Na noite do último domingo (29), faleceu Danilo Santos de Miranda, Diretor Regional do Sesc São Paulo, aos 80 anos de idade, no Hospital Albert Einstein, onde estava internado desde o inicio desse mês. A causa de seu falecimento ainda não foi divulgada pela equipe média.
Danilo nasceu 24 de abril de 1943, em Campos dos Goytacazes (RJ), e dedicou, desde 1984, 55 anos de sua vida ao Sesc São Paulo, à frente da Diretoria Regional da instituição. Miranda foi também um sociólogo, filósofo e ex-seminarista, e durante sua trajetória no Sesc SP, consolidou-se como uma das figuras mais marcantes da cultura nacional, adquirindo admiração e reconhecimento por seu compromisso e contribuição. Foi pioneiro ao estabelecer um modelo de fomento cultural, referência para políticas públicas de incentivo à cultural no Brasil, e sua paixão pelo teatro o fez promover um vasto leque de expressões artísticas no Sesc.
Em 2020, Danilo foi eleito pela Academia Brasileira de Eventos e Turismo para receber a Medalha do Mérito Acadêmico do ano, em uma merecida homenagem.
O Brasil perde Danilo Miranda, um embaixador da cultura nacional, que deixa família, amigos e admiradores. Caio Carvalho, professor na Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP), publicou através de seu Instagram, uma nota de pesar.
"Perdemos Danilo Miranda, homem extraordinário que tudo fez por nossos artistas e nossa arte sempre, com seu talento, conhecimento e seus ideais nobres. [...] Canal Arte1 tinha em Danilo exemplo. Na verdade é o melhor Ministro da Cultura que não chegamos a ter".
O Sesc SP, através de seu Twitter, publicou que em "Em luto pelo falecimento de nosso Diretor Regional do Sesc São Paulo, nossas unidades estarão fechadas nesta segunda-feira, 30/10".
"Você tá fazendo cultura quando você abre o olho para o mundo e termina a sua aventura no dia que você fecha os olhos, definitivamente" - Danilo Santos de Miranda, 24 de abril de 1943 | 29 de outubro de 2023
Especial do Canal Arte1 para Danilo Miranda:
Comentários