Visando a facilitação do processo de entrada de estrangeiros no Brasil como forma de incentivar o turismo nacional, a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) vem trabalhando pela regulamentação de uma lei que estabelece procedimento alternativo para a concessão de visto de turismo a estrangeiro, tornando possível a obtenção do documento por meio eletrônico. Ontem, o presidente Alexandre Sampaio esteve reunido com o ministro do Turismo Henrique Eduardo Alves para tratar do assunto.
O presidente da federação lembra que estamos às vésperas das Olimpíadas e que, em tempos de crise econômica, é preciso incentivar a vinda de turistas estrangeiros para fomentar a economia no país. “O ministro foi receptivo à nossa demanda. Agora só depende do governo. Estamos otimistas”, informou Alexandre Sampaio.
A Lei é oriunda de um projeto de lei do deputado federal Carlos Eduardo Cadoca (PC do B/PE), com quem Sampaio também esteve reunido nesta semana para tratar do assunto. O parlamentar também faz parte da Frente Parlamentar pela Qualidade da Hotelaria Brasileira na Câmara. “O deputado Cadoca é um grande parceiro do turismo nacional e está sempre trabalhando para fomentá-lo”, declarou Sampaio.
O ministro do Turismo, Henrique Alves, também recebeu nesta quarta-feira (29) o presidente da Associação Brasileira de Indústria de Hotéis (ABIH), Enrico Fermi, para tratar da agenda prioritária do setor hoteleiro. Entre as pautas tratadas, destacam-se o financiamento do setor, a necessidade de facilitação do visto para entrada de estrangeiros no país, a qualificação dos profissionais ligados à atividade e a legislação a respeito da arrecadação de direitos autorais nos hotéis.
“O setor hoteleiro é um dos segmentos com maior potencial na geração de empregos no país. É importante não só investir nesse setor, mas também capacitar seus profissionais para receber cada vez melhor brasileiros e estrangeiros”, disse Alves. O ministro ressaltou, ainda, a importância de investir em qualificação para fortalecer o setor para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos.
Henrique Alves se comprometeu com Fermi a criar uma agenda para avançar na resolução dos problemas do setor. Atualmente, o Brasil conta com cerca de 28,5 mil meios de hospedagem, sendo 93,4% considerados independentes. Os hotéis de pequeno porte – com até 50 apartamentos – representam 72% desse total, o que reforça a necessidade de fortalecimento dos investimentos nesse setor.
Comentários