Embratur discute tendências do setor de eventos no Brasil

Evento conta com presença de 21 estados brasileiros, rodada de negócios, oficinas, palestras e painéis sobre análise de dados atualizados do setor de turismo de eventos

Marco Lomanto, diretor de Produtos e Destinos da Embratur no Eventos Brasil 2014
Membros de Conventions & Visitors Bureau da América Latina, executivos, empresários, profissionais do setor de eventos e turismo, entidades governamentais e privadas, se reuniram no 26º Congresso Brasileiro de Empresas e Profissionais de Eventos – Eventos Brasil 2014, que teve como objetivo discutir inovações e tendências na captação de eventos e oportunidades do setor. O congresso realizado pela ABEOC (Associação Brasileira de Empresas de Eventos) terminou dia 08.12 e aconteceu no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo.

“A participação da Embratur nesse evento teve fundamental importância estratégica, uma vez que o Brasil assume um papel de liderança na América Latina no setor de turismo de eventos e promove sua posição no ranking de eventos da ICCA (International Congress, Convention & Association), figurando entre os 10 destinos que mais realizam eventos internacionais no mundo”, explicou o diretor de Produtos e Destinos da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Marco Lomanto, presente no evento.

“Essa é uma iniciativa de grande relevância para o turismo, sobretudo no que diz respeito ao segmento de Negócios, Eventos e Incentivo. Acredito que esta ocasião corrobora com o crescente destaque que o Brasil vem alcançando enquanto destino sede de grandes eventos internacionais”, completou Lomanto na abertura do evento.

Captação de eventos para o País

A Embratur possui um programa exclusivo para apoiar a Captação e Promoção de Eventos, que atua em sinergia com diversos parceiros o que reflete diretamente no posicionamento que o País vem alcançando entre as lideranças mundiais do segmento de eventos. “Por consequência desses resultados, o número de turistas, de ingresso de divisas e cidades brasileiras com infraestrutura para recebimento de um público de alto nível, do segmento MICE (Meetings, Incentive, Congress and Events), tem crescido e se fortalecido anualmente”, disse o diretor.

A indústria de eventos movimentou no Brasil R$ 209,2 bilhões no ano passado, valor equivalente a 4,32% do PIB (Produto Interno Brasileiro). Na comparação com 2001, quando a renda anual da indústria de eventos foi de R$ 37 bilhões, houve um crescimento de 465%. Os dados são de uma pesquisa contratada pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio à Pequena e Microempresa) em parceria ABEOC Brasil.

Realizada pelo Observatório de Turismo da Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense, o estudo mostra que em 2013 o Brasil sediou 590 mil eventos, 95 deles nacionais e metade realizados nos Estados da região Sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo), a mais populosa do país. No total, esses eventos contaram com a participação de 202,2 milhões de pessoas, que gastaram, em média, R$ 161,80 por dia, somando gastos anuais de R$ 99,3 bilhões.

De 2003 a 2013, o Brasil cresceu cerca de 150% em número de cidades brasileiras que receberam eventos internacionais. Passando de 22 para 55 cidades brasileiras com capacidade para receber eventos que variam de pequeno, médio e grande porte. Em dez anos, o número de congressos e convenções de negócios internacionais realizados no Brasil cresceu 408%. Entre 2003 e 2013, o total de eventos internacionais passou de 62 para 315, conforme os dados do ICCA.


Fonte: Assessoria