Empreendedorismo é tema do XXVI Congresso de Cerimonial e Protocolo

Depois de 2 anos intensos praticamente sem eventos, devido a pandemia da COVID 19, considerado um dos segmentos mais atingidos, aos poucos está voltando a normalidade com a retomada das atividades.
XXVI Congresso de Cerimonial e Protocolo

Depois de 2 anos intensos praticamente sem eventos, devido a pandemia da COVID 19, considerado um dos segmentos mais atingidos, aos poucos está voltando a normalidade com a retomada das atividades. Porém, os profissionais da área de eventos estão num verdadeiro resgate ao empreendedorismo, na labuta diária para se fortalecer e criar novas formas de gestão, conceitos mercadológicos, explorar novos recursos e tecnologias para conquistar o mercado de eventos.

A XXVI edição do Congresso Nacional de Cerimonial e Protocolo neste ano está sendo realizada nos dias 17 e 18 de novembro, no Worldwide Offices, localizado na Barra da Tijuca, na capital do Rio Janeiro/RJ, e visa contribuir com a atualização, fortalecimento e elevação do nível de conhecimento dos participantes neste momento ímpar. O CONCEP 2022 tem como temática “A arte do cerimonial e a magia do empreendedorismo”.

O congresso reúne cerimonialistas de todas as áreas (sociais, públicos, universitários, castrenses, religiosos, culturais, esportivos, virtuais), mestres de cerimônias, celebrantes, organizadores de eventos em geral, além de autoridades, estudantes da área e pessoas interessadas no assunto, e vai oportunizar uma grande reflexão a respeito da prática do empreendedorismo para uma nova perspectiva de transformação e crescimento.

A programação do Congresso com alto conteúdo programático e embasamento científico foi preparada pelo Comitê Nacional de Cerimonial e Protocolo – CNCP Brasil junto à Academia Brasileira de Cerimonial e Protocolo – ABCP, instituições que estudam o Cerimonial de forma sistematizada, obtendo o conhecimento por meio de observação, identificação, pesquisa, experiência, explicação de fenômenos e fatos, teorias formuladas metódica e racionalmente. E está sendo apresentada por palestrantes renomados, autoridades oficiais e acadêmicas, profissionais da diplomacia, expoentes nacionais e internacionais do segmento de eventos.

Painel - O empreendedorismo e os desafios do mercado de cerimonial e eventos - Participantes: Camila Hermana (Moderadora; Chefe do Cerimonial da Caixa Econômica Federal), Raquel Abrantes (Diretora do SEBRAE-RJ), Andrea Nakane (Sócia-Diretora da Mestres da Hospitalidade) e Sergio Junqueira Arantes (Presidente da Academia Brasileira de Eventos e Turismo)

Conheça a programação do CONCEP 2022:

17 DE NOVEMBRO DE 2022 – QUINTA-FEIRA

MANHÃ

8h – 9h Abertura da Secretaria do CONCEP

9h – 10h Solenidade de Abertura do XXVI Congresso Nacional de Cerimonial e Protocolo e Outorga do Prêmio Cerimonial Brasil Ano 2022

10h – 11h Conferência Magna

Palestrante: Embaixador Mateus de Sá Miranda (Cônsul Geral de Angola no RJ, ES e MG; Acadêmico da Academia Internacional de Ceremonial y Protocolo – AICP)

11h – 12h PAINEL

Tema: o empreendedorismo e os desafios do mercado de cerimonial e eventos

Participantes: Camila Hermana (Moderadora; Chefe do Cerimonial da Caixa Econômica Federal), Raquel Abrantes (Diretora do SEBRAE-RJ), Andrea Nakane (Sócia-Diretora da Mestres da Hospitalidade) e Sérgio Junqueira

(Presidente da Academia Brasileira de Eventos e Turismo)

TARDE

13h30 – 13h50 APRESENTAÇÃO

Tema: EMPREENDEDORISMO E TECNOLOGIA EM PROL DO CERIMONIAL: Apresentação da plataforma “DPI Eventos e Cerimonial”, de gerenciamento de eventos e cerimonial.

Apresentador: Aloysio Fernandes (Diretor da DPI-Soluções, empresa de

tecnologia, foi também cerimonialista do TJMG).

13h50 – 14h50 PAINEL

Tema: PLANEJAMENTO PARA DIPLOMAÇÃO, POSSE E TRANSMISSÃO DE CARGO DE CHEFE DO EXECUTIVO ESTADUAL – INTEGRAÇÃO DO CERIMONIAL DOS PODERES EXECUTIVO, LEGISLATIVO E JUDICIÁRIO.

Painelistas: Regina El Rafihi (Moderadora; Acadêmica da ABCP e Professora da Escola do Legislativo do Estado de Rondônia), Adriana Novis Leite Pinto (Chefe do Cerimonial Governo do estado do Rio de Janeiro), Priscila Laurindo da Costa (Diretora do Cerimonial da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro – ALERJ) e Elaine Rodrigues Machado da Silva (Assistente da

Assessoria Administrativa/Cerimonial do Tribunal Regional Eleitoral – TRE-RJ)

14h50 – 16h15 Momento MCFórum (Fórum Brasileiro de Mestres de Cerimônias)

MESA REDONDA

Tema: MESTRES DE CERIMÔNIAS: AS BOAS PRÁTICAS DA ATUALIDADE

Participantes: Silvio Lobo (Mediador); Adalgisa Pires (Apresentadora, Locutora e Mestre de Cerimônias – SP), Christian Jung (Mestre de Cerimônias do Governo do Estado do Rio Grande do Sul), Gustavo Vargas (Mestre de Cerimônias do Governo do Estado do Rio de Janeiro), Luís Henrique (Mestre de Cerimônias da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP), Vaniana Helou (Jornalista, Cerimonialista, Roteirista e Mestre de Cerimônias – MG).

16h15 – 16h45 LANÇAMENTO EXCLUSIVO DE LIVROS E PUBLICAÇÕES

17h – 18h30 MOMENTO ACADEMIA BRASILEIRA DE CERIMONIAL E PROTOCOLO (ABCP)

SOLENIDADE DE POSSE DOS NOVOS ACADÊMICOS

18 DE NOVEMBRO DE 2022 – SEXTA-FEIRA

MANHÃ

9h – 10h APRESENTAÇÃO DE CASES DE SUCESSO

Tema: OS NOVOS MODELOS DE EVENTOS SOCIAIS (CASES DE CASAMENTOS)

Apresentadores: Roberto Cohen (Cerimonialista, professor e autor do livro “RSVP”) e Silvia Martinez (Acadêmica da AICP, Cerimonialista e Celebrante).

10h – 11h PAINEL

Tema: O RITO DA COLAÇAO DE GRAU: TRADIÇÃO E MODERNIDADE

Painelistas: Silvia Pereira Bonassa (Cerimonialista do Gabinete do Reitor da Universidade de São Paulo – USP), Manoel Veras (Coordenador do Cerimonial da Universidade Federal do Piauí – UFPI), Reginaldo de Oliveira Paula (Chefe do Cerimonial da Universidade de Uberaba – MG).

11h – 11h30 APRESENTAÇÃO DE CASE DE SUCESSO

Tema: PROTOCOLO DE AUTORIDADES EM MEGA EVENTOS

ESPORTIVOS

Apresentadora: Lucia Amaral Peixoto (Sócia-Diretora da LAP Promoções e Eventos)

11h30 – 12h TALK-SHOW ESPECIAL

Tema: MISS UNIVERSO BRASIL 2022 – CERIMONIAL E ETIQUETA:

INDISPENSÁVEIS PARA O SUCESSO.

Participantes: Mia Mamede (Miss Universo Brasil 2022) e Lina Grasiela

(Entrevistadora; Assessora de Relações Públicas do TJAC e CEO da Lótus Eventos).

TARDE

13h30 – 13h50 APRESENTAÇÃO

Tema: REFLEXÃO SOBRE EMPREENDEDORISMO PARA O

CERIMONIALISTA

Apresentadora: Henriette Porciúncula

13h50 – 14h35 PALESTRA

Tema: SOLUÇÕES JURÍDICAS PARA UM CONTRATO SEGURO

Palestrante: Felipe Santana (Sócio do escritório Santana Advocacia)

14h35 – 15h40 MOMENTO AICP (Academia Internacional de Ceremonial y Protocolo)

Tema: “O CERIMONIAL PELO MUNDO – SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS”

Participantes: Eliane Ubillús (Presidente da AICP), Acadêmicos de Número e Acadêmicos Correspondentes da AICP

16h – 17h PAINEL

Tema: CERIMÔNIA DE POSSE DE PRESIDENTE DOS TRIBUNAIS DE

JUSTIÇA

Painelistas: Hugo de Almeida (Moderador; Membro da Academia Brasileira de Cerimonial e Protocolo), Renata Oliveira Gomes da Silva (Diretora do Departamento de Cerimonial e Eventos do TJRJ), Danielle Christine Campelo P. Magalhães (Assessora do Cerimonial da Presidência do TJDFT).

17h – 17h30 PALESTRA

Tema: GESTÃO ESTRATÉGICA APLICADA À PRÁTICA PROFISISONAL DO CERIMONIALISTA.

Palestrante: Pedro Amorim (Diretor de Relações Internacionais da OICP, Diretor de Planejamento do CNCP e CEO da Gestão Diamante Consultoria)

17h30 – 18h30 TALK-SHOW

Tema: AS INCONGRUÊNCIAS NA LEI QUE REGE A UTILIZAÇÃO DOS

SÍMBOLOS NACIONAIS

Participantes: Yvone de Souza Almeida (Entrevistadora; Presidente da

Academia Brasileira de Cerimonial e Protocolo – ABCP), Fredolino A. David (Acadêmico da ABCP e da ALMESC) e Francklin Bezerra dos Santos (Chefe do Cerimonial da ALEPE)

18h30 CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO

CNCP Brasil

O Comitê Nacional de Cerimonial e Protocolo (CNCP) é uma entidade sem fins lucrativos que tem por objetivo congregar e estimular a colaboração, apoio, participação e integração de todos os profissionais da área de cerimonial, protocolo de eventos que exercem funções junto a órgãos públicos, entidades, empresas públicas e privadas de todo país.

SERVIÇO

XXVI Congresso Nacional de Cerimonial e Protocolo

Data: 17 e 18 de novembro de 2022

Informações: www.cncp.org.br/concep2022

Realização: CNCP Brasil