Segundo Rehder, o apoio da Embratur é essencial para conquista. “A Embratur já está nos acompanhando desde o ano passado, quando participamos de apresentação do destino em Paris. Hoje discutimos algumas outras formas de apoio, mas acredito que a parceria será ainda maior”, disse o presidente da SPTuris.
A eleição da próxima sede da Expo 2020 acontecerá em novembro, em Paris, quando o BIE (Bureau International des Expositions) decidirá qual das cinco cidades têm condições de abrigar o evento. Além de São Paulo, estão na disputa Dubai (Emirados Árabes Unidos), Esmirna (Turquia), Ayuthaya (Tailândia) e Iekaterinburgo (Rússia).
O evento, que tem duração de seis meses, deverá atrair para São Paulo cerca de 30 milhões de visitantes. “A Embratur está nos apoiando desde 2011, quando lançamos a candidatura. Estamos competindo com quatro outras cidades internacionais para trazer essa feira que é o terceiro evento mais importante do mundo, depois da Copa do Mundo e das Olímpiadas. O Instituto sabe da importância da Expo 2020 para o Brasil e está apoiando São Paulo por esta razão”, disse Luiz Francisco Toledo, coordenador geral de relações internacionais da prefeitura de São Paulo.
O evento deverá ser realizado no Centro de Convenções de Pirituba e ocupará uma área de mais de cinco milhões de metros quadrados, distribuídos entre centro de conferências, área de exposições, shopping center, hotéis, instalações e serviços.
O tema da Expo 2020 é “Força da diversidade, harmonia para o crescimento” e pretende estimular a criação de projetos de inovação nas áreas de políticas públicas, sociais, econômicas, ambientais e de infraestrutura.
As Exposições Universais
As exposições universais surgiram no século XIX e tinham como objetivo o lançamento de novos produtos, invenções e novidades nas áreas da ciência, arquitetura e tecnologia em geral. Eram grandes eventos numa época em que o desenvolvimento humano começava a ficar intimamente ligado às inovações tecnológicas.O telefone, o telégrafo e o elevador foram lançados em exposições universais. O maior símbolo da França, a Torre Eiffel foi construída especialmente para a Exposição Universal de 1889.
A última edição do evento aconteceu em 2010, em Xangai e contou com a participação de 190 países e 50 organizações internacionais. A exposição chinesa foi a maior já realizada e recebeu 73 milhões de pessoas. A próxima Exposição Universal será em Milão, Itália, em 2015.
Para mais informações acesse:
www.saopauloexpo2020.com.br, http://www.youtube.com/saopauloexpo2020.

Comentários