A Embratur participou, na última quinta (23) e na sexta (24), da Brazil Travel Market (BTM) 2025, um dos maiores eventos de turismo de negócios do país, que ocorreu no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza (CE). Durante o evento, a Agência promoveu uma série de atividades, incluindo rodadas de negócios com compradores internacionais, painéis temáticos e a apresentação do Plano Brasis Ceará, que detalha as diretrizes e prioridades da promoção internacional para ampliar a presença do estado no mercado turístico global.
“A BTM desempenha papel relevante na internacionalização do turismo brasileiro, aproximando mercados e gerando oportunidades que resultam em mais empregos, renda e desenvolvimento regional. Em Fortaleza, uma das cidades com maior conectividade aérea do Nordeste, o encontro reforça o protagonismo da região no turismo receptivo e emissivo, atraindo investidores e compradores interessados na diversidade de destinos do país”, afirma o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
A agenda da Agência no evento incluiu a Famtour internacional “Rota das Falésias”, realizada em parceria com o Sebrae. A ação reúne sete operadores da Itália que participarão de rodadas de negócios com representantes do trade turístico brasileiro ao lado de outros compradores internacionais da Espanha, da Colômbia e do Paraguai.
BTM 2025
Em sua 14ª edição, a Brazil Travel Market se apresenta como uma das principais plataformas de negócios do turismo no Brasil, reunindo mais de 5 mil profissionais, caravanas de todo o país e compradores internacionais. O evento, que contará com cerca de 200 estandes e dezenas de horas de conteúdo e capacitação, busca promover novos produtos e destinos, estimular o empreendedorismo e fortalecer a sustentabilidade no setor.
Parceria estratégica
A participação da Embratur na BTM é uma tradição consolidada, marcada por ações de promoção internacional e apoio à comercialização de produtos turísticos brasileiros. Em edições anteriores, a Agência destacou destinos do Nordeste e do Norte, promoveu encontros entre operadores e empresários e apresentou estratégias voltadas ao turismo sustentável e de natureza, temas que permanecem no centro de sua atuação.
Dentro do evento, a Agência adota diversas estratégias para articulação com o trade, entre elas estão: programa de compradores internacionais (Hosted Buyers) com recrutamento e convite para compradores especializados; capacitação de compradores convidados, destacando a diversidade dos destinos turísticos brasileiros, com ênfase no turismo de natureza, aventura e experiências, além de evidenciar a rica cultura, gastronomia e biodiversidade do país; geração de oportunidades de negócios, atraindo mais turistas estrangeiros e contribuindo para o aumento da geração de empregos e renda no Brasil; promoção e divulgação dos produtos e destinos turísticos brasileiros durante as visitas aos estandes dos estados, fortalecendo a presença do Brasil no mercado internacional; entre outras.
Com essa nova edição, a Embratur reafirma sua missão de fortalecer a presença do Brasil nos principais mercados emissores, valorizar a diversidade cultural e natural do país e estimular parcerias que gerem resultados concretos para o turismo nacional.

Comentários