“Estamos em um momento muito importante para o nosso País. Em poucos dias receberemos turistas do mundo inteiro para a Copa do Mundo da FIFA 2014, que visitarão mais de 12 cidades brasileiras. Estamos prontos para receber, certos de que o Brasil possui grande experiência em realizar eventos internacionais”, declarou o diretor de Produtos e Destinos, Marco Lomanto. “Recebemos recentemente a Jornada Mundial da Juventude com cerca de três milhões de participantes e a Copa das Confederações em seis cidades brasileiras”, completou o diretor.
Para que o usuário navegue com facilidade, foi desenvolvida uma estratégia de filtros. Logo na página inicial, o internauta visualiza um vídeo sobre o segmento e, em seguida, é direcionado para um busca, onde tem três opções: buscar pela cidade, caso já saiba onde pretende realizar seu evento; buscar por critérios e assim gerar um resultado mais apropriado com sua necessidade, e ainda tem a opção de comparar as cidades que tem interesse. Nessa tela, ele ainda pode conferir os eventos que estão acontecendo no Brasil.
A redação do Portal Eventos testou a plataforma e constatou que a mesma ainda não está funcionando adequadamente. Por exemplo: marcando a opção “Mais de 10.000 Participantes”, “Mais de 5.000 leitos” e interesse por “Negócios e Incentivo”, o resultado deveria ser ZERO uma vez que no Brasil não temos nenhum local para eventos com esta capacidade, no entanto, os filtros indicaram TODAS cidades sede da Copa. Um enorme engano, uma vez que Cuiabá, por exemplo, segundo o próprio sistema só tem um espaço para 3.600 e não possui 5.000 leitos qualificados para um evento técnico. O mesmo problema ocorre na maioria das demais cidades.
Eventos internacionais
De acordo com o ICCA (International Congress and Convention Association), o Brasil ainda está entre os 10 países que mais recebem eventos internacionais, apesar de ter caído 2 posições (de 7º para 9º lugar), o que é um absurdo considerando que estávamos na véspera da Copa do Mundo e há três anos da Olimpíada. Nos mesmo período, quando das Olimpíadas da Sidney e de Barcelona, elas estavam em primeiro lugar no Ranking da ICCA.
Só em 2013 foram 315 eventos internacionais em mais de 50 cidades brasileiras. “Isso significa um aumento de 408% nos últimos 10 anos. Nossos destinos possuem excelente infraestrutura, modernos centros de convenções e receptivo qualificado”, destacou Lomanto.
Comentários