O governador Minas Gerais, Antonio Anastasia, recebeu, na noite dessa segunda-feira (29), do presidente do XI Congresso Internacional Gastronômico Madrid Fusion, José Carlos Capel, a listagem dos 12 chefs selecionados para representar a gastronomia mineira no maior evento do setor, que será realizado em janeiro, em Madrid, na Espanha. Pela primeira vez, o Madrid Fusion terá chefs mineiros como convidados.
Em agosto deste ano, os representantes da diretoria do Madrid Fusion estiveram em Minas Gerais para apreciar e avaliar o trabalho de chefs que atuam no Estado. Eles participaram de um almoço com o governador Anastasia, no Palácio da Liberdade, e puderam apreciar um cardápio variado preparado por chefs mineiros. Eles visitaram também alguns restaurantes e o Mercado Central de Belo Horizonte.
Após avaliação da contribuição para o desenvolvimento da gastronomia mineira, foram escolhidos os seguintes chefs: Edson Puiati (Senac Minas); Eduardo Avelar (Conspiração Gastronômica); Eduardo Maia (Festival Comida de Buteco); Felipe Rameh; Frederico Trindade (Restaurante Trindade); Guilherme Melo (Restaurante Hermengarda); Ivo Faria (Restaurante Vecchio Sogno); Leonardo Paixão (Taste Vin); Dona Lucinha (Restaurante Dona Lucinha); Dona Nelsa (Restaurante Xapuri); Pablo Oazen (Assunta) e Rafael Cardoso (Restaurante Atlântico).
Além dos mineiros, participa também do evento o mais renomado chef brasileiro e o quarto melhor do mundo, Alex Atala, o único do Brasil a participar das últimas dez edições do Congresso.
O Estado de Minas Gerais foi escolhido para representar o Brasil no Madrid Fusion, entre os dias 21 e 23 de janeiro de 2013, não só por sua autenticidade e tradição gastronômica como pelo fato de ser o primeiro Estado a apresentar, de forma clara, a convergência de esforços para alavancar, ainda mais, a cultura gastronômica local. Nesta ação, o Governo Estadual e a iniciativa privada mostram, mais uma vez, a união de esforços para posicionar Minas Gerais como o “Estado da Gastronomia”.
Madrid Fusion - O Madrid Fusion, aclamado como o “Oscar da gastronomia”, atrai jornalistas internacionais e os melhores chefs do mundo. O evento reúne a cúpula internacional da gastronomia de alto nível, quando são apresentadas as últimas inovações e, por isso, é considerado o mais importante evento do setor. Realizado anualmente, o Madrid Fusion teve a sua primeira edição em 2002, na Espanha. Em 2011, o congresso reuniu mais de 1.100 jornalistas, o que demonstra o poder da gastronomia na sociedade. Outros países como México, Peru, Coréia do Sul, Austrália e Singapura já foram convidados para o Festival.
São parceiros do Governo de Minas nesta ação de promoção as federações do Comércio (Fecomércio Minas), das Indústrias (Fiemg) e da Agricultura e Pecuária (Faemg) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae).
Comentários