Empresários do turismo paranaense saem em missão de benchmarking

A ação do projeto Curitiba MICE, idealizado pelo CCVB e Sebrae, terá como foco o segmento de viagens e eventos de negócios no Rio Grande do Sul

Um grupo de doze representantes de empresas do setor de turismo paranaense embarca, no próximo dia 4 de outubro, para uma missão técnica de benchmarking nas cidades gaúchas de Porto Alegre e Gramado, em busca de boas práticas para viagens e eventos de negócios – do segmento conhecido como MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions, da sigla em inglês). A ação faz parte do projeto Curitiba MICE – Turismo de Negócios e Eventos, realizado pelo Sebrae-PR, em parceria com o Curitiba Convention & Visitors Bureau (CCVB). Ela tem como objetivo a observação de cases de sucesso nesses destinos e em empresas de referência que serão visitadas.

“A missão faz parte da política do CCVB de apoiar ações que contribuam para a consolidação de Curitiba e Região como destino competitivo neste segmento, tanto no cenário nacional quanto no internacional. Desde a implantação do Curitiba MICE, vimos colhendo bons resultados, como a maior integração dos empresários, e isso reflete diretamente na força promocional e de comercialização do destino, resultando no incremento do turismo na capital paranaense”, afirma a diretora executiva do CCVB, Tatiana Turra. Ela lembra, ainda, que o benchmarking é um dos mais úteis instrumentos de gestão para melhorar o desempenho das empresas e conquistar maior competitividade.

“O CCVB é nosso grande parceiro no projeto Curitiba MICE, que engloba atividades relacionadas ao turismo de negócio e eventos. A ação de benchmarking faz parte do projeto e, com ela, buscamos capacitar os envolvidos como melhoria para o destino Curitiba. Vai acontecer em Porto Alegre e Gramado pelo porte semelhante a Curitiba para receber os eventos”, explica a consultora do Sebrae, Patrícia Albanez.

A viagem terá duração de três dias (de 4 a 6 de outubro), começando por Porto Alegre e posteriormente seguindo para Gramado. O grupo fará, nas duas cidades, visitas técnicas e reuniões junto a empresas e organizações estratégicas, como hotéis, centros de convenções, fornecedores para eventos e outros atrativos. Também vivenciará experiências em restaurantes com espaços ou atividades para grupos e eventos. Ao final, os organizadores realizarão momentos de avaliações e trocas de experiências, que pontuarão os principais resultados da missão.