O encontro traz as principais novidades e tendências do mercado e acontece até o final da tarde de terça-feira (24), no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo.
Rafael Vettori, Festival Path, Tonico Novaes, Campus Party, Pierre Mantovani, Comic Con, Rafael Lazarini, da Rio2C e Ralph Peticov, da Hack Town falaram sobre Destruição Criadora, citando o sucesso de eventos disruptivos, como Campus Party, Festival Path, CCXP e Rio Content Market.
“A Campus Party é a maior experiencia tecnológica do mundo. Estamos entendendo como o humano e o robô vão coexistir, como vamos usar a inteligência artificial para que ela não substitua nossos trabalhos. Nos próximos anos, 60% dos empregos que existem vão desaparecer, mas novos vão surgir, aqueles relacionados a talentos e à estratégia vão permanecer. Vamos encarar uma robotização muito grande, saúde, mobilidade urbana, cuidados e bem-estar já se modernizaram”, afirmou Tonico Novaes.
“Vivemos numa era de inúmeras possibilidades, todos conectados fazendo negócios, existe um pensamento disruptivo no mercado, um pensamento de necessidade de descontruir o que você construiu porque a mudança acontece muito rápido”, comentou Mantovani.
Na sequência, Allison Manswell, CPLP (EUA), Fabio Ortolano, do SENAC, Fabio Cury, da Nomads Brand and Business Consulting e Paula Paschoal, da PayPal Brasil falaram sobre o viés inconsciente e sobre como as questões sociais, de gênero e raça são tratadas não só no setor de eventos, mas também na sociedade. “O viés inconsciente acontece, por exemplo, quando vemos a luz de freio no carro da frente e pisamos automaticamente no freio. Inconscientemente, calculamos a velocidade, o tempo e a intensidade que precisamos pisar no freio. E esse fator inconsciente acontece também com as marcas e pessoas quando criam comerciais”, explicou Allison.
Allison enfatizou que a cultura e os hábitos influenciam direta ou indiretamente as decisões a respeito de como conduzimos as marcas em todos os aspectos e isto é demonstrado, por exemplo, em detalhes observados nos comerciais. Falou ainda a respeito de comportamentos necessários para criar mudanças de formas continuas, como ser honesto consigo mesmo, aceitar as falhas e testar abordagens diferentes. A curadoria do painel foi de Dilma Campos, da agência Outra Praia.
Curadoria e softwares para eventos
No painel Curadoria para Eventos, Rafael Martins, da Share, trouxe um levantamento sobre os principais motivos pelo qual as pessoas vão a eventos, que tipo de conteúdo mais atrai o público e faz sentirem que o evento foi relevante.
De acordo com a pesquisa, sair do seu ambiente, o networking e adquirir conhecimento são os três fatores que levam as pessoas a participarem de eventos no Brasil. Sobre o que é considerado um bom conteúdo, ele enfatizou: “é aquele que é atual, testável e aplicável num formato que possa ser utilizado por muitas pessoas”. Martins compartilhou também seu método de curadoria para montar conteúdos e palestras para um evento, finalizando com alguns cases.
Vanessa Martin, da VM Consultoria, compartilhou com os participantes do Fórum Eventos a pesquisa inédita Inovação e Tecnologia em Eventos, que revelou que apenas 53% das empresas que realizam eventos usam softwares de gerenciamento, ou seja, “quase a metade ainda não usa, é um potencial muito grande para ser explorado”, comentou. Entre as ferramentas mais importantes, as que oferecem o credenciamento online foram as mais votadas. “Concluímos que é preciso mudar estrutura e o modelo de vendas dos eventos”, citou.
O painel também teve a participação de André Rodrigues, da Moblee, Eduardo Frezarin, da Yazo, e de Pedro Goes, da InEvent, comentando como escolhem os melhores softwares e quais as ferramentas mais utilizadas e de melhor custo-benefício. “Se o software não faz parte da estratégia do evento, não dá resultado. Para isto, é necessário ter envolvimento local, presencial com a organização do evento”, afirmou Frezarin.
Inovação e empreendedorismo
O primeiro dia do Fórum foi também a estreia do Inova Fórum Eventos, que proporcionou sessões paralelas sobre “Megatendências e Cenários Futuros”, “Comunidades Virtuais e Storytelling na rede”, “O poder de mensurar resultados – KPI’s e ROI”, “O Futuro é Agora” e “Novas Moedas de Troca / Reputação Digital”. O objetivo foi melhorar a experiência do cliente, a eficiência do negócio e a competitividade. O comando foi de Ronaldo Ferreira, da Agência Um, com curadoria de Marina Miranda da Mutopo.
Flavio Pripas, do Cubo, falou sobre empreendedorismo no painel Fomentando o Empreendedorismo no Live Marketing. Ele citou exemplos clássicos, como o Uber, o Airbnb, o WhatsApp e o Netflix, que levaram à mudança de comportamento da sociedade global em pouco tempo. “Ninguém, mais pede taxi colocando o dedo pra frente. O Netflix é uma empresa de 21 anos que conseguiu mudar o comportamento das pessoas pela quarta vez seguida – desde entregar DVDs nas casas das pessoas até mudar a forma como consumimos os filmes, qual queremos, na hora que queremos e na tela que queremos”.
Pripas comentou, ainda, que, no processo de empreendedorismo, é importante saber planejar o fracasso. “Todo empreendedor consegue controlar a variável da perda. Quando você planeja o fracasso, você se dá a liberdade de extrapolar o sucesso inicial que estava disposto a alcançar”.
Startup Challenge
Pela primeira vez no Fórum Eventos, o Startup Challenge deu oportunidade para que startups apresentassem as melhores soluções para o mercado de eventos. Foram 30 inscritas, entre elas 20 foram selecionadas para apresentarem seus trabalhos numa galeria de pôsteres expostos na entrada do evento, e 5 finalistas fizeram um breve spitch na plenária, perante os participantes, sob o julgamento do júri.
A Castfy (aplicativo de casting para eventos), a Even3 (conecta todo o ciclo de vida de um evento acadêmico e científico, para aumentar em até 10 vezes a produtividade dos organizadores), a Fotop (oferece ao participante de eventos uma recordação fotográfica profissional das melhores experiências e facilita a localização de fotos em meio a centenas ou milhares produzidas no evento), a InEvent (plataforma completa para gestão de eventos, reuniões corporativas e hospitality) e a Yazo (aplicativo com diversos recursos para interação e engajamento pré, durante e pós-evento) foram selecionadas como as cinco melhores. O primeiro lugar ficou para a Fotop.
O júri foi constituído por cinco especialistas - Ney Neto (MCI Group), Felipe Tomé (Comnaction), Vanessa Martin (Sevrae/USP), Ronaldo Ferreira Junior (Agência Um) e Daniel Fazoli (AB Startups). Para questionar as apresentações e eleger a vencedora, foi convidado ainda um segundo júri, constituído de Investidores Anjos: Alexandre Canatella (E-Midia), Christian Barbosa (TriadPS), João Kepler (Bossa Nova Investimentos), Jonathas Freitas (Gerenciagram) e Mario Yamasaki (Yamasaki & Cia).
O Fórum Eventos 2018 conta com apoio institucional da CNC, Sesc, Senac e destino México e patrocínio do Centro de Convenções Rebouças, Grupo Eldorado, Bueno Arquitetura Cenográfica, Projetech Eventos, RSTcom, Expo Center Norte, Rio CVB, Royal Palm Hall Eventos, GJP Hotels & Resorts e Teleeventos. GL Events, Universidade Corporativa Comendadeira Helena Lundgren e Yazo Connecting Experiences; Hathor Comunicação, Moblee, Tech House, Grupo Atual Victória, Vice Versa, Stoc, Levitatur, HZ Eventos, Pombo Lindberg, Trembão e Cabify. Entidades apoiadoras: AMPRO – Associação de Marketing Promocional, Unedestinos, ABEOC Brasil – Associação Brasileira de Empresas de Eventos, ForEventos – Fórum do Setor de Eventos, UneDestinos, MPI Brazil - Meeting Professionals International, IAEE – International Association of Exhibitions and Events e CEM – Certified in Exhibition Management.
Comentários