Em colaboração com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações (ApexBrasil), a Embratur anunciou a reintrodução da marca "Brasil com S" na última terça-feira (14), com o objetivo de impulsionar a divulgação do turismo no país e aumentar a presença brasileira no cenário internacional. A identidade visual também é utilizada por empresas aéreas, agências de turismo, hotéis, pousadas e uma variedade de eventos em âmbito nacional e internacional.
A marca foi alterada em 2019 no governo anterior para “Brazil. Visit and love us” (“Brasil. Visite e nos ame”) e gerou discussões principalmente com o trade nacional, por não representar a brasilidade. Além disso, a marca Brasil com "S" foi criada em 2005 baseada em vasta pesquisa e planejamento para poder transmitir a diversidade brasileira ao exterior.
De acordo com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a marca anterior estava sem personalidade e carecia de um estudo técnico adequado, além de ter sido usada de maneira inapropriada em termos linguísticos. Freixo ainda argumentou que a grafia "Brasil com Z" não favorece a criação de uma identidade clara para o país.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se posicionou pelo Twitter: "O retorno da Marca Brasil é a valorização do nosso turismo nacional. Parabéns, @EmbraturBrasil. Vamos resgatar a imagem do Brasil no mundo".

Comentários