Representantes de órgãos oficiais estaduais de Turismo das cinco macrorregiões brasileiras estão reunidos em Brasília para o 9º Encontro Nacional dos Interlocutores Estaduais do Programa de Regionalização do Turismo Roteiros do Brasil, o termina hoje (8). O primeiro dia do evento é dedicado ao balanço do Salão do Turismo 2008 e ao início da mobilização dos interlocutores estaduais para o 4º Salão do Turismo, que ocorre no ano que vem.
Segundo o ministro interino do Turismo, Airton Pereira, a principal estratégia para o próximo Salão será o aumento dos investimentos na Área de Comercialização, cuja criação foi a novidade da edição deste ano. "O grande propósito desse encontro é fortalecer a atuação da rede e começar a trabalhar pelo futuro do setor. No Salão 2008 tivemos um sinal de que o turista se sentiu mais motivado a empregar o seu dinheiro viajando. Por trás disso está o nosso empenho em fazer uma boa comercialização", diz Pereira.
Na avaliação do ministro em exercício, a política de turismo regional é sólida no país, o que desperta para um novo momento. "O turismo regional já tem condições de disputar turistas com outros mercados e até com outros produtos. Daqui pra frente, precisamos ser capazes de competir também com os atrativos dos destinos internacionais. Os próximos anos são decisivos".
O 9º Encontro Nacional dos Interlocutores Estaduais do Programa de Regionalização do Turismo termina amanhã (08), quando serão discutidas as estratégias operacionais do Programa de Regionalização do Turismo (PRT) para o segundo semestre de 2009.
Lançado em abril de 2004, o PRT é um programa estruturante do Ministério do Turismo que funciona sob gestão descentralizada, coordenada e integrada por instâncias da União, estados e municípios. Nos encontros nacionais, os responsáveis pela implementação do programa nos estados e no Distrito Federal discutem caminhos para alinharem-se à política nacional do setor.
Serviço
Local: Hotel Sonesta
Endereço: SHN Quadra 05, Bloco B- Brasília
(JA)
Comentários