locais foram certificados ISO20121 desde então e a Viparis está comprometida com eventos sustentáveis por meio de sua política Better Events 2030. A Viparis pretende reduzir sua pegada de carbono em 50% em todos os seus ativos e 33% no frete até 2030.

Quais são as atrações/fortalezas duradouras de Paris como destino de conferências?

MARTA GOMES - O grande trunfo de Paris é sua capacidade de mobilizar um grande público. Paris não é apenas uma cidade com patrimônio e arte de viver incomparáveis, é também uma cidade de inovação e líder em termos de sustentabilidade.

Fonte: CONFERENCE & MEETING WORLD DIGITAL. Publicado por PORTAL EVENTOS sob licença MASH MEDIA. Direitos Reservados. Original: clique aqui.