Edição 7

Confira: Top 10 tendências para eventos e brand experience publicadas pela agência britânica Matter.

Hoje quero trazer as top 10 tendências que a agência de brand experience Matter, baseada em Londres, compartilhou essa semana. 

Vamos lá:

Prioridade das questões sociais e ambientais

Sustentabilidade e DEI (Diversidade, equidade e inclusão) continuam a ser pontos focais para planejadores de eventos, e no próximo ano esperamos ver empresas abordarem mais do que apenas questões ambientais, incluindo iniciativas sociais e comunitárias no planejamento.

Dados não são mais sujos

A revolução virtual nos deu um acesso sem precedentes aos dados. Agora sabemos mais do que nunca sobre o nosso público, permitindo que as marcas personalizem as experiências a um novo nível. Com o público sem tempo e esperando uma experiência sob medida, a personalização não é mais opcional.

Qualidade na produção de conteúdo

Sabemos que bom conteúdo é essencial e isso importa agora mais do que nunca. Com o público “preso” em casa, eles não perdoam nada que não seja de boa qualidade. As expectativas com o que pode ser alcançado aumentaram exponencialmente e isso só vai continuar.

Uso de realidade aumentada irá crescer

Enquanto a realidade aumentada já é uma tendência bem conhecida nos últimos anos, essa tecnologia está à frente como a mais popular, por dois motivos: é mais acessível e oferece mais flexibilidade no mundo real.

O modelo híbrido chegou para ficar

Entregar um evento híbrido continua caro, mas é esperado que empresas mantenham esse modelo. O formato virtual pode ser parte de um evento híbrido ou 100% digital.

Jogar em vários times ao mesmo tempo

Depois da restrição prolongada e falta de oportunidades durante a pandemia, nosso desejo de fazer, testar novos projetos e se divertir com isso é mais forte do que nunca. De gamificação a experiências virtuais, estamos vendo as marcas incorporarem novas estratégias nas relações B2C, B2B e B2E (E de experiências).

Hub and spoke

Hub and spoke consiste em um evento principal, “the hub”, no qual palestrantes e outras atividades face-to-face acontecem. Simultaneamente, pequenos eventos regionais chamados “spokes” se realizam. Esse formato entrega todos os benefícios de um evento presencial, e ao mesmo tempo minimiza impactos ambientais e custos logísticos.

Protocolos de saúde e segurança

COVID-19 sem dúvida colocou medidas de saúde e segurança como prioridade na visão do público. A segurança do participante atualmente é o maior obstáculo no planejamento de eventos, porém os protocolos estarão presentes no próximo ano.

Experience-led

O ressurgimento do experience-led irá continuar em 2022. Experience-led é colocar as necessidades e desejos de seus usuários digitais em primeiro lugar. Veremos marcas criando projetos hands-on, experiências multissensoriais (especialmente no mercado B2C), desenhados para serem ampliados no marketing mix.

Reconhecimento e Recompensa

Estando longe uns dos outros por tanto tempo, as empresas querem reconhecer e premiar a lealdade e trabalho duro dos seus funcionários. Engajamento dos colaboradores e recompensas serão a chave para reter talentos e evitar perdê-los, uma vez que a mão de obra está escassa em diversos setores.

Por hoje é isso.

Cheers!