O crescimento do setor de hospedagem no Centro-Oeste brasileiro tem sido bastante significativo nos últimos anos. De acordo com a última Pesquisa de Serviços de Hospedagem (PSH), realizada pelo IBGE em convênio com o Ministério do Turismo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e o Distrito Federal possuem em torno de quatro mil meios de hospedagens, entre hotéis, pousadas, aparts, motéis, pensões e hostels e retratam o avanço da indústria do turismo na região.
É nesse ambiente que a capital de Goiás receberá, de 8 a 10 de maio, no Centro de Convenções de Goiânia, a 61ª edição do Congresso Nacional de Hotéis – CONOTEL e a Equipotel Regional 2019, um dos maiores eventos da hotelaria nacional, realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH Nacional, em parceria com a ABIH-GO e a Reed Exhibitions Alcântara Machado.
Para Manoel Linhares, presidente da ABIH Nacional, Goiânia é uma cidade estratégica, sendo um importante centro de negócios do Centro-Oeste: “A região está em franco crescimento e, segundo o Ministério do Turismo, a capacidade de hospedagem nas suas capitais deu um salto de 31% nos últimos cinco anos”, afirmou.
O público esperado para o evento, que terá como tema “Tendências e Inovações no Segmento Hoteleiro”, é de cinco mil pessoas, envolvendo os 52 segmentos de negócios que compõem a cadeia do turismo. Para Manoel Linhares, um dos grandes benefícios do evento ter voltado a ser itinerante está na possibilidade de democratizar a discussão de políticas e formas próprias e inovadoras que desenvolvam o turismo em cada região. “O Brasil é um país com destinos turísticos e de negócios com características bastante diversificadas”, ressaltou Linhares.
Para Linhares, a realização do Congresso simultaneamente com a feira apresenta uma junção de interesses muito vantajosa para os empreendedores e profissionais do setor de hospedagem e alimentação, já que durante os três dias do evento, o segmento de turístico do Centro-Oeste também terá oportunidade de conhecer as últimas novidades dos fornecedores de equipamentos na Equipotel Regional 2019. “O foco da Equipotel Regional é atender o hoteleiro independente que está preocupado com a expansão de seus negócios. Goiânia tem uma logística muito boa, tem facilidade na malha aérea e nossa expectativa é receber um bom número de visitantes que terão acesso a informações importantes sobre o mercado, gerando oportunidade de fecharmos muitos negócios”, explicou o presidente da entidade.
O evento tem a curadoria de conteúdo da empresa Mestres da Hospitalidade, de Andrea Nakane e Shirley Salazar, e a produção da QE Eventos Especiais, de Fernanda Cury, atualmente vice-presidente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade em Goiás (Cetur-GO). O Conotel e a Equipotel Regional 2019 contam com o apoio da CNC, do Governo do Estado de Goiás, do SEBRAE Goiás e da Fecomercio de Goiás.
Comentários