Empresas usam Carnaval para estreitar relacionamento com cliente

Muitas empresas aproveitam a principal festa popular brasileira para realizar ações de marketing visando fidelizar seus clientes, além de conquistar novos clientes. As principais festas de Carnaval do país, como as de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Recife receberão patrocínios de cervejarias, montadoras, operadoras de telefonia móvel e fixa, empresas de cosméticos, alimentos, vestuário, eletroeletrônicos e serviços que transformam esses eventos num verdadeiro outdoor até o final do período de festas.

 

Mas essas ações não se restringem apenas à exposição da marca, mas sim na interação do consumidor com os produtos por meio de lounges, que têm uma programação de entretenimento bastante variada instigando o visitante a relaxar e a degustar lançamentos das empresas patrocinadoras, proporcionando a ele uma experiência diferenciada.

 

Tanto para os Festivais quanto para o Carnaval, as empresas investem milhões de reais. Sony Ericsson, Skol, Pepsi e Seda investiram R$ 2,2 milhões cada para figurarem como patrocinadores master do Festival de Verão Salvador, encerrado no último dia 19. A revista EVENTOS listou algumas das ações de marketing que diversas empresas estão realizando pelos Carnavais e litoral brasileiro:

 

Vivo – a empresa aposta no Carnaval para incrementar o uso de seus serviços digitais. A operadora de telefonia móvel desenvolveu um site wap dedicado exclusivamente à folia baiana. O ambiente reúne informações sobre os blocos, além do serviço "Onde está meu bloco", informando a localização exata dos mesmos.

 

Outra ação foi uma promoção que presenteou três internautas com viagens para Salvador, incluindo hospedagem, passagens e abadás. Os interessados responderam via site wap ou o Vivo Portal de Voz à pergunta: "O que você faria para ir com a Vivo para o carnaval de Salvador?".

 

Chilli Beans, Kibon e Sundown - Até o final de janeiro a marca de óculos de sol  realizará blitz em praias como Maresias, Baleia, Camburi, Juquehy e Guarujá, em São Paulo,  parceria com Sundown e Kibon. Promotores a bordo de um patinete motorizado distribuirá água e brindes, além de animar o público com jogos que valem produtos da marca.

 

A parceria com a Kibon envolve um jogo como parte das comemorações pelos 65 anos do sorvete Chicabon. Já com a Sundown, a marca se uniu para distribuir amostras de protetores com a mensagem "proteja os seus olhos e sua pele".

 

Nova Schin - a marca é a cerveja oficial da Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, patrocina o bloco Galo da Madrugada, em Recife, e o carnaval de Salvador.

 

Sony Ericsson, Skol, Pepsi e Seda – para figurar entre os patrocinadores do Festival de Verão de Salvador, o maior do país, as marcas investiram R$ 2,2 milhões cada uma. A Seda comprou o Camarote Vip, a Pepsi manteve o patrocínio adicional ao camarote Baladas e a Sony Ericsson terá a Tenda Eletrônica Sony Ericsson, e por fim, a Skol a Tenda Skol D+.

 

Veja São Paulo – com a missão de se aproximar mais do público leitor, a semanal está presente na Riviera de São Lourenço com um espaço repleto de atrações para seus visitantes. De 27 de dezembro a 5 de fevereiro, quem passar por lá poderá se divertir com aulas de Ioga, mostras de decoração, sessões de cinema, teatro infantil, oficinas de arte, sessões de cinema, shows gratuitos de Tony Gordon, Claudio Zoli e Banda Paralela e teatro infantil.

 

Citroën - foi criado o Lounge Citroën no Camarote VIP do Festival de Verão de Salvador, em que foram expostos o compacto premium C3 e o recém-lançado C4 Pallas. A montadora preparou ações de marketing, como blitz com seus veículos  nos principais pontos de Salvador, transmissão de campanhas publicitárias de veículos Citroën no telão do Festival, ações temáticas e transporte de jornalistas e convidados VIPs com veículos da marca.

 

Credicard Citi – a banda Chiclete com Banana e os blocos Camaleão, Nana Banana e Voa-Voa terão o patrocínio da administradora de cartões de crédito para o Carnaval de Salvador.

 

Gillette Prestobarba3 – pelo segundo ano consecutivo, a marca está presente num dos camarotes mais disputados do circuito Barra-Ondina, o Expresso 2222, comandado por Flora e Gilberto Gil. Os mais de mil convidados que comparecem a cada dia vão desfrutar de diversas atividades preparadas por Gillette Prestobarba. Customização de abadás, pias para experimentação de produtos e massagens relaxantes são alguns dos mimos oferecidos aos convidados. O objetivo da marca é reforçar o conceito "1 é pouco, 2 é bom, 3 é bom demais!" e divulgar a linha Prestobarba3, lançada em setembro passado.

 

Anhembi Morumbi - a universidade lança o curso de Atividade Física e Esporte e marca presença no litoral norte de São Paulo para agitar as férias dos turistas até o dia 5 de fevereiro por meio de patrocínio das arenas de vôlei de praia em São Sebastião, Maresias.

 

Cyrela - foi criado o Espaço Cyrela, uma tenda itinerante montada nas praias de Maresias, Camburi, Barra do Sahy, Baleia e Juquehy, onde acontecerão diversas atividades que estimulam a criatividade, a integração familiar e a preocupação com a conservação do meio ambiente.

 

Entre as atividades do espaço estão: quick massage; brincadeiras para as crianças orientadas por monitores; back drop para as pessoas tirarem fotos com adereços de praia; além de um painel com postais de alguns empreendimentos da Cyrela e sócios. Haverá também a distribuição de brindes como mini-balde de praia, squeeze e fressbie; sacolas de lixo; exemplar da revista Cyrelinha, folheto de divulgação, uma pulseira de identificação; um envelope zip com postal e toalha de mão.

 

Cônsul - o estande da Consul, localizado no Espaço Cultural Veja São Paulo, tem como objetivo divulgar a nova campanha de condicionadores de ar da marca “Mude o clima, ligue um Cônsul”. Nesta iniciativa, os visitantes poderão, ainda, interagir participando de um concurso cultural inédito onde será possível criar o clima que quiser.

 

A Consul montou em seu estande um cenário com o painel e a foto de uma praia onde cada visitante poderá transformar o calor em frio, com adereços de outono e inverno. O painel mais criativo de cada semana será premiado com um produto da marca.

 

McCain - um ponto-de-venda dos produtos McCain foi instalado na Praia da Enseada. No local está disponível a linha completa de batatas e pães de queijo, além do lançamento exclusivo de pizzas. Também foi destinada uma área para lazer infantil.

 

A criançada que aparece por lá, brinca de tiro ao alvo, interage com o mascote da batata Smiles, um dos produtos bastante conhecidos da marca, e ganha prêmios e brindes exclusivos da marca.

 

Olympus - as férias do litoral de São Paulo com o patrocínio de arenas de vôlei de praia em Maresias e no Guarujá. Esses espaços abrigarão clínicas de vôlei de praia, brincadeiras e jogos para veranistas de todas as idades.

 

A Associação Nacional de Vôlei de Praia vai disponibilizar professores especializados que irão ensinar e incentivar a prática do esporte. As atividades utilizam equipamento especializado e adaptado, com seções para crianças, jovens e adultos. Promotores vão tirar fotos digitais dos banhistas e dos participantes, que serão enviadas gratuitamente aos interessados por e-mail.

 

Skol – patrocinadora do Festival de Verão de Carnaval, a palavra de ordem da cerveja é a mistura de estilos e de ritmos, que vão desde a música eletrônica até a batida tipicamente baiana. A marca traz DJ´s internacionais Fatboy Slim e David Guetta, MC Sapão, Sandra de Sá e Negra Cor. A Skol também patrocinará o Camarote do Nana, Ondina Tower e o Camarote da Central, também com uma inovação: além de curtir toda a mordomia e conforto dos camarotes poderão usufruir do open bar e comida, oferecidos nos espaços.

 

Os blocos Camaleão, Nana Banana, Voa Voa, além das bandas Balada, Jammil e Mil e Um Noites, Eu Vou com Babado Novo, Negra Cor e Jammil; das festas da Banda Asa de Águia e o Ensaio Geral do Chiclete com Banana, receberão o patrocínio da bebida.