Encontro Catarinense de Hoteleiros termina com ótimos resultados

Em três dias, duas mil e quinhentas pessoas passaram pelo evento.




Entre os dias 8 e 10 de maio Florianópolis foi palco de um dos maiores encontros da hotelaria e turismo do Estado. O encontro Catarinense de Hoteleiros – Encatho terminou na última sexta-feira (10) apresentando ótimos resultados. O encontro é composto por 10 eventos – palestras, reuniões, oficinas, Seminário de Turismo e Hotelaria, Fórum de Gestores Comerciais, Fórum de A&B, Simpósio de Governança Hoteleira, Rodadas de Negócios, Momento Hoteleiro e a 25ª Exprotel.

Segundo o presidente da entidade, Samuel Koch participaram dos eventos 2.500 pessoas, de 71 cidades, 10 estados (SC, DF, RS, PR, BA, SP, MG, RJ, MA e GO) e de dois países. A Exprotel contou com 53 expositores. Já da rodada de negócios participaram 11 operadoras que negociaram com 40 empresas fornecedoras de todas as regiões de Santa Catarina, gerando mais de 210 contatos de negócios. O encontro também contou com 18 palestrantes.

A palestra magna foi proferida pelo doutor Lair Ribeiro, que falou sobre Marketing no Processo Hoteleiro – Fazendo Mais com Menos. “Para eu ganhar você não precisa perder”, afirmou. Para ele, ganhar dinheiro é simples, mas não é fácil, tem que ter motivação. Primeiro é preciso querer, depois saber e por fim encontrar a oportunidade, que pode vir na forma de um problema. Enfatizou que paciência e persistência separam o amador do profissional. Esclareceu que ser bem sucedido é ter equilíbrio em tudo na vida.

O palestrante apresentou alguns dados aos presentes, entre eles, o de que 96% dos clientes brasileiros insatisfeitos não reclamam, apenas mudam de fornecedor. Ressaltou que treinamento não é um evento, é um processo e que se houver erro na contratação, o treinamento não irá resolver o problema.

Ao final falou sobre neuromarketing e algumas artimanhas para conquistar e manter clientes, lembrando que atos simples como perguntas abertas, falar o nome do cliente e dar um aperto de mão correto pode ajudar na venda. “40% das transações comerciais que não se concretizam são perdidas no aperto de mão”, finalizou.

Novo formato do Seminário de Turismo & Hotelaria 

O 11º Seminário de Turismo & Hotelaria foi realizado durante toda a manhã desta sexta-feira (10). Este ano a organização resolveu inovar no formato do evento, atraindo assim, além de participantes do mundo acadêmico, profissionais que trabalham em diversas áreas do setor. Para tanto, houve a palestra de três professores renomados que discutiram assuntos inerentes ao tema central do Encatho – Inovação na Hotelaria. Da mesma forma que em anos anteriores, universitários e pesquisadores puderam expor painéis para posterior discussão.

Alexandre Augusto Biz falou sobre o consumidor eletrônico e enfatizou a importância de se aproveitar as oportunidades que surgem, como facebook, youtube, entre outros canais que antes não eram tão visados para promover o produto e que agora se tornam imprescindíveis.

José Gândara, que discorreu sobre experiências, emoções e reputação online, reforçou que é preciso ser rápido, ágil, pois o mundo muda de um segundo para o outro. Disse que é preciso cada vez mais sair da padronização e partir para a personalização. Falou dos sentimentos, emoções e da necessidade de se adaptar para trabalhar o processo de compra na perspectiva do consumidor, deixando-o sempre satisfeito. Explicou que o comportamento do consumidor recebe muitos impactos internos e externos e que é preciso aproveitar o que se conhece do cliente, do que ele gosta e usar isso a favor da empresa.

Tiago Savi Mondo discorreu sobre o histórico da inovação e tecnologia. Para ele há itens que não são mais luxo e sim obrigação, como ter um site adaptado para celular. Disse que é preciso acompanhar o dinamismo, pois tudo muda muito rápido no mundo contemporâneo.

Inovar no setor hoteleiro, o grande desafio do momento

Uma verdadeira aula magna sobre inovação foi ministrada na manhã desta sexta-feira (10) pela consultora e especialista Maria Augusta sobre “Inovação na Gestão Comercial”. A palestrante, que é formada em Engenharia e Gestão do Conhecimento e instrutora da ESPM-SP e da Clear Edudação, SC, alertou aos hoteleiros e profissionais do setor que inovar é o grande desafio diante do crescimento da comunicação instantânea. “Ser visto por mais de um milhão de internautas no Google já virou chavão” alertou. Segundo ela, o fornecedor pode estar em qualquer lugar do mundo e afirmou que as agências de viagens tendem a desaparecer.

Ao falar sobre a hotelaria alertou que preço não é mais diferencial no negócio já que todos são semelhantes. “O diferencial deve ser o serviço adicional, o que vai me diferenciar do concorrente. Temos que ter um olhar diferente. Eu não vendo mais, eu sou comprada”, alertou.

Segundo Maria Augusta, em Santa Catarina não existe um diferencial na área do turismo, citando o caso de Gramado que tem estrutura para funcionar e receber turistas o ano inteiro. Citou o exemplo do balneário de Jurerê, onde no inverno não há opções de lazer e gastronomia nem para turistas, nem para os moradores. “É um paradigma que precisa ser alterado”, afirmou. Citou ainda o centro de eventos em construção em Canasvieiras, onde, segundo ela, o setor de eventos não foi consultado sobre as melhores opções para o segmento.

Fundamental no processo são as pessoas

Ao falar de exemplos de empresas inovadoras no mundo, citou como top de linha a rede Hilton de hotéis, que é a que mais registra itens nessa área. “O ponto focal da inovação deve ser sempre as pessoas” ensinou, acrescentando que ao adotar a inovação é preciso fazer testes contando com a colaboração dos clientes que devem ser considerados em seus aspectos físicos, emocional, cultural e psicológico, entre outros. Lembrou de itens simples que faltam na maioria dos hotéis, como a conexão com a internet e áreas de convivência. Há falhas também na gestão hoteleira, lembrou. “Tenho que viver o que meu cliente está vivendo, sentir o que meu cliente está sentindo” afirmou.

Entre os itens considerados indispensáveis para o setor, citou o domínio da língua inglesa pela equipe dos hotéis. “São condições mínimas como diferencial”. Para inovar, ensinou, é preciso desenvolver um Modelo de Negócios, identificando qual segmento de clientes o hotel vai atender, que tipo de pessoas (definir perfil, interesses, comportamentos, preferências) e proposição de valor da diária. Outro item fundamental é o relacionamento com o cliente, mantendo com ele contato e interação, através de um banco de dados confiável e com um profissional de Relações Públicas.

Fonte: Assessoria de imprensa