Encontro discute novas formas de receita para Conventions

Conventions de Porto Alegre, Caxias do Sul, Gramado e Pelotas participaram no mês de setembro, em Bento Gonçalves, de uma oficina que teve por finalidade detectar novas fontes e formas de obtenção e de incremento de receitas na captação de eventos e na consolidação do destino.

Representantes de CVBs do Rio Grande do Sul
Conventions de Porto Alegre, Caxias do Sul, Gramado e Pelotas participaram no mês de setembro, em Bento Gonçalves, de uma oficina que teve por finalidade detectar novas fontes e formas de obtenção e de incremento de receitas na captação de eventos e na consolidação do destino. A ação vem sendo realizada em vários estados brasileiros.

Para falar sobre este assunto, a Federação de Conventions & Visitors Bureau e a Confederação Brasileira de Conventions & Visitors Bureau convidou a consultora Vaniza Schuler, turismóloga e especialista em Relações e Negócios Internacionais e em Consultoria Turística. Grande conhecedora da realidade de Conventions Visitors & Bureaux do Brasil e exterior, ela apresentou novas ideias implantadas nos mais diferentes países e cases de sucesso aplicados em outros Conventions na promoção de turismo de eventos.

O presidente do Bento Convention Bureau, Gilberto Durante, aprovou a iniciativa ao propor soluções nas formas de arrecadação de recursos financeiros através do room tax, event tax e restaurant tax. Citou ainda a questão das subvenções (apoios governamentais através de emendas parlamentares).

“Embora boa parte dos exemplos mostrados pelos consultores tenha por base experiências internacionais, não há como negar que é sempre possível encontrar boas práticas entre os CVbx nacionais, ações que podem ser reproduzidas com alguma facilidade”, disse Rui Carvalho, superintendente do POACVB.

Segundo ele, no encontro foram consolidadas algumas percepções e discutidos com os consultores e executivos de outros CVBx algumas ideias interessantes de encontrar novas fontes de receita para as entidades. “Acredito que o saldo foi muito positivo e que esse tipo de experiência deva continuar”.

Presente no encontro, o presidente da Federação de Conventions & Visitors Bureau, Ricardo Ritter ressaltou a importância da qualificação do trabalho. “Precisamos estar sempre nos aprimorando, pois os Conventions menores têm mais dificuldade de conseguir recursos e buscar patrocínios”, finalizou.